Orlando em Julho 2013: Minha viagem com a família

Leia os relatos de viagens a Orlando de nossos membros.
LeeAdama Mensagens: 9
Qua Ago 14, 2013 2:09 pm
Muito obrigado padamasceno,

Só por curiosidade alguém sabe como eles fazem essas previsões? São confiáveis mesmo?

padamasceno Mensagens: 148
Qua Ago 14, 2013 2:33 pm
De nada LeeAdama.

Eles se baseiam em dados históricos, ou seja, pegam os últimos não sei quantos anos, analisam dia-a-dia a quantidade de pessoas que entrou em determinado parque, o tempo nas filas dos brinquedos e sua variação ao longo do dia. Além disso fazem análises subjetivas baseadas em experiência e lógica, como a influência das EMH, os feriados, o período do ano, etc.

Logicamente não é 100% confiável, não existe método confiável de se prever comportamento de populações do mundo inteiro que estão visitando o local, mas existe como se analisar dados passados (reais) e se analisar comportamento de visitantes e como fatores específicos tendem a influenciar o comportamento dos mesmos. Pode muito bem acontecer que vc se programe todo baseado nas informações dele e só se dê mal, com filas enormes, parques lotados, etc.

FabioCalderon Mensagens: 3832
Qua Ago 14, 2013 2:44 pm
Eu acho risível eles colocarem essa pompa toda de que fazem "análises baseadas em estatísticas", que utilizam sei lá que método para calcular o movimento dos parques, etc. Desmontei toda a presunção desses calendários quando fui ao Islands of Adventure em um sábado no qual o parque estava em verde, e nem consegui entrar, de tão cheio que estava.

Claro que algumas previsões deles são acertadas, mas com certeza não é graças a nenhuma estatística. É o que eu sempre digo: para planejar uma viagem para Orlando, é preciso bom senso, acima de tudo. Não ir a um parque concorrido em um fds, por exemplo, é bom senso. Mesmo que a "estatística" diga o contrário.

Avatar do usuário
Gustavo29 Mensagens: 80
Qua Ago 14, 2013 3:16 pm
Fabio, pelo jeito você usou o calendario do Undercouver Tourist. Realmente esse é péssimo.

O único que eu usei e que de fato foi muito bom, foi o easywdw.com

O cara que faz o calendário não se baseia em estatistica, mas em fatos subjetivos, como o disse o padamasceno.

A questão é que ele realmente explica o porque ele acredita que um parque estará mais cheio ou mais vazio. E realmente as explicações fazem todo sentido. Usei o calendario dele e realmente senti diferença. A questão é ler e entender o método.

Fora isso, esse site do easywdw, é fantástico, há uma quantidade de informações gigantesca e esta sempre sendo atualizado. Fora que a pessoa que escreve o blog (Josh) é extremamente engraçado com os comentários. Vale muito a pena

padamasceno Mensagens: 148
Qua Ago 14, 2013 5:20 pm
Concordo com o Fábio, minha vó já dizia: bom-senso e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

Óbvio que devemos procurar todas as informações possíveis para montar nosso roteiro, não importa da onde seja, mas só vou utilizar aquilo que analisar com cuidado e fizer sentido para mim. Na internet todo mundo põe o que bem intende, cabe a cada um saber analisar com bom-senso o que está lendo e aplicar o bom-senso na hora de fazer seu roteiro.

E acho importante também ressaltar uma outra dica valiosa: não existe fórmula mágica para nada na vida. Não existe a simplicidade de se achar q o parque vai estar vazio só porque um site disse que vai estar. Estude, analise, pense, estude mais um pouco,compare, pense de novo e decida. Reformulando minha frase a cima, acho que só existe uma fórmula mágica na vida: essa que acabei de citar.

A partir daí, depende de cada um. Tem gente que acha que por ser férias não deveria ter esse trabalho todo no planejamento. Mas o resultado final das férias dessa pessoa provavelmente não vai ser tão bom quanto de quem se esforçou e pesquisou e planejou bastante (por mais que nossas viagens nunca devam passar de no máximo uns 70-75% de acordo com o que você planejou...)

FabioCalderon Mensagens: 3832
Qua Ago 14, 2013 5:31 pm
Paulo,

Se aqui fosse o Facebook, eu curtiria e compartilharia seu comentário :D Perfeito!

padamasceno Mensagens: 148
Qua Ago 14, 2013 5:46 pm
Obrigado Fábio! Vindo de vc isso é um grande elogio!

