Recuperação Judicial da Avianca Brasil

Notícias do mundo da aviação.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Ter Dez 11, 2018 10:39 pm
[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/AirbusA330AviancaBrasil1.jpg]Aeronave da Avianca Brasil

A Avianca Brasil (O6) está passando por um momento de crise. Credores estão exigindo a devolução de aeronaves por não pagamento, e algumas já foram apreendidas, e também há dívidas com aeroportos e prestadores de serviços. Com isso, para "arrumar a casa", a companhia aérea entrou com um pedido de Recuperação Judicial.

Leia também: Airbus A330-200 da Avianca Brasil

Em nota, a companhia aérea se manifestou:

"A Avianca Brasil comunica que, devido à resistência de arrendadores de suas aeronaves a um acordo amigável, entrou com um pedido de recuperação judicial para proteger os seus clientes e passageiros. Como primeira decisão da Justiça, teve seus pedidos garantidos, como a liberação de sua frota para o cumprimento de todos os voos programados, nos aeroportos onde opera.

A companhia reforça que suas operações não serão afetadas. Os passageiros podem ter absoluta tranquilidade em fazer suas reservas e adquirir seus bilhetes, pois todas as vendas serão honradas e os voos mantidos.

A Avianca Brasil continuará atendendo todos clientes, voando para todos os destinos com a qualidade e excelência pela qual é conhecida."

Vale lembrar que isso é relativamente comum no mercado. Em 2011, a American Airlines passou por um processo semelhante, e depois acabou se fundindo com a US Airways, criando a maior empresa aérea do mundo. A Alitalia também já passou por problemas do gênero, mas nunca deixou de voar.

Leia também: 100 dúvidas que você já teve ou vai ter ao viajar de avião

Sempre vale reconfirmar seu voo, pois pode ter havido alguma alteração, mas caso isso aconteça os passageiros serão realocados em outros voos da própria companhia aérea. O programa de fidelidade Amigo também continua operando normalmente.

Boa viagem!

E você, tem passagem aérea comprada na Avianca Brasil? O que pretende fazer? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Dez 11, 2018 11:31 pm
Uma pena porque é uma empresa que tem um atendimento de bordo excelente...
Uma sacanagem, pois sabiam de tudo e deram 100% de bônus no Amigo e em 17/out, aumentaram a tabela de resgates de passagens em mais de 400% (não.. vcs não leram errado.. foram quatrocentos por cento)....
Um castigo, pela pilantragem com os associados do Amigo...
No final, temos que torcer que, como o FDV citou, a cia. siga o exemplo de tantas outras, como a AA e se recupere... a recuperação judicial é, antes de qq coisa, uma PROTEÇÃO que a empresa ganha contra credores, que não poderão penhorar aeronaves e renda...
O grande complicador e que talvez fulmine a empresa é a falta de credibilidade que ela tem com os associados do Amigo... que é o programa da cia....
Mentiram deslavadamente... o CEO da empresa, Fabrizio Angelin, deu entrevista em set a diversos sites/blogs prometendo que o reajuste da tabela de resgates seria na casa de 20%... fizeram promoção de 100% de bônus... milhares de pessoas transferiram pontos... e aumentaram em mais de 400%...
A partir daí, todos os comunicados da empresa passaram a não ter credibilidade...
Talvez a cia. seja vítima de sua própria desonestidade....
Particularmente, eu torço que alguém da cia. venha a público apresentar um pedido de desculpas aos associados do Amigo e que proponha que isto não se repetirá...
Uma correção na tabela de resgates, reduzindo a tabela e adequando aos 20% prometidos é uma atitude necessária..
Sem isso, a empresa não terá credibilidade do mercado... que já está afetada pelo pedido de recuperação..
Melhor solução é a venda do controle acionário, com a colocação da famosa tabuleta: "SOB NOVA DIREÇÃO"..
Com isso e com a promessa de transparência no programa Amigo, talvez a cia. tenha uma chance....

