Vale a pena ter um cartão de crédito Mastercard?

Troca de informações, benefícios e dúvidas gerais sobre cartões de crédito da bandeira Mastercard.

GabrielDias Mensagens: 41505
Seg Jul 27, 2020 9:58 am
Imagem

Há 10 anos escrevo sobre cartões de crédito no Falando de Viagem. No começo, gostava bastante da bandeira Mastercard - eu tinha um Mastercard Black na época. Os anos foram se passando e o mercado mudou bastante. Atualmente, prefiro a bandeira Visa - eu tenho um Visa Infinite. Quem acompanha o FDV sabe que não sou fã da Mastercard, pois acho que a empresa meio que parou no tempo, e deixou de apresentar diferenciais no mercado. Em outras palavras: se acomodou. Sempre faço críticas racionais e não passionais sobre a empresa, baseado em dados reais.

O motivo disso? Confesso que não sei, mas a Mastercard é líder no mercado brasileiro. Os dados do Banco Central do Brasil ainda estão sendo atualizados para 2019, mas nos arquivos de 2018 é clara a liderança:
- Mastercard: 55 milhões de cartões ativos;
- Visa: 34 milhões de cartões ativos;
- Elo: 4 milhões de cartões ativos;
- Hipercard: 3 milhões de cartões ativos;
- American Express: 400 mil cartões ativos.

A diferença é grande. É gigantesca. Eu acredito que em 2019 a Visa e a Elo tenham diminuído essa diferença, mas não acredito que a Mastercard tenha perdido a liderança. Um dos trunfos da Mastercard são os seus bons acordos com os bancos. Até pouco tempo, as emissões no Santander eram privilegiadas para a Mastercard, mas a Visa inverteu o jogo. Nas cooperativas de crédito, a Mastercard ainda domina.

Sempre que me pedem opinião, eu quase sempre indico um cartão Visa, mas preciso reconhecer que a Mastercard tem cartões interessantes, onde ganha disparadamente dos seus concorrentes.

Mastercard para acumular milhas aéreas

O melhor cartão de crédito do Brasil para acumular milhas aéreas é um Mastercard Platinum - sim, não é um Black. O cartão de crédito Pão de Açúcar Itaucard 2.0 Mastercard Platinum. A grande sacada do cartão foi oferecer a taxa de conversão baseada no real ao invés de ser baseada no dólar americano, como na imensa maioria dos cartões. Você acumula 1 ponto a cada R$ 1,00 gasto com seu cartão.

Mastercard para uso no exterior

Esses são os melhores cartões de crédito, pois não lhe cobram nada a mais nas compras internacionais. Repare que todos são Mastercard, com exceção de um solitário Visa Platinum.

- Cartão de crédito Sicoobcard Mastercard Black
- Cartão de crédito Sicoobcard Merit Mastercard Black
- Cartão de crédito Sicoobcard Visa Platinum
- Cartão de crédito Sicoobcard Mastercard Platinum
- Cartão de crédito Sicoobcard Vooz Mastercard Gold
- Cartão de crédito Unicred Mastercard Black
- Cartão de crédito Unicred Mastercard Platinum
- Cartão de crédito Pão de Açúcar Itaucard 2.0 Mastercard Platinum
- Cartão de crédito Pão de Açúcar Itaucard 2.0 Mastercard Gold

No caso do Sicoob e Unicred, todos os cartões do banco adotam o spread zero. No caso do Itaú, o spread é consideravelmente mais alto, e apenas os cartões Pão de Açúcar Itaucard 2.0 Mastercard Internacional, Gold e Platinum não cobram o spread.

Mastercard para acesso às salas VIP

A maioria dos cartões que oferecem acessos ilimitados e gratuitos às salas VIP são da bandeira Mastercard. O motivo é fácil de entender: o monopólio com as cooperativas de crédito, que emitem esses cartões.

Leia também: Visitas ilimitadas às salas VIP com cartões de crédito

Pensando na variante Platinum, a Visa leva vantagem, pois oferece o acesso, ainda que pago. Com o Mastercard Platinum você não pode acessar nem pagando. As variantes Internacional e Gold não oferecem acesso. O mesmo ocorre com o Elo Grafite, também concorrente do Mastercard Platinum, que oferece acesso mediante pagamento.

E os outros cartões Mastercard?

Em geral, eu não recomendo. Em termos de benefícios e ofertas, acho que os cartões Visa Internacional, Visa Gold, Visa Platinum e Visa Infinite são mais completos. O Elo Mais, Elo Grafite e Elo Nanquim também são interessantes.

No comparativo Visa Platinum com Mastercard Platinum, a vitória é fácil para a Visa. O Elo Grafite leva grande vantagem em relação ao Mastercard Platinum. Para entender melhor, recomendo ler as duas comparações que fizemos.

Leia também:
- Visa Platinum ou Mastercard Platinum: qual é o melhor cartão de crédito?
- Elo Grafite ou Mastercard Platinum: qual é o melhor cartão de crédito?

O Mastercard é bem aceito no Brasil e no exterior?

Sim, é. Nesse quesito, apenas a Visa está de igual para igual com a Mastercard. Elo, Diners Club e American Express são bem problemáticos.