FTA76 Mensagens: 211
Qui Ago 15, 2013 10:18 am
Concordo com o Gustavo, o crowd calendar do easywdw.com é muito bom. Usamos na nossa viagem que foi em alta temporada (junho/julho 2012) e achei que foi de grande valia. É uma pena que este calendário abrange somente os parques da Disney, pois é um site que só fala de Disney. Eles detalham o porque daquele parque ser o mais recomendado para aquele dia. O do Undercovertourist apesar de abranger os parques da Universal e da Seaworld ,só mostra por cores quais seriam os melhores parques para serem visitados.

Apesar de ser um levantamento estatístico, no meu caso deu certo. Acho que não custa nada acrescentar este crowdlevel que perto de todas as informações deste site viciante (FDV), é apenas um detalhe.
Valeu FDV já estamos em ritmo de planejamento do retorno em 2014

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Ago 15, 2013 10:31 am
As dicas de que o parque estará vazio no dia X, tem um efeito que torna a assertiva falsa:
Dois milhões de pessoas leem que o parque estará vazio no dia X...
Dois milhões de pessoas que não gostam de parques cheios vão para o parque no dia X...
Dois milhões de pessoas, ficam p.. da vida, porque no dia X, o parque está com dois milhões de pessoas que leram a dica + 2 milhões de pessoas que não leram...
Assim, o parque que teria um fluxo razoável com 2 milhões de pessoas, fica intransitável porque estará com 4 milhões de pessoas... :lol: :lol: :lol: :lol:
Eu penso como o colega que informa que planejamento e conhecimento favorece a viagem:
- chegar cedo nos parques;
- não ir em dias que até meu filho de 8 anos, usando a lógica indica que estará cheio: finais de semana e feriados locais;
- usar os fastpass com sabedoria;
- ter paciência se não der para ir nas 4.532 atrações num único dia... de repente, ir em 15 num dia, devidamente curtidas, torna o passeio muito gostoso;
- embora as pessoas venham com a estória que na Disney nós nos tornamos crianças.. se assim o é.. então vamos fazer como as crianças e nos divertir a balde;
- se das 4.532 atrações, vc só puder ir em 15, restarão "apenas" 4.532-15 = 4.517 atrações para vc conhecer em futuro próximo, durante o seu tratamento psicológico da Sindrome da Depressão Pós-Disney, doença que atinge 100% das pessoas e que foi diagnosticada, pela primeira vez, por um colega daqui do FDV...
Na minha casa, as viagens sou eu que faço o planejamento.. e confesso que este planejamento, para mim, é uma baita curtição... gosto de fazê-lo.. é para minha família... e, por mais que eu conheça previamente os locais, ao vivo e a live é muito melhor...

Avatar do usuário
Gustavo29 Mensagens: 80
Qui Ago 15, 2013 10:55 am
Zardox, essa teoria de o crowd calendar acaba levando mais pessoas ao parque do que ele mesmo aponta não é verdade.

Principalmente pq poucas, MUITO poucas pessoas usam esse tipo de ferramenta para escolher os dias de visita em cada parque.

Outra, como eu citei, esse site do easywdw não fala qual parque estará vazio. Pois os parques sempre estarão cheios. Ele simplesmente te fala o porque o parque X estará mais vazio que o normal em um dia Y. E o raciocínio por trás é inteiramente lógico e não estatístico. Por exemplo, o Magic Kingdom estará mais cheio se tiver Magic Hours. Ou se tiver alguma parada que não acontece todo dia. Ou ainda se tiver horário estendido. Por outro lado, o Epot estará menos cheio se no dia anterior teve um Magic Hours, ou tenha horário reduzido neste dia em particular.

Claro que você precisa alinhar isso com as suas necessidades de roteiro, e de preferência, evitar os fins de semana. Mas se você tem roteiro curto e precisa ir em um parque no fim de semana, o site te ajuda a escolher qual a melhor opção. E novamente, a dica não significa de forma alguma que o parque estará vazio, e sim que possivelmente estará menos cheio que o normal. Eu usei e realmente fez diferença. Um dos dias tive que alterar o roteiro e fui no MK em um dia "não recomendado" e a lotação era claramente maior do que no outro dia que visitei. E nenhum dos dias era fim de semana. O usuário FTA76 pode ratificar isso.

Só deixando claro que não estou cravando que alguém tenha que usar ou achar que essa é a maneira de se organizar na viagem para a Disney, mas digo que lendo o site, você acaba entendendo os motivos de se visitar os parques em determinados dias, e acho que é o tipo de informação extremamente útil na viagem. Pena mesmo que só tenha da Disney lá.





Booking.com

Voltar para “Relatos de viagens a Orlando”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio