Página 1 de 1 [ 4 mensagens ] 
 
 Mensagem não lidaPublicado: Qua Dez 02, 2020 10:16 am 
 Atualizado: Qua Dez 02, 2020 11:31 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 19162
Administrador
Imagem

O propósito dessa matéria é que você possua todas as informações necessárias para emitir passagens aéreas em um dos programas que vem obtendo cada vez mais relevância no mercado brasileiro, principalmente para voos internacionais em Classe Executiva.

O programa TAP Miles&Go e a Star Alliance possuem diversas regras para a emissão de passagens, por isso, para simplificar e reduzir ao máximo o grande volume de informação, falaremos apenas sobre emissões saindo se terras tupiniquins para destinos internacionais.

Custos de emissão

Por ser uma das principais informações e uma das mais buscadas, optamos por coloca-la logo no início. Existem quatro custos diferentes: quantitativo de milhas, taxa de emissão, taxas aeroportuárias e taxa de combustível.

Veja exemplos de valores para emissão usando milhas aéreas:

Imagem
Passagens em Classe Econômica / Economy Class.

Imagem
Passagens em Classe Executiva / Business Class.

Imagem
Passagens em Primeira Classe / First Class.

Taxa de emissão

Você pagará 40 euros por pessoa para qualquer emissão internacional da TAP, Star Alliance ou de parceiras saindo do Brasil. Algo que vale ressaltar, é que essa taxa pode ser paga em reais (fugindo o IOF e spread). Basta pedir à atendente para "escolher a opção Miles&Go versão BR no sistema" no início da ligação. Essa opção também possibilita o parcelamento dessas taxas e o uso de bandeiras nacionais, como a Elo.

Taxa aeroportuárias

Variam de acordo com o aeroporto em questão, mas a regra do "Miles&Go versão BR" também vale aqui, permitindo o pagamento em reais e parcelado.

Taxa de combustível

Pouquíssimas companhias aéreas cobram essa taxa e algumas inclusive estão abrindo mão, a exemplo da Emirates, que não cobra mais. Atualmente, as únicas que temos ciência da cobrança são a Air Canada e a Turkish Airlines. A lei brasileira fala que a taxa de combustível não deve ser cobrada e muitos passageiros alegam que conseguem reaver o valor pago, mas não aconselhamos emitir passagens contando com isso.

Star Alliance vs Companhias aéreas Parceiras

Algo de grande importância é saber que com a TAP Miles&Go é possível emitir passagens aéreas através de três grupos de companhias aéreas.

Voos apenas TAP: todos os voos operados pela TAP entre o Brasil e Portugal e Portugal e os demais destinos atendidos pela companhia.

Star Alliance: composta por dezenas de companhias aéreas cobrindo todo o mundo, da qual a TAP faz parte. Todas as companhias do programa possuem parcerias entre si.

Companhias parceiras: Azul, Capital Airlines, GOL, Emirates e SATA. São companhias que possuem parcerias diretas com a TAP, mas não entre elas mesmas.

Essa informação é muito importante porque nem sempre você poderá misturar voos de diferentes companhias, seguindo as seguintes regras:
- TAP + Star Alliance = Sim;
- TAP + Companhia aérea Parceira = Sim;
- Star Alliance + Star Alliance = Sim;
- Star Alliance + Companhia aérea Parceira = Não;
- Companhia aérea Parceira + Companhia aérea Parceira = Não.

Exemplos:
- TAP + Emirates = Sim;
- Azul + Emirates = Não, pois apesar de ambas serem parceiras da TAP, não podem estar na mesma emissão;
- Lufthansa + Thai + Asiana = Sim, pois são todas da Star Alliance;
- Swiss + Emirates = Não, pois uma é da Star Alliance e a outra possui somente parceria direta com a TAP.

Possibilidades de rotas

Através das parcerias da TAP, é possível emitir passagens aéreas a partir de qualquer cidade servida por uma dessas companhias, entretanto vamos descartar alguns tipos, focando exclusivamente nos voos que partem do Brasil para destinos internacionais.

Explicando alguns termos para os mais leigos, emissões sempre são compostas por um padrão: origem, conexões (se houver) e destino. Stopover é quando você fica por mais de 24 horas em uma determinada cidade antes de ir até o destino final ou antes de retornar para o seu aeroporto de origem. Seria algo como ir para a Tailândia, mas ficar alguns dias em Dubai na ida ou na volta. Open-jaw é a expressão usada quando você chega ao seu destino final em um aeroporto diferente daquele que você retornará. É como chegar a Portugal na cidade de Lisboa e voltar pela cidade do Porto. Embargo de classes é quando uma determinada companhia aérea parceira não permite que uma determinada classe seja emitida com pontos de um programa específico. Por exemplo, não é permitido emitir com pontos TAP as tão sonhadas suítes da Emirates ou da Singapore.