E-books: Guia de Cartão de crédito e Cartão de crédito para Viajantes

No passado, você perdia dinheiro para os bancos. Hoje, você ganha dinheiro dos bancos usando todos os benefícios dos cartões de crédito. Milhas aéreas (para usar e/ou vender), cashback (dinheiro de volta), seguros, proteções, salas VIP, chip de internet, traslado para o aeroporto, Concierge, upgrade e convites exclusivos são alguns dos motivos para você ter um bom cartão de crédito. Dá até para ter uma renda extra vendendo milhas!

São 2 e-books pelo preço de 1 (valor promocional):
- Guia completo de cartão de crédito;
- Cartão de crédito para viajantes.

Compre o seu agora e comece a transformação na sua vida financeira: https://fdv.im/ebookcartoes

Os grupos pagos do Falando de Viagem no WhatsApp

- Cartões, Milhas e Viagens (R$ 39,90 mensal - todos os níveis de conhecimento): esse é o grupo mais completo, com a mentoria diária do Gabriel Dias. Divulgação de promoções, estratégias, oportunidades em vários setores e suporte individualizado (inclusive no privado). Faça a inscrição clicando aqui.

- Cartões de crédito PRO (R$ 10,00 mensal - nível de conhecimento avançado): discussões entre os membros de estratégias avançadas, além de divulgação de promoções e oportunidades em primeira mão. Não é um grupo onde tem a mentoria do Gabriel Dias e tampouco o bê-á-bá. Faça a inscrição clicando aqui.

- Tudo sobre as salas VIP (R$ 10,05 trimestral - todos os níveis de conhecimento): grupo para falarmos sobre as salas VIP no Brasil e no mundo. Os principais gestores de salas VIP do Brasil estão nesse grupo. Os membros podem ser convidados para conhecer os lounges e recebem descontos nos passes de acesso. Faça a inscrição clicando aqui.

- Como tirar o visto americano (R$ 99,00 - pagamento único): grupo para quem deseja tirar pela primeira vez ou renovar o visto americano. Assessoria para orientações no agendamento, preenchimento dos dados, informações e dicas para a entrevista. Faça a inscrição clicando aqui.

- Promoções Premium (R$ 10,00 mensal): grupo para quem deseja receber as melhores ofertas da internet, de todos os setores, para economizar muito no dia a dia. Faça a inscrição clicando aqui.

Vale ou não vale a pena ter um cartão de crédito Mastercard?

Depende. Se for para ter um PDA, focando no acúmulo de milhas aéreas, vale a pena. Em paralelo, vale ter o Visa Infinite para comprar a sua passagem aérea e para os benefícios em viagem, que são melhores. Se você viaja muito ao exterior ou faz muitas compras internacionais em sites, também vale ter um Mastercard. Também vale a pena ter um Mastercard Black com acesso ilimitado às salas VIP - sem pagar anuidade.

Resumo: alguns cartões selecionados são interessantes, mas no geral recomendo outras bandeiras.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boas compras!

E você, tem quantos cartões de crédito? Todos são realmente necessários ou você tem cartões ativos sem necessidade? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem
Conheça os grupos pagos do Falando de Viagem no WhatsApp: https://fdv.im/grupospagos
homersimpson Mensagens: 99
Seg Jul 27, 2020 4:23 pm
Já tive o MB e resolvi cancelar ano passado. Não vejo realmente benefícios. O que salva ainda é aquela sala no T3 de GRU, mas tem salas melhores por lá. Hoje mantenho o VI, END e TPC.
pauloleo Mensagens: 5474
Seg Jul 27, 2020 5:12 pm
Eu mantenho os Mastercard que não posso ter na bandeira Visa: PDA, AAdvantage e Inter.
Eu também prefiro a bandeira Visa.
Lincolns Mensagens: 1475
Seg Jul 27, 2020 8:14 pm
Eu tenho cartões com as três bandeiras. Cada uma é utilizada na melhor maneira possível. Mas nem todos podem ter três variantes. Então, ainda prefiro Visa.
ralacerda Mensagens: 874
Seg Jul 27, 2020 8:42 pm
Só mantenho o Black porque não pago nada a mais e tem a sala vip de Guarulhos.
---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
Ter Jul 28, 2020 2:22 pm
Meu texto ficou desatualizado - felizmente! Agora temos o Visa Infinite nas cooperativas de crédito. É a Mastercard perdendo terreno mais uma vez.

Cartão de crédito Unicred Visa Infinite https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?t=19333" onclick="window.open(this.href);return false;
Conheça os grupos pagos do Falando de Viagem no WhatsApp: https://fdv.im/grupospagos
BobBatera Mensagens: 443
Ter Jul 28, 2020 3:49 pm
Ainda vale, mas somente se for sem anuidade, para usar os pontos do surpreenda e tomar um Gin no lounge 2 em GRU.
Sem falar no PDA, é claro. Tudo Azul também é razoável. AA e Inter também, como outrora citado.
Mas que a Mastercard parou no tempo, parou.
pauloleo Mensagens: 5474
Ter Jul 28, 2020 6:36 pm
Agora o AA está ruim pra creditar os pontos hein? Fecha nova fatura minha hoje e não caíram os pontos da fatura anterior até agora, isso está me incomodando bastante.

No cobrand da Delta que tenho nos EUA, os pontos caem no dia em que a fatura fecha, muito melhor.
Qua Set 02, 2020 4:31 pm
Mastercard tem 66 milhões de cartões ativos. Visa tem 37 milhões. Por isso a Mastercard está sossegada - não vê nenhuma ameaça e faz o que quer.

Booking.com

Voltar para “Mastercard”