O novo avião Boeing 777X fez seu primeiro voo hoje, dando início à nova fase de rigorosos programas de testes da empresa. Baseado no popular 777 e com tecnologias testadas do 787 Dreamliner, o 777X decolou em frente a milhares de pessoas em Paine Field, em Everett, no estado de Washington, às 10h09, hora local, para um voo de 3 horas e 51 minutos sobre Washington antes de aterrissar no Boeing Field de Seattle.
"O 777X voou perfeitamente e os testes de hoje foram muito produtivos", disse o Comandante Van Chaney, piloto-chefe do 777 / 777X, de Testes e Avaliação da Boeing. “Agradeço a toda equipe que tornou o voo de hoje possível. Estamos ansiosos para as próximas etapas.”
O comandante Chaney e o piloto-chefe da Boeing, Craig Bomben, nos controles, trabalharam com um plano de teste detalhado para executar os sistemas e estruturas do avião enquanto a equipe de teste em Seattle monitorava os dados em tempo real.
"Nossa equipe da Boeing pegou o jato de corredor duplo mais bem-sucedido de todos os tempos e o tornou ainda mais eficiente, mais capaz e mais confortável para todos", disse Stan Deal, presidente e CEO da Boeing Aviação Comercial. "Este primeiro e seguro voo do 777X é uma homenagem aos anos de trabalho duro e dedicação de nossos colegas de equipe, fornecedores e parceiros da comunidade no estado de Washington e em todo o mundo".
O primeiro dos quatro aviões exclusivos de teste de voo 777-9, o WH001, agora será submetido a inspeções antes de retomar os testes nos próximos dias. A frota de testes, que iniciou testes em solo em Everett no ano passado, passará ainda por mais uma série abrangente de testes, além de condições no solo e no ar nos próximos meses para demonstrar a segurança e a confiabilidade do projeto.
O 777X é o mais novo membro da família de aeronaves de corredor duplo da Boeing, segmento no qual a empresa é líder. A aeronave consumirá 10% menos de combustível e também vai gerar 10% menos emissões. Os custos operacionais serão 10% menores que os da concorrência, graças a uma aerodinâmica avançada, à asa composta de fibra de carbono de última geração e ao motor comercial mais avançado já construído, o GE9X da GE Aviation.
O novo 777X também combina o melhor das cabines dos modelos 777 e 787 Dreamliner, favoritas dos passageiros, com novas inovações para proporcionar uma experiência de voo que remete ao futuro. Os passageiros vão desfrutar de uma cabine ampla e espaçosa, compartimentos superiores grandes que se fecham facilmente para acesso conveniente a seus pertences, janelas maiores que garantem visualização a partir de todos os assentos, melhor altitude e umidade na cabine, menos ruído e uma viagem mais tranquila.
A Boeing deverá entregar o primeiro 777X em 2021. O programa conquistou 340 pedidos e compromissos das principais companhias aéreas do mundo, incluindo ANA, British Airways, Cathay Pacific Airways, Emirates, Etihad Airways, Lufthansa, Qatar Airways e Singapore Airlines. Desde o seu lançamento em 2013, a família 777X superou a concorrência na proporção de quase 2 por 1.
Sobre a família Boeing 777X
O 777X inclui o 777-8 e o 777-9, os mais novos membros de corredor duplo.
Número de assentos: - 777-8: 384 passageiros; - 777-9: 426 passageiros.
Aumenta o comprimento em 10% e o número de assentos em 20%.. A gente já sabe o truque que Mandrake faz pra isso ocorrer... Assentos mais "confortáveis" ( palavras do marketing)...
Publicado: Ter Jan 28, 2020 5:51 am
FabioMensagens: 8855Rio de Janeiro- RJ
Zardox, eu li que muito espaco interno foi ganho com o uso de materias compositos nas forracoes laterais e longitudinais. Mas claro que isso nao deve excluir poltronas mais finas