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Dez 11, 2018 11:37 pm
A propósito...no sábado de madrugada, eu estava no GIG aguardando voo, e tinha uma fila enorme de passageiros da Avianca aguardando serem reacomodados em voo, porque o voo original havia sido cancelado.... falei com 2 pessoas na fila e nenhuma das duas sabia dos problemas de arresto de aeronaves....
Apesar da situação tensa, o pessoal não fez barraco e não houve gritaria... tudo foi se resolvendo com paciência....
Mas, mesmo assim, a Rio Galeão providenciou 4 seguranças para eventuais transtornos...
É algo muito triste de se ver....

soares Mensagens: 504
Qua Dez 12, 2018 11:49 am
Sei não viu! Alguém lembra a VASP? e da VARIG? deu no que deu!
A conferir as condições do pedido de recuperação judicial. Pode ser ou não viável. O caso da American Airlines é bem diferente. A começar pelo país onde ocorreu o pedido. Depois tem ainda o tamanho da AA na ocasião, que era "n" vezes maior do que a Avianca, portanto com impacto muito mais relevante em todos as questões.
Tem também a questão das aeronaves, que são operadas sob a forma de arrendamento (A empresa tem a posse mas não tem o domínio, blá blá blá...).

A conferir...

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Dez 12, 2018 1:24 pm
Essa história de ter receitas em reais e despesas em dólares é uma conta que ñ fecha...
Aliado a uma gestão que, talvez, possa ter sido ruim......
Há muitos anos que o querosene de aviação no Brasil era pra ter cotação em reais, com produção dentro do país..

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Dez 12, 2018 3:16 pm
O Brasil produz 90% do QAV que consome e ainda exporta um tiquinho.

JPSAL Mensagens: 778
Qua Dez 12, 2018 3:24 pm
@zardox, a solução não é essa, isso é controle de preços. Se você quer gasolina cotada em reais para o mercado interno, então você quer necessariamente que haja um controle estatal, e essa conta não fecha.

O problema é que talvez não fosse a melhor hora da Avianca sair nessa expansão toda.

Em 2016 para 17, quando o dólar caiu de 4 pra 3, a Gol foi salva e a Avianca saiu se expandindo. Talvez a Avianca não tenha sido cautelosa. Todo mundo sabe que no Brasil a cotação do dólar pode avançar 20% de uma vez, como aconteceu esse ano.

A Gol foi esperta, está se expandindo com planejamento e de pouco em pouco. Eu falo mal da LATAM, mas talvez o plano dela de segurar os aviões mais velhos que tem até o Brasil realmente se arrumar, segurar a entrega dos A350 e etc. tenha sido a certa.

Torço para a Avianca se recuperar, é o melhor atendimento do Brasil. Não vou deixar de voar. Pelo menos por enquanto...

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Dez 12, 2018 3:27 pm
Tenho um voo com ela no final do mês que foi cancelado. Me colocaram em outro, com conexão em CGH e que chega no destino 5h depois do voo original. Não gostei muito, mas não tive escolha.

Ajudante Mensagens: 18088
Qui Dez 13, 2018 2:03 pm
NOVO COMUNICADO OFICIAL DA AVIANCA BRASIL:

''A Avianca Brasil comunica que segue operando normalmente. Os passageiros estão fazendo suas reservas, comprando passagens e voando com a companhia. Os pousos e decolagens também seguem os cronogramas estabelecidos. Ontem, quarta-feira, 12 de dezembro, a companhia realizou 254 voos, que transportaram mais de 32 mil passageiros como programado. A empresa reforça ainda que a tutela assistida de suas aeronaves está em vigor, de acordo com a decisão do juiz Tiago Henriques Papaterra Limongi.''

JPSAL Mensagens: 778
Qui Dez 13, 2018 6:40 pm
Espero que dê tudo certo.

Especialmente porque esse ano transferi apenas TODOS os meus pontos Livelo pra Avianca.





Booking.com

Voltar para “Notícias”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes


Anúncio