O vai e volta do Aeroparque Jorge Newbery continua. O aeroporto de Buenos Aires inicialmente era doméstico, mas depois se tornou internacional. O pingue-pongue começou em 2018, quando as operações internacionais foram canceladas, deixando o aeroporto com status de doméstico novamente. Em 2020, temos um novo capítulo dessa novela, porque o Aeroparque vai voltar a receber voos vindos de outros países.
Se perdeu nessa história toda? Basicamente, a partir de 11 de maio de 2020, viajantes passam a ter a opção de entrar e sair de Buenos Aires via o Aeroparque. A notícia foi divulgada pelo ministro de transporte da Argentina, Mario Meon.
Apesar da indecisão, esta é uma novidade interessante para os turistas, uma vez que o Aeroparque é o aeroporto mais próximo do centro da cidade de Buenos Aires. São aproximadamente 16 minutos de carro até o centro, enquanto o deslocamento de Ezeiza leva em média 35 minutos. O Aeroparque é como se fosse Congonhas ou Santos Dumont.
Entretanto, não são todas as companhias aéreas que vão operar de/para o Aeroparque. A permissão foi concedida à GOL, Aerolíneas Argentinas e LATAM. Já Qatar, Emirates, Ethiopian e Turkish permanecem apenas em Ezeiza e a Flybondi em El Palomar, aeroporto dedicado às low costs.
Entramos em contato com as companhias aéreas brasileiras, que nos responderam:
GOL:
Citação:
A GOL Linhas Aéreas estuda oferecer voos no aeroporto e passará informações futuramente.
Azul:
Citação:
A Azul tem total interesse em operar no Aeroparque e aguarda as definições de acesso ao aeroporto pela ANAC da Argentina para concorrer a estes espaços.
LATAM:
Citação:
A LATAM Airlines Brasil considera promissora a retomada de voos para o aeroporto Jorge Newbery, a partir de 11 de maio deste ano. A medida é benéfica para os clientes, que contarão com mais uma opção para as suas viagens à Buenos Aires. Qualquer novidade da LATAM relacionada à retomada dos voos no aeroporto será comunicada oportunamente pela companhia.
Sim, tem. Você tem menos opções de salas VIP. No momento, tem apenas uma sala da Aeropuertos VIP Club, que é um espaço apenas para voos domésticos. Já em Ezeiza, você tem sete opções de lounges.
Fora isso, o Duty Free Shop de Ezeiza é enorme, com milhares de produtos. Não que seja tão interessante, pois os preços são em dólares americanos e o pagamento à vista, mas é um local que os brasileiros sempre acabam fazendo uma compra ou outra.
Preço do traslado
A Class Receptivo é uma empresa que oferece o traslado aeroporto-hotel-aeroporto, além de oferecer vários passeios na cidade e nos arredores. Todos os funcionários falam português, então você não precisa nem se preocupar com o portunhol. Quem contrata o traslado com eles ganha um chip de celular (tem que comprar um plano de dados separadamente), um adaptador de tomadas, um guia da cidade e ainda pode fazer câmbio, com excelente cotação. Em fevereiro de 2020, a cotação oferecida por eles era de 18 pesos argentinos para cada real.
Preço do traslado no Aeroparque: R$ 70,00. Preço do traslado em Ezeiza: R$ 100,00.
Preço da passagem aérea
Quando os voos começarem, valerá a pena você comparar os preços, buscando o melhor custo-benefício. O Aeroparque é mais perto, sem dúvidas, mas também não consideramos um transporte muito grande voar por Ezeiza. De qualquer maneira, é sempre bom haver mais de uma opção.
Boa viagem!
E você, já voou pelo Aeroparque? Gostou da estrutura? Achou que valeu a pena? Conte para nós a sua experiência!
Eu não me incomodo nem um pouco de viajar por Ezeiza, mas é bom voltar a ter essa opção.
_________________ Você já conferiu as últimas matérias do Falando de Viagem? Acesse: https://fdv.im/materias
Publicado: Ter Mar 10, 2020 1:40 pm
AjudanteMensagens: 17830
Posição da Aerolíneas:
Citação:
Todos os voos de e para SAO serão para AEP. Não teremos nenhuma operação de São Paulo para Ezeiza mais, pela conectividade e ser nosso hub principal (4 diários).
Rio terá um dos três para EZE e os outros dois para AEP.