Vamos agora às principais regras:
- Permite rota global se o itinerário fizer sentido. Quando um destino é do outro lado do planeta (ou com longitudes quase opostas) é possível dar a uma volta ao mundo sem precisar pagar pela tarifa “Round The World”. Por exemplo, é possível sair dos EUA, fazer conexão ou stopover na Europa, seguir para a Ásia e voltar direto para os EUA. Rotas globais saindo do Brasil são raras e não temos notícias. Se você já fez uma dessas rotas, nos avise nos comentários!
- Permite Open-Jaw: é possível que você chegue ao país de destino por uma cidade e volte por outra, como ir para os Estados Unidos chegando em por Miami e voltar para o Brasil por Orlando. Permite também utilizar diferentes aeroportos da mesma cidade;
- Permite stopover, sendo possível ficar por mais de 24 horas em uma cidade, apenas na ida ou na volta. Essa regra só não é válida quando tanto o destino quanto o stopover são na Europa ou quando envolve somente voos da TAP;
- Máximo de 6 segmentos por emissão. Vale ressaltar que é possível usar 4 trechos na ida e 2 na volta, por exemplo. Quando a emissão inclui apenas voos da TAP, o limite é de 4 trechos;
- Não permite rotas triangulares. Por exemplo, é proibido ir para os EUA passando pela Europa e vice-versa;
- Não pode repetir a mesma cidade de conexão. Essa é uma regra que consta nos termos da TAP, mas já tivemos leitores que conseguiram emitir viagens para os EUA usando o Panamá como cidade de conexão tanto na ida quanto na volta;
- Embargo de Classes: Emirates e Swiss não emitem First; Lufthansa emite First apenas 14 dias antes; e Singapore não emite First nem Business. Isso significa que esses assentos não são passíveis de emissão;
- Permite ida e volta em diferentes classes. É possível ir para a Europa ou Estados Unidos de executiva e voltar de econômica, por exemplo. Para calcular o valor, basta dividir o custo de cada na tabela pela metade e somar;
- Não permite misturar classes entre a origem e destino. Ao optar pela classe executiva, você não poderá incluir voos em classe econômica para chegar ao destino final, sendo esse o motivo da limitação da United para emissão de voos para cidades dos EUA que não são HUBs, como NY e Houston.

Como pesquisar a passagem aérea perfeita

- Pesquisa no site TAP Miles&Go.
- Central Telefônica TAP Miles&Go.
- Pesquisa em sites de companhias aéreas integrantes da Star Alliance.

A verdade é que você só saberá se um determinado trecho está realmente disponível pesquisando no site ou ligando para a central de atendimento do TAP Miles&Go. Entretanto, recomendamos fortemente que você pesquise antes de ligar, pois muitas vezes aparecem mais opções, que podem incluir conexões em cidades interessantes ou até mesmo uma companhia aérea cujo serviço de bordo seja algo que você queira conhecer.

Para pesquisar passagens em outras companhias da Star Alliance recomendamos duas: United e ANA (All Nipon Airways).

Na United, pesquise com a opção “Reservar com milhas” ou “Award travel” selecionada. Se você encontrar tarifas “Saver Award”, é quase certo que o voo estará disponível ao ligar para a central de atendimento da TAP. Se você está buscando uma passagem Executiva / Business, preste atenção quando na pesquisa aparecer “Mixed Cabin”, isso significa que na viagem existe um ou mais trechos em uma cabine que não é business, possivelmente invalidando a emissão.

Imagem

O site da ANA (All Nipon Airways) pode parecer um pouco mais confuso para alguns e exige que você faça um cadastro no programa de milhagem, mas também é uma boa opção para pesquisar sua viagem, principalmente se sua viagem é para a Ásia.

Busque sempre pelo menos 2 ou 3 opções de voos que você gostaria de emitir, pois nem todos podem aparecer para a atendente na hora de emissão, afinal são sistemas diferentes e a TAP pode ter regras próprias para emitir esses bilhetes. Anote a companhia aérea, origem, destino e datas de cada trecho da viagem que você achou. Tenha em mente também qual será a origem e o destino final de sua viagem, pois essa será a primeira pergunta da atendente.

