LATAM Airlines Brasil altera regras de marcação de assentos e alteração de voos

Notícias do mundo da aviação.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Ter Jul 17, 2018 1:20 pm
[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens19/B777_LATAM.jpg]Até o momento, não há indícios de que as passagens aéreas abaixaram de preço

A partir de 16 de agosto, a LATAM Airlines Brasil fará mudanças em seus perfis tarifários, passando a cobrar pela marcação de assentos e antecipação de voos nas tarifas mais baratas. Até então, esses benefícios eram gratuitos, mas tem sido uma constante nas companhias aéreas brasileiras a restrição nas tarifas mais baratas, que começou com a cobrança para despachar mala e segue com essas novas alterações.

Leia também: Novas regras de bagagem na LATAM Airlines Brasil

Marcação de assentos

A escolha pelo local da aeronave em que o passageiro irá voar poderá acontecer desde o momento da compra do bilhete até 40 minutos antes do horário de partida do voo. O valor cobrado pela escolha do assento será R$ 15,00 para os clientes que comprarem na tarifa Light e R$ 25,00 para os bilhetes adquiridos na tarifa Promo, com possibilidade de pagamento com cartões de crédito e débito pelo site da empresa ou diretamente no aeroporto. Não pagam por nenhum dos serviços os clientes LATAM Fidelidade das categorias Black Signature, Black e Platinum, além de passageiros com bilhetes comprados nas tarifas Top e Plus.

Para os passageiros que optarem em não escolher seu assento, a seleção será feita de forma automática 48 horas antes do voo.

Leia também: Parcelamento de passagem aérea | Em quantas vezes cada companhia aérea parcela

Postergação e antecipação de viagens

Os clientes LATAM com bilhetes nas tarifas Light, Plus e Top terão a opção de antecipar ou adiar suas viagens para voos na mesma data com até 1 hora de antecedência do horário original.

Para os clientes com bilhetes da tarifa Light, o valor de cada um dos serviços será de R$ 75,00, podendo ser adquiridos pelo site com cartão de crédito ou débito. Clientes LATAM Fidelidade das categorias Black Signature, Black e Platinum, além de passageiros com bilhetes comprados na tarifa Top e Plus, não pagam por nenhum dos serviços. Os clientes da categoria Gold também contarão com a gratuidade até dezembro de 2018.

Leia também: Boeing 777 da LATAM Airlines Brasil

O que fazer?

Infelizmente, essas mudanças já eram esperadas com a liberação da ANAC. O ideal é sempre pesquisar bastante, em busca dos melhores preços, e tentar ser fiel a uma das companhias aéreas nacionais, para atingir um nível elite e ter benefícios especiais, economizando ao não precisar pagar as taxas extras.

A companhia aérea recomenda que os clientes que compraram os seus bilhetes até o dia 15 de agosto consultem a sua reserva na seção Minhas Viagens e façam a marcação do assento de forma gratuita, independentemente do perfil da tarifa adquirida.

Boa viagem!

E você, costuma voar com a LATAM Airlines Brasil? O que está achando do excesso de taxas extras que estão sendo criadas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

viajante Mensagens: 1090
Ter Jul 17, 2018 1:28 pm
Alguem me explica o que a Anac faz visando os consumidores???

JPSAL Mensagens: 778
Ter Jul 17, 2018 1:37 pm
Não gosto da TAM com todas as minhas forças, não ando de TAM se puder escolher, os aviões são apertados, velhos caindo aos pedaços, mal conservados, acho ridículo eles fazerem propaganda da água grátis etc.

MAS, ao contrário da Gol, essas tarifas têm um ponto positivo. Agora dá para pagar R$ 75 para adiar um voo e evitar um no show que provavelmente custaria R$ 2.000 ou mais, se você souber com certa antecedência que algo vai dar errado. Seria ótimo que as outras copiassem isso.

Agora de resto, uma porcaria. Inclusive essa da seleção automática do assento...

LucasJacobus Mensagens: 176
Ter Jul 17, 2018 1:39 pm
1 - Até onde eu sei isso de marcação de assentos não tem a ver com a resolução da ANAC.

2 - O caso da LATAM, de acordo com a notícia, difere por exemplo da Azul e Gol pois estas permitem marcação grátis no momento do check-in.

3 - Me parece um movimento "estimulando" fidelização do cliente.

4 - Que decadência da LATAM, tanto em serviços como em escolhas de posicionamento no mercado e em rotas (abandonou o GIG). Para mim, que moro em POA, só está servindo para ir a SP e em eventuais conexões. Hoje é para mim a pior das 4 nacionais no short haul. É verdade que seus preços tendem a estar mais baixos...

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jul 17, 2018 1:51 pm
O problema da ANAC é que ela liberou algumas regras, como a da bagagem, e desde então tem companhia aérea que já aumentou o preço 3 vezes, sem justificativa. Fica a impressão de que a empresa pode mudar a qualquer momento e ninguém irá fiscalizar.

A ANAC ainda não conseguiu provar que houve diminuição das passagens aéreas, que era um dos argumentos para a alteração das regras.
A tarifa aérea média doméstica real (atualizada pela inflação) fechou o primeiro trimestre de 2018 em R$ 361,03, configurando uma alta de 7,9% em relação ao mesmo período do ano passado (R$ 334,49).
Com certeza, as companhias aéreas estão fazendo mudanças para forçar a fidelização.

LucasJacobus Mensagens: 176
Ter Jul 17, 2018 1:59 pm
Nem vai conseguir provar, pois sabemos que existem inumeros fatores que incidem no preço da passagem, como o preço do petróleo e o câmbio, por exemplo.

Faltou transparência, pois prometeu-se algo que não se poderia entregar. Foi muito mal ventilado e vendido.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jul 17, 2018 2:01 pm
Sim, concordo que tem vários fatores. Venderam uma ideia, como marketing, para as pessoas aceitarem e foi isso. Aliás, o que as empresas mais fazem é isso, de vender uma mudança RUIM como uma mudança BOA. Temos centenas de exemplos assim no mundo do turismo e dos cartões de crédito, por exemplo.

JPSAL Mensagens: 778
Ter Jul 17, 2018 2:21 pm
Para forçar fidelização não pode ser, porque 1) a vasta maioria das pessoas escolhe preço e 2) a título de quê alguém escolheria se fidelizar à TAM?

Se tem algo que esse tipo de tarifa espanta, são clientes fidelizados (vou me fidelizar porque estou sendo ameaçado de pagar assento se perder meu status?? Isso é sequestro, as pessoas se fidelizam porque o serviço atende às necessidades).

A TAM conseguiu me espantar há muito tempo...

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jul 17, 2018 2:27 pm
Como todas estão mudando, as pessoas passam a se interessar mais pelo status elite, de repente. Para quem viaja com frequência, com certeza vale muito. Para quem viaja pouco, vale mais o preço.

Acontece que não se pode mais comparar apenas o preço da passagem aérea. É preciso considerar os extras que podem ser cobrados, para então assim saber qual é a mais barata.

LucasJacobus Mensagens: 176
Ter Jul 17, 2018 2:29 pm
Acho que me expressei mal. Quis dizer que alguém, uma vez fidelizado pelo motivo que for (eu sou Smiles Prata praticamente sem esforço, por exemplo), tende a preferir permanecer justamente para evitar perder " benefícios".





Booking.com

Voltar para “Notícias”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio