Já imaginou o seu sobrenome lhe causar um problema ao viajar? Isso pode acontecer, dependendo de qual seja o sobrenome.
Veja o relato do João:
Citação:
Tive uma experiência inusitada com o Miles&Go da TAP Air Portugal.
Em agosto, emiti passagens em Classe Executiva para 4 passageiros (eu e minha família) utilizando os pontos do Miles&Go. Os 4 passageiros em um mesmo localizador. Sempre após uma emissão eu costumo verificar no site da companhia aérea se tudo está certo. Verifiquei e estava tudo correto.
Aproximadamente um mês depois da emissão, entrei no site da TAP Miles&Go para verificar a passagem. Costumo sempre fazer essa verificação de tempos em tempos para ter certeza de que as passagens estão corretas e checar se a empresa não fez nenhuma mudança nos voos.
Tive a surpresa de que dois passageiros (minha esposa e minha sogra) haviam sumido da reserva. Somente aparecia na reserva eu e meu filho.
Liguei para a Central de Assistência Miles & Go e após vários (muitos) minutos de espera e muitas tentativas (pois após algum tempo de espera a ligação caia) consegui ser atendido. Expliquei o caso e o atendente conseguiu encontrar os passageiros que haviam 'sumido'. Fez uma emissão de um novo e-ticket com um novo localizador. Como de hábito entrei no site e verifiquei e estava tudo correto.
No dia seguinte, entrei no site da TAP para fazer a marcação de assento, porém, para minha surpresa, fui informado que os bilhetes foram cancelados (do novo localizador). Iniciei a maratona de ligar para Central de Assistência Miles&Go e explicar o ocorrido. A passagem foi reemitida e logo na sequência, com o operador ainda em linha, a passagem foi cancelada. O operador enviou o problema para a supervisão e informou que receberia novos e-tickets no e-mail. Uma hora depois recebi os novos bilhetes por e-mail, porém, quando fui acessá-los no site, já haviam sido canceladas pelo sistema.
Como o contato através da Central de Assistência Miles&Go não estava funcionando, enviei e-mail para o Miles&Go pedindo para solucionarem o problema. Após uma semana de espera, enviaram a resposta informando que eu deveria contatar a Central de Assistência Miles&Go, ou seja, não leram a mensagem que enviei onde expliquei o problema e deram a resposta padrão.
Então, perdido sem saber como resolver o problema, entrei mais uma vez com a Central de Assistência Miles&Go e fiz uma reclamação sobre essa questão. Informaram que dentro de uma semana entrariam em contato - o que não ocorreu.
Acabei entrando também em contato através do Facebook, Twitter e pedindo ajuda ao Falando de Viagem.
Após todas essas tentativas de resolução do problema e muita paciência, a TAP resolveu o problema.
Ao que tudo indica o problema foi o sobrenome de minha esposa e de minha sogra (Kill). A TAP reemitiu os bilhetes retirando o sobrenome delas. Também informaram que alguns sobrenomes podem dar problema no sistema. (??)
Costumamos viajar ao menos duas vezes ao ano em diversas companhias aéreas e nunca aconteceu nada parecido com isso. Inclusive nas empresas americanas, até onde tenho conhecimento, é obrigatório informar o nome completo.
Isso é interessante, pois não consigo imaginar o porquê dessa regra no sistema? Além do mais, este é um sobrenome. As pessoas não mudam de sobrenome.
No meu caso, a solução foi utilizar o último sobrenome, mas fico pensando o que fariam caso o Kill fosse o último sobrenome.
Kill em irlandês pode significar igreja ou madeira. Há duas cidades da Irlanda: Killarney (Cill Airne) e Kill (An Chill).
Nota do FDV: a maioria das companhias aéreas permite a emissão da passagem usando apenas o primeiro nome e o último sobrenome.
Felizmente, deu tudo certo!
Grupo de WhatsApp do TAP Miles&Go
Além do FDV, também trocamos informações, dicas e macetes em nosso grupo do WhatsApp. Você pode participar, seguindo as regras, que estão disponíveis aqui.
Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.
- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui. - Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui. - Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui. - Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui. - Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui. - Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui. - Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui. - Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.