Emitindo a sua passagem aérea

- Site TAP Miles&Go

Caso a sua passagem apareça na pesquisa realizada no site da TAP não perca tempo e emita por lá mesmo. É bem mais fácil, você já visualiza todas as informações com menos chance de erros e faz tudo bem mais rápido. Agora, se você não achar no site da TAP e achou em uma pesquisa em uma outra companhia da Star Alliance não tem jeito: você vai precisar ligar.

- Central Telefônica TAP Miles&Go

Reserve uma boa quantidade de tempo para fazer a emissão e escolha um dia calmo, pois quanto mais complexa a sua emissão, mais demorada será. Ao ligar, tenha em mãos o seu número TAP, pois digitará logo no início. Não se esqueça também de ter por perto todos os dados dos passageiros, bem como número dos passaportes.

Quando iniciar o atendimento, informe se você pretende emitir um bilhete com voos da Star Alliance ou não, mas nunca fale com a atendente que você pesquisou em uma companhia parceira e achou uma passagem específica, pois isso arruinará o atendimento. Informe também se você deseja que a passagem seja emitida com no sistema “Miles&Go versão BR”, o que possibilitará a cobrança em reais e permitirá parcelamentos, conforme relatamos acima.

Após estes detalhes, a atendente sempre pergunta qual a origem, o destino final e as datas da viagem. Inicialmente, forneça exclusivamente essas informações. Logo depois, se for o caso, acrescente que você gostaria de fazer um stopover em uma determinada cidade. Após ela relatar as possibilidades de itinerários, se nenhum deles for o que você estava buscando, pergunte se é possível fazer de outra forma: “através de companhia X”, “sair um pouco mais cedo de uma cidade específica”... em última hipótese fale algo como “eu vi aqui que a Thai Airways é uma companhia parceria e tem o voo XPTO, poderia ser esse?”.

Preste atenção a cada informação que a atendente te oferecer e se possível anote conforme ela for falando. Depois de escutar todos os dados da sua viagem, é possível pedir para que a atendente crie um código localizador antes de emitir definitivamente a sua passagem, dessa forma você pode verificar na mesma hora se todos os nomes, sobrenomes e itinerários estão corretos. Poucas pessoas sabem dessa possibilidade, portanto peça com educação e se a atendente tiver essa autonomia, poderá fazer isso por você.

Escolha bem o cartão que você está usando para emitir suas passagens. Aqui no Falando de Viagem existem diversos textos explicando os benefícios de cada cartão. Usar o cartão certo pode te dar benefícios como seguro viagem, vouchers de transporte para o aeroporto e até mesmo acesso às salas VIP.

Depois que a sua passagem for emitida, corra para seu e-mail e verifique mais uma vez todas as informações. Se algo estiver errado, ligue imediatamente. Sabemos também que a correção de nomes com erro de digitação são um direito do consumidor brasileiro, mas podem ser trabalhosas e gerar muita perda de tempo.

Dicas FDV

Temos diversos relatos de usuários com bons e maus atendimentos na TAP, por isso selecionamos algumas dicas para que você seja bem atendido e consiga emitir suas passagens com tranquilidade.

- Tenha em mente que apesar de falarem a mesma língua, nós brasileiros falamos o português de uma forma diferente, e, além disso, os portugueses são bem mais literais. Portanto, evite expressões idiomáticas, fale claramente cada sílaba e lembre-se que apesar de cliente, você é o estrangeiro para eles. Pedir para que o atendente fale pausadamente cada palavra e sílaba também pode ajudar.

- Reserve uma boa quantidade de tempo para fazer a emissão e escolha um dia calmo, pois quanto mais complexa a sua emissão, mais demorada será.

- Pedir para emitir as passagens pagando as taxas em reais pode ser um grande negócio, afinal, você estará fugindo das taxas de IOF e spread bancário do cartão de crédito. Além disso, você pode pagar as taxas de forma parcelada e usando bandeiras nacionais, como a Elo. Para isso, lembre-se de logo no início da ligação pedir para que a emissão seja feita no sistema “Miles&Go versão BR”.

- Algumas atendentes realmente são menos simpáticas que outras e cada uma delas tem níveis diferentes de autonomia para achar e emitir passagens. Na nossa experiência, temos 1 ou 2 atendimentos ruins a cada 10. Então, se você ver que o atendimento está sendo ruim (perceber má vontade, ou ver que ela não está conseguindo ver passagens que você tem certeza que estariam disponíveis) vale a pena desligar e tentar novamente.

