Sustentabilidade é, felizmente, um dos assuntos mais urgentes da atualidade. Aqueles que têm um maior senso de responsabilidade já aderiram ao movimento de repensar o consumo e a quantidade de lixo produzido. Por outro lado, quando o assunto é viagens, os desafios ainda são grandes. Alguns hotéis já têm projetos de racionar água e reduzir os descartáveis. Entretanto, no transporte, a emissão de CO2 em larga escala por parte dos aviões é uma barreira mais difícil de ser ultrapassada.
Ainda não há uma devida solução, mas um primeiro passo é o monitoramento do CO2. Para isso, o site Flightradar24 disponibiliza a visualização de aviões do mundo todo, em tempo real. Este ano, a plataforma anunciou que mais de 225 mil voos foram registrados em um único dia, um recorde de acordo com o serviço de rastreamento de voos e consequentemente, da emissão de CO2 na atmosfera. Por exemplo, um voo de São Paulo a Nova York emite aproximadamente 1,3 tonelada de CO2 por passageiro.
Para aumentar a conscientização e ajudar os cidadãos a se tornarem viajantes mais responsáveis, a Fundación Plan21, uma ONG que trabalha para o desenvolvimento humano sustentável na América Latina, criou o aplicativo Carbonocero (Carbono Zero, em português). O aplicativo funciona off-line e permite que qualquer viajante calcule a pegada de carbono pessoal de suas viagens, que é expressa em quilos ou toneladas de CO2 e reflete os gases de efeito estufa emitidos como resultado de sua viagem.
A primeira versão do aplicativo foi lançada há alguns meses e permitiu calcular a pegada de carbono por voo. A versão lançada em novembro tem outra imagem, usabilidade e, mais importante, a possibilidade de "compensar" o dano causado com uma doação para a Fundación Vida Silvestre ou com o CeroCO2.
Eu me preocupo com isso. No meu dia a dia, estou tentando ser mais sustentável.
_________________ Você já conferiu as últimas matérias do Falando de Viagem? Acesse: https://fdv.im/materias
Publicado: Qui Jan 02, 2020 10:21 am
JulianaMagalhaesMensagens: 5982
Muito legal e importante para conscientização. O mundo precisa de soluções urgentes e mais pessoas aderindo e agindo... Tento ser mais sustentável a cada dia.