Membership Rewards x Livelo: entenda a piora considerável para acumular milhas no American Express

Informações sobre cartões de crédito e produtos American Express.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Ter Abr 03, 2018 9:48 am
Imagem

Os cartões de crédito American Express são administrados no Brasil pelo Bradesco. O American Express - The Platinum Card sempre foi o grande destaque, estando sempre entre os melhores do mercado, e inclusive foi o primeiro a cobrar R$1.200,00 de anuidade. Com o passar dos anos, o cartão perdeu benefícios importantes, mas ainda era tido por muitos como um dos melhores cartões.

Recentemente, aconteceu algo que abalou os clientes: a troca do Membership Rewards pela Livelo. Nos comunicados do banco, a novidade pareceu ótima, mas como já foi discutido aqui no FDV, e nos grupos de WhatsApp, a verdade é diferente.

Os brasileiros perderam parceiros importantes, como o KrisFlyer, da Singapore Airlines, o SkyMiles, da Delta Air Lines, o Skywards, da Emirates Airline e LifeMiles, da Avianca.

Atualmente, a Livelo tem parceria com os seguintes programas:
- Victoria, da TAP;
- Executive Club, da British Airways;
- Iberia Plus, da Iberia;
- MileagePlus, da United Airlines;
- Club Premier, da Aeromexico;
- Etihad Guest, da Etihad;
- MilleMiglia, da Alitalia;
- Flying Blue, da Air France e KLM.

Além disto, os quatro principais programas nacionais continuam disponíveis: Smiles, Multiplus, TudoAzul e Amigo.

O grande (ou gigantesco) problema é que os parceiros continuam, mas agora tem defasagem na transferência, ou seja, você precisa acumular o dobro de antes para conseguir o mesmo número de pontos de outrora. A exceção é a TAP, que continua 1 para 1.

Imagem

Exemplo: se você tem 100 mil pontos na Livelo, e quer transferir para o Iberia Plus, poderá fazer a transferência, mas receberá apenas 50 mil pontos.

Isso não acontecia anteriormente e está causando revolta nos clientes, sendo que muitos estão inclusive cancelando o cartão de crédito. Como você sabe, o mercado de milhas aéreas está inflacionado, então hoje precisamos de muito mais milhas do que no passado. A TAP, inclusive, aumentou sua tabela recentemente. Juntando a defasagem com a inflação, o cliente sai perdendo. Vale lembrar que essa defasagem não existia na época do Membership Rewards (exceto em Delta e Emirates, que era 1 para 0,8), por isso a insatisfação dos clientes com a Livelo é grande. Nos EUA, não há defasagem, e você pode conferir que há inclusive mais parceiros, clicando aqui.

O que fazer?

Conforme já comentamos aqui, está cada vez mais difícil confiar nos programas de fidelidade, que alteram as regras ao seu bel prazer, e ainda passam aos clientes informações distorcidas, querendo mostrar que houve melhoria, quando na verdade quem entende do assunto sabe que o que ocorreu foi um piora significativa. Ninguém fiscaliza e os clientes não têm com quem reclamar.

E a anuidade? Claro que continua no mesmo valor. Perdemos benefícios, como o Sem Parar e o Travel Assistance. A queda no nível do atendimento foi grotesca. Era um cartão mais exclusivo, geralmente mediante convite, e hoje se popularizou, sendo possível até sua solicitação através de consultores. O aplicativo do Bradesco é muito ruim. O cartão oferece poucas salas vips (muitas foram tiradas nos últimos anos) e não oferece o Priority Pass, que é oferecido para nossos vizinhos argentinos e chilenos. E, com certeza, se formos reler os quase 10 mil comentários na matéria do cartão, lembraremos de outros benefícios.

Como você pode protestar? Cancelando o cartão de crédito. Essa é a melhor maneira de fazer a sua parte. Os bancos só sentem quando há cancelamentos, afinal, isso afeta seus lucros.
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

JPSAL Mensagens: 778
Ter Abr 03, 2018 12:59 pm
Tenho certeza que o Bradesco não fez isso sem a anuência da American Express lá fora.

Mas também acho que os benefícios e a exclusividade que já foram do TPC vão acabar no Aeternum.

viajante Mensagens: 1090
Ter Abr 03, 2018 1:09 pm
Todos queremos outras opcoes, ninguem aguenta mais a "mafia" dos programas nacioais, poderiam ter feito algo bom com 1:1 mas preferiram estragar tudo.

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Ter Abr 03, 2018 1:19 pm
Cenário cada vez mais perturbador com tanta infidelidade nos programas de fidelidade, sejam eles bancários ou aéreos

Avatar do usuário
brunopinhero Mensagens: 260
Ter Abr 03, 2018 2:09 pm
Acúmulo de milhas se tornou um negócio forte e lucrativo, os emissores de cartão estão se reorganizando para não saírem "perdendo" com isso. Como se diz na internet, essas perdas são só a ponta do iceberg e muito ainda está por vir.

Fóruns e blogs aos montes, ensinando as arte manhas para negociar anuidade de cartões. Simplificando, milhas acabam saindo de graça e invertendo então as coisas, e como se um banco (que visa lucro) estivesse pagando para usarmos um produto deles.

Se milhas geradas fossem estritamente utilizadas para voar ou resgatar produtos pelo próprio titular dos cartões, esse tipo de coisa não estaria acontecendo, ao menos não com tanta velocidade.

A partir da hora que se perde dinheiro/lucro, não existe amizade, fidelidade, camaradagem...
É assim em nossas vidas, vai ser sempre assim no resto do mundo.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Abr 03, 2018 2:20 pm
O grande problema que afeta o mundo das milhas hoje são as empresas, que vendem milhões de milhas para seus clientes. Isso afeta principalmente o viajante comum, que não consegue usar suas milhas suadas quando precisa.

Quando perguntei ao CEO da Livelo o que eles faziam para combater o comércio de milhas, eles desconversou. Nada é feito e com isso a inflação só aumenta. O viajante comum é prejudicado. Os bancos e programas de fidelidade estão longe de terem qualquer prejuízo.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Abr 03, 2018 2:23 pm
Se pensarmos bem, quem sabe o que é Iberia Plus? Executive Club? Club Premier? Etihad Guest? 0,01% da base de dados dos bancos, com certeza. A maioria usa o feijão com arroz: Smiles, Multiplus, TudoAzul e Amigo.

Eu vejo, principalmente nos grupos de WhatsApp, como as pessoas não sabem nada de nada. Tem muita gente achando que tem determinado benefício, mesmo anos depois do banco já ter cancelado ele.

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Ter Abr 03, 2018 2:36 pm
Livelo vive do comércio de milhas! Sem o comércio qual seria o sentido de vender 500 mil milhas a cada 3 meses para um único usuário que já está em um clube arrecadando de 100 a 240 mil outras?

Programas de fidelidade não existem mais.

Avatar do usuário
Einstein Mensagens: 739
Ter Abr 03, 2018 3:16 pm
Como você pode protestar? Cancelando o cartão de crédito. Essa é a melhor maneira de fazer a sua parte. Os bancos só sentem quando há cancelamentos, afinal, isso afeta seus lucros.
Concordo que o cancelamento é o melhor dos protestos, porém concluí que não existe no mercado brasileiro nenhum cartão que possa substituir o TPC, visando acumulo de milhas e viagens. Faltam alternativas. Em termos de benefícios e atendimento, o Porto VI é o melhor cartão atualmente, com PP e LK, mas ele não se mostra uma boa opção pra quem visa ganho turbinado de milhas.

A Livelo ainda é a única plataforma que permite enviar, mesmo com o deságio de 2:1, milhas para diversas companhias aéreas estrangeiras, que não existem em nenhum outro programa. O que mais se aproxima da Livelo é o Esfera, que permite envios a Ibería/BAEC. O resto só permite as companhias aéreas nacionais. O clube e a possibilidade de compra de pontos tornam ainda o programa bastante atrativo para os milheiros.

Acredito que o Diners seria uma boa alternativa ao TPC, pelo acesso as diversas salas VIP no mundo, mas ele peca pela baixa pontuação (1,5 x 2,2 do TPC). Elo Nanquim seria trocar 6 por 5, pois sua aceitação no exterior é sofrível, além do acesso as salas VIP serem pagos lá fora.

Vejo uma lacuna no mercado, pois não existe um cartão que ofereça bons benefícios + boa plataforma na geração de milhas. Talvez o Bradesco saiba disso e com o Aeternum o objetivo seja preencher essa lacuna.

Esperemos pra ver.

gluca Mensagens: 383
Ter Abr 03, 2018 4:53 pm
@Gabrieldias,
Parabéns pela criação deste tópico, mais uma vez o falando de viagem esclarecendo seus leitores para que não sejam enganados.
Quero complementar fazendo 2 ponderações
1. As pessoas são realmente muito desinformadas ou desinteressadas sobre o que estão pagando e o que tem direito e no caso dos cartões e das milhas isso ocorre num grau muito mais elevado.
2. Eu acho que para muitos não caiu a ficha ainda que o Livelo é resultado da concentração bancária e está querendo criar uma igual concentração no mercado de milhas de forma muito nociva para o consumidor e este não se deu conta disso, toda concentração ao eliminar concorrência gera abuso e desrespeito, pois se compara ao totalitarismo, temos que ter cuidado porque estamos no meio dessa metamorfose no mercado de milhas, a Livelo nada mais é do que uma empresa que comercializa milhas com uma imagem travestida de ser um ótimo negócio para os consumidores e veio para tentar quebrar os outros programas de fidelidade; é de propriedade dos 2 maiores emissores de cartões do país e detentores de imenso poder econômico.
Posto abaixo para apreciação e reflexão a célebre frase de Sam Walton fundador do Walmart que postei no tópico do cartão itaucard multiplus mastercard black semana passada:
"Existe apenas um chefe, o cliente. E ele pode demitir todos na empresa, desde o presidente, simplesmente gastando o dinheiro em outro lugar"
Por enquanto vivemos num país democrático e na democracia o poder emana do povo, porém este tem que ser esclarecido e unido, estamos todos no mesmo barco e temos que remar juntos e não ficarmos uns batendo nos outros com o remo.
Eu cancelei meu TPC hoje que possuia desde 1997 e para mim foram 3 alegrias: uma quando fui convidado para o cartão e duas quando o cancelei





Booking.com

Voltar para “American Express”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 19 visitantes


Anúncio