Passeio em Manaus: Teatro Amazonas

Amazonas, Pará, Tocantins, Amapá, Roraima, Acre, Rondônia
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Sex Jul 23, 2021 11:30 am
Imagem

Manaus é a porta de entrada para muitos turistas que querem conhecer a Floresta Amazônica. Entretanto, a cidade também possui atrações imperdíveis, por isso, recomendamos pelo menos 1 dia inteiro nela. Um dos locais que precisa estar no seu roteiro de viagem é o famoso Teatro Amazonas, inaugurado em 31 de dezembro de 1896.

O teatro é um marco dos tempos de ouro da cidade, que vivenciou uma rápida expansão e um grande progresso durante a exploração da borracha. É possível perceber a influência da riqueza dessa época, tanto que a arquitetura e decoração lembram muito os teatros europeus. É perceptível que grande parte dos materiais, e algumas partes inteiras, como as colunas que sustentam o auditório, foram trazidos da Europa.

O prédio se destaca na cidade, graças principalmente à sua cúpula com desenho da bandeira do Brasil, que foi a maneira encontrada para contrapor os fortes traços europeus.

Em nossa recente viagem a Manaus tivemos a oportunidade de conhecer o Teatro por dentro, e daremos agora todas as dicas para que você também planeje a sua visita.

1. Como reservar a vista ao teatro?

Este é o ponto mais importante, então preste atenção! Atualmente, a visita ao teatro está sendo realizada apenas por meio de tours guiados com horário marcado e que se esgotam rapidamente.

O primeiro passo é consultar os horários de visitação no site do Teatro Amazonas. Em seguida acesse a página oficial da Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas, preencha os dados, selecione o Teatro como o espaço a ser visitado e escolha dia e horário.

A agenda está sendo aberta com aproximadamente 30 dias de antecedência, e sugerimos que você reserve a sua vaga o quanto antes, pois os ingressos se esgotam rapidamente.

Observe que deve ser feito o processo de agendamento para cada pessoa, inclusive para as crianças. Quando fomos agendar o sistema apresentou instabilidade na hora de efetuar a reserva de um menor de idade, e por isso decidimos realizar duas reservas em nome de um dos adultos. Assim, a vaga estaria garantida, sendo necessário apenas fazer adequação no momento da visita.

Não deixe de salvar o comprovante! Fique atento, pois os nossos, que foram gerados pelo sistema, estavam em branco, e por isso fizemos um print screen para termos como provar que as reservas foram feitas.

2. Quanto custa?

No momento da reserva nenhum pagamento é realizado. Isso somente ocorrerá no dia da visita, pouco antes da entrada, e os valores vigentes em julho de 2021, eram os seguintes:
- Inteira – R$ 20,00;
- Meia entrada – R$ 10,00 (estudantes com carteirinha na validade, professores, idosos a partir de 60 anos, doadores de sangue, militares e acompanhante de pessoa com deficiência (PCDs) - todos mediante comprovação);
- Gratuito: crianças até 10 anos e pessoas com deficiência (PCDs), todos mediante comprovação.

3. Como foi a nossa experiência?

No dia marcado, chegamos ao teatro 10 minutos antes do nosso horário. Os nossos nomes estavam na lista de controle, mas mesmo assim sugerimos sempre levar os comprovantes. Rapidamente fomos atendidos, efetuamos o pagamento das entradas no cartão de crédito e começamos o tour guiado.

A nossa guia era muito atenciosa e explicou em detalhes sobre a construção do Teatro, além das melhorias ocorridas durante os anos, desde a instalação de ar condicionado até a troca das cadeiras, além de algumas curiosidades.

Uma das informações mais peculiares foi o fato de que antigamente as cadeiras mais caras eram as do balcão, pois nelas as pessoas poderiam se mostrar com mais nitidez para a sociedade, inclusive suas roupas e joias.

Hoje, porém, os assentos mais caros são da plateia, que possuem vista frontal e clara para o palco, sendo que os assentos do balcão, que antes eram mais cobiçados, hoje são os mais baratos, pois não permitem apreciar adequadamente o espetáculo.

Veja agora um pouco da beleza e elegância do Teatro Amazonas:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O tour demorou em torno de 40 minutos e valeu muito a pena. Na verdade, sugerimos fortemente a visita guiada, pois ela proporciona uma experiência imersiva e repleta de conhecimentos que nos fazem ver o Teatro com outros olhos.

Conclusão

Junto com o encontro das águas do Rio Negro e do Rio Solimões, o Teatro Amazonas é uma das principais atrações de Manaus. Ver externamente essa linda construção já é uma grande oportunidade, mas é no seu interior que são guardados os maiores tesouros, e por isso recomendamos que você agende sua visita e conheça um pouco mais deste lugar incrível que marcou a história de Manaus e de toda a região.

Matérias do FDV sobre a Amazônia

:arrow: Guia sobre a Amazônia: tudo que você precisa saber para viajar para nossa floresta

:arrow: Onde se hospedar na Amazônia: Mirante do Gavião Amazon Lodge

:arrow: Como é se hospedar em um hotel de selva na Amazônia?

:arrow: Você TEM que conhecer a Amazônia!

:arrow: Quando ir para Amazônia? Estação seca ou cheia?

:arrow: O que levar na mala em uma viagem para a Amazônia

:arrow: Como é sobrevoar a Amazônia de hidroavião

:arrow: Como ir de Manaus para Novo Airão, na Floresta Amazônica

:arrow: Vacinas e recomendações para viagens à Amazônia

Bom passeio!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

E você, já visitou o Teatro Amazonas em Manaus? Fez a reserva com antecedência? Gostou? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Sex Jul 23, 2021 12:35 pm
Esse Teatro é lindo. Vale muito a pena conhecer. Só é necessário se planejar com antecedência, pois são poucos ingressos e muito concorridos.





Booking.com

Voltar para “Região Norte”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio