Nova política de alteração ou cancelamento de voos da GOL, Azul e LATAM

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falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Ter Mar 17, 2020 1:16 pm
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As políticas de remarcação ou cancelamento das companhias aéreas em função da pandemia de coronavírus é a grande dor de cabeça dos viajantes neste momento. Neste momento, é importante frisarmos a importância de você optar por adiar a sua viagem, e não cancelar. Afinal, a viagem de explorar o mundo nunca se cessa e o mercado de turismo vai precisar de movimentação para se manter de pé. Para te ajudar a entender as novas políticas das três principais companhias aéreas brasileiras, fizemos um compilado detalhando-as para que você possa tomar a melhor decisão de acordo com seus direitos.

Leia também: Passageiros que cancelarem passagens aéreas receberão reembolso em 12 meses por causa do coronavírus

GOL

As orientações para voos nacionais e internacionais operados pela GOL marcados para até 14 de maio de 2020 são:

- Cancelamento e crédito: Você poderá cancelar sua viagem e manter o valor em crédito para voos futuros. O valor estará disponível integralmente por um ano, a contar da data da compra;

- Remarcação: Se preferir, poderá remarcar sua viagem para qualquer período dentro de 330 dias, a contar da data da compra. A taxa de remarcação não será cobrada, incidindo apenas a diferença entre as tarifas, se houver;

- Cancelamento e reembolso: Ao optar por cancelar sua viagem e solicitar reembolso, não haverá taxa de cancelamento. Contudo, a taxa de reembolso poderá ser cobrada, dependendo da regra da tarifa escolhida.

As políticas de cancelamento e remarcação descritas acima serão aplicadas para voos até 14 de maio de 2020. Clique aqui para conferir mais detalhes no site oficial.

Leia também: Como o seu agente de viagem deve te ajudar em época de coronavírus

Azul

• Política para voos internacionais:

Clientes com voos Azul com destino de/para Portugal, Estados Unidos e América do Sul previstos até o mês de setembro de 2020, poderão alterar ou cancelar seus voos.

- Alterações: você poderá alterar a data do seu voo sem incidência de taxas de alteração desde que o novo voo seja realizado até 30 de setembro de 2020.

- Pedido de cancelamento: você poderá cancelar sua reserva sem custo de taxas de cancelamento, deixando o valor como crédito na Azul para compras futuras (validade do crédito: 01 (um) ano a contar da data da emissão do bilhete cancelado, sendo o valor pessoal e intransferível.)

• Política para voos domésticos:

Clientes com voos domésticos operados pela Azul previstos para data de até 30 de setembro de 2020 podem alterar ou cancelar seu voo:

- Alterações: você poderá alterar a data do seu voo sem incidência de taxas de alteração porém sujeito à diferença tarifária se houver desde que o novo voo seja realizado até 30 de setembro de 2020.

- Pedido de cancelamento: você poderá cancelar sua reserva sem custo de taxa de cancelamento, deixando o valor como crédito na Azul para compras futuras (validade do crédito: 01 (um) ano a contar da data da emissão do bilhete cancelado, sendo o valor pessoal e intransferível.)

Estas regras de flexibilidade também valem para as novas reservas realizadas para voar no mesmo período. Clique aqui para conferir mais detalhes no site oficial.

Leia também: Devo cancelar a minha viagem por causa do coronavírus?

LATAM

• Política para países que fecharam as fronteiras:

Se você tem uma passagem internacional com origem ou destino nos destinos LATAM que fecharam as fronteiras, com data de voo entre 9 de março e 31 de maio de 2020, poderá:

- Reprogramar uma vez a data do seu voo, sem multas e sem diferença tarifária, para voar até 31 de dezembro de 2020, desde que mantenha o mesmo tipo de cabine do voo original; OU
- Reprogramar uma vez a data do seu voo, sujeito a multa e eventuais diferenças tarifárias, para voar depois de 31 de dezembro de 2020; OU
- Fazer uma alteração de origem ou de destino, sem multas, mas sujeito à diferença tarifária e à validade do bilhete, para voar até 31 de dezembro 2020; OU
- Reembolsar, sem multas, o seu bilhete e os serviços associados, desde que nenhum trecho já tenha sido utilizado.

• Política para demais destinos internacionais com fronteiras abertas:

Para compras realizadas até 5 de março de 2020, com data de voos entre 13 de março e 30 de abril de 2020 você poderá escolher uma das opções abaixo:

- Reprogramar uma vez a data e/ou origem e destino do seu voo sem multa, pagando apenas a diferença tarifária, para voar até o dia 31 de dezembro de 2020. Alterações devem ser feitas antes do voo original; OU
- Solicitar o reembolso, sujeito às regras da tarifa adquirida.

Já para compras realizadas entre 6 e 31 de março de 2020, com data de voos até 31 de dezembro de 2020, as opções são:

- Reprogramar uma vez a data e/ou origem e destino do seu voo sem multa, pagando apenas a diferença tarifária, para voar até o dia 31 de dezembro de 2020. Alterações devem ser feitas antes do voo original; OU
- Solicitar o reembolso, sujeito às regras da tarifa adquirida.

• Política para voos domésticos:

Para compras realizadas até 12 de março de 2020, com data de voos entre 13 de março e 30 de abril de 2020, você pode:

- Reprogramar uma vez a data e/ou origem e destino do seu voo sem multa, pagando apenas a diferença tarifária, para voar até o dia 31 de dezembro de 2020. Alterações devem ser feitas antes do voo original; OU
- Solicitar o reembolso, sujeito às regras da tarifa adquirida.

Para compras realizadas entre 13 e 31 de março de 2020, com data de voos até 31 de dezembro de 2020:

- Reprogramar uma vez a data e/ou origem e destino do seu voo sem multa, pagando apenas a diferença tarifária, para voar até o dia 31 de dezembro de 2020. Alterações devem ser feitas antes do voo original; OU
- Solicitar o reembolso, sujeito às regras da tarifa adquirida.

Em qualquer cenário, você também pode gerar créditos a partir do seu bilhete caso não queria decidir a sua próxima viagem agora. Clique aqui para conferir mais detalhes no site oficial.

Leia também: Quais seguros viagem cobrem o coronavírus?

Informe-se e seja responsável consigo e com os outros. Logo menos tudo se normaliza e você poderá continuar a explorar o mundo!

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JPSAL Mensagens: 778
Qua Mar 18, 2020 12:02 am
Finalmente consegui remarcar uma passagem que tinha para a semana que vem com a TAM para um outro dia qualquer sem multa. Paguei só R$ 5 de diferença tarifária.

A dúvida é se ainda será seguro viajar em abril, já que tenho outras viagens. Acredito que não...

RoFFF Mensagens: 3
Qua Mar 18, 2020 6:51 am
E bilhetes emitidos com milhas, como fica?

Ajudante Mensagens: 18088
Qua Mar 18, 2020 1:26 pm
Conforme anunciado segunda-feira (16 de março), o Grupo LATAM Airlines reduziu 70% de todas as suas operações e, neste momento, registra um grande volume de solicitações em seus canais de atendimento.

Por este motivo, a companhia está priorizando o atendimento dos clientes com voos programados para as próximas 48 horas, e não está medindo esforços para oferecer flexibilidade aos passageiros diretamente impactados por esta crise sem precedentes.

Todas as regras flexibilizadas pela LATAM estão disponíveis em https://www.latam.com/pt_br/experiencia/coronavirus" onclick="window.open(this.href);return false;





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