- Se você está criando um itinerário muito complexo (principalmente aqueles com stopover ou com mais de um passageiro) é possível pedir para que a atendente pesquise todos os voos e crie um código localizador antes de emitir definitivamente a sua passagem, dessa forma você pode verificar na mesma hora se todos os nomes, sobrenomes e itinerários estão corretos. Peça com educação e se a atendente tiver essa autonomia, poderá o fazer.

- Nunca diga que você pesquisou os voos em outras companhias aéreas. Conforme dissemos anteriormente, por mais que essa seja a melhor ferramenta para nós pesquisarmos disponibilidades as atendentes são instruídas a sempre falar que são sistemas diferentes. Por isso, pesquise as passagens, anote data, origem e destino, e informe à atendente apenas isso. Caso necessário, pergunte novamente se existem voos de outras companhias, às vezes até informando aquela que seria de sua preferência. Se mesmo assim ela não achar, você pode perguntar sobre datas próximas ou voltar para as suas pesquisas novamente.

- Lembre-se da regra que não permite misturar diferentes classes em um único segmento de sua viagem, muitas vezes pensamos que achamos nosso Golden Ticket de executiva, mas tem um trecho que só pode ser feito de econômica ali no meio.

Grupo de WhatsApp do TAP Miles&Go

Além do FDV, também trocamos informações, dicas e macetes em nosso grupo do WhatsApp. Você pode participar, seguindo as regras, que estão disponíveis aqui.

Temos dois grupos, por causa da limitação de 257 pessoas:
- TAP Miles&Go G1: https://chat.whatsapp.com/DYxkRGj9ZoeJZ0a6ujHcBS
- TAP Miles&Go G2: https://chat.whatsapp.com/Et09iWqFXpe0qLr9GUYEwX

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

Texto: Leonardo Kozlowski.

E você, usa o TAP Miles&Go para emitir passagens aéreas em Classe Executiva? Está satisfeito? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
Participe do melhor grupo de descontos do WhatsApp. Acesse: https://fdv.im/DescontosG10



 Mensagem não lidaPublicado: Qua Dez 02, 2020 10:58 am 
Mensagens: 17829
Dica do David em nosso grupo do WhatsApp:

Citação:
Uma dica p tentar emitir no site da TAP (pq a taxa eh 25 euros frente aos 40 euros).

Logue c sua conta TAP no site. Feito isso coloque no navegador essas duas URLs (Gold e não Gold).

https://book.flytap.com/air/TAPMilesAndGo/Search.aspx (não Gold)

https://book.flytap.com/air/TAPMilesAnd ... earch.aspx (Gold)

Aumenta demais as chances de emitir no site msm. Uso desde de antes da TAP divulgar q tem emitido no site e ajuda bem.

Pq se pesquisar direto sempre da o erro vermelho de sem disponibilidade.

_________________
Participe do melhor grupo de descontos do WhatsApp. Acesse: https://fdv.im/DescontosG10


 Mensagem não lidaPublicado: Qua Dez 02, 2020 12:25 pm 
Mensagens: 588
Esse é um atalho.
Mas pelo site oficial da para chegar lá também.
Só ir na opção TAP miles And Go lá do lado direito e nas opções que aparecem clicar em como reservar com milhas que fica do lado de esquerdo bem abaixo.
Clicar em Star Alliance e clicar em reservar voos Star Alliance.

Imagem


 Mensagem não lidaPublicado: Qui Dez 03, 2020 1:29 pm 
Mensagens: 124
Acompanhando...


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Quais são as companhias aéreas parceiras da Smiles?

em Smiles

Última mensagem Qua Abr 15, 2020 4:18 pm JulianaMagalhaes Ver última mensagem

 

2

Regras para remarcação, cancelamento e reembolso de passagens aéreas para as companhias nacionais

em Dúvidas gerais

Última mensagem Sáb Mar 21, 2020 4:46 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

3

Cartões de crédito de companhias aéreas emitidos no Brasil

em Cartões de crédito e serviços financeiros

Última mensagem Dom Jun 28, 2020 7:33 pm Beatriz Ver última mensagem

 

7

Como emitir as apólices dos seguros dos cartões American Express

em American Express

Última mensagem Seg Abr 20, 2020 12:44 pm dmsGyn3 Ver última mensagem

 

5

Dezembro é o último mês para emitir a sua passagem aérea gratuita como Smiles Diamante

em Smiles

Última mensagem Seg Dez 14, 2020 10:12 am JulianaMagalhaes Ver última mensagem

 

2

 


Booking.com


Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes