Celular entra na cota da alfândega?

Troca de informações sobre alfândega no Brasil.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qui Nov 20, 2014 9:14 am
Imagem

A cota da alfândega está totalmente ultrapassada e US$500 é muito pouco, mas felizmente alguns itens são considerados de uso pessoal, como o telefone celular. Com isso, você pode comprar um na sua viagem ao exterior e trazer ao Brasil sem pagar um centavo de imposto, independentemente do valor.

É importante destacar que há algumas regras para você não pagar o imposto, são elas:
- O celular precisa ter sido usado durante a viagem.
- Ele não pode vir lacrado ou com sinais de que não foi usado.

A normativa da Receita Federal é bem clara:
§ 1º Os bens de caráter manifestamente pessoal a que se refere o inciso VII do caput abrangem, entre outros, uma máquina fotográfica, um relógio de pulso e um telefone celular usados que o viajante porte consigo, desde que em compatibilidade com as circunstâncias da viagem.
Geralmente os viajantes cometem erros, por isso precisam pagar o imposto. O erro mais comum é levar um celular do Brasil e voltar com dois. Nesse caso você realmente terá que pagar o imposto.

Você também nunca poderá voltar com um celular lacrado, na caixa. É possível trazer a caixa sem problemas, mas desde que haja sinais de que o aparelho foi usado.

Se você estiver dentro das regras não precisará declará-lo, mesmo sendo acima de US$500. Caso não tenha outro produto para declarar poderá passar pela fila de isenção sem problemas.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boas compras!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Nov 20, 2014 10:08 am
Eu tese, vc PODERIA até trazer um celular modelo Liberace, isto é, cheio de frescuras e penduricalhos, tais como, uma edição especial do Iphone 6 plus, com assinatura póstuma do Steve Jobs, cravejado de diamantes, e com estrutura em ouro 24 quilates... comprado pela bagatela de 35 milhões de dólares..( sendo o custo de 1 milhão pelos penduricalhos e 34 milhões por causa da assinatura póstuma)... ;)
Idem para um Rolex.. no valor que vc quiser...

Mas, temo que o termo "desde que em compatibilidade com as circunstâncias da viagem" acabe criando embaraços lá na Alfândega...

aabagge1 Mensagens: 527
Qui Nov 20, 2014 10:18 am
outro dia, em algum tópico do forum, lembro vagamente de uma situação onde o fiscal taxou um casal que estava trazendo o enxoval de um bebê, pelo fato de ele ainda estar na barriga da mãe.

pois bem, a partir de que idade um bebê ou criança é considerado viajante para usufruir da cota de USD 500.00 ???? e isenção para bens de uso pessoal???

ok que tem a consideração de que "os bens de caráter manifestamente pessoal" seja razoavelmente compatível com a duração / circunstancia da viagem, mas como definir se um enxoval é ou não compatível com a viagem do pequeno.

ainda, poderia trazer um relogio e um celular para um pequeno? a partir de que idade? meu sobrinho de 2 anos maneja razoavelmente bem o celular da avó dele...rs. exagero meu, mas a partir de uns 4 ou 5 anos penso ser viavel um pequeno ter seu proprio celular.

não encontrei informação relativa a idade de viajante. se alguem tiver a informação, agradeço.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Nov 20, 2014 10:21 am
Até onde eu sei a partir de qualquer idade. A criança só não pode trazer bebidas e cigarros. De resto tem a mesma cota que a gente.

Da mesma forma que uma vó pode trazer uma Casa da Barbie para a neta, a neta pode levar um notebook para a vovó, tudo dentro da cota, sem pagamento de imposto.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Nov 20, 2014 12:51 pm
O dia que bebê na barriga tiver direito a bens pessoais e cota de US$ 500.00, se a Sra. Zardox concordar, nós encomendamos mais um filho...
Aí, na hora de passar pela Alfândega, eu vou dizer que ela está esperando quintuplos... logo é só X por 5... :lol:

FredericoLuna Mensagens: 14
Qui Nov 20, 2014 1:14 pm
Será que se eu trouxer dois iPhones iguais e só declarar um posso ter problemas? Sendo um lacrado e outro em uso...

Vi um relato no fórum de uma pessoa que trouxe dois iPhones, declarou um e quando o fiscal viu que ele estava com outro não declarado taxou os dois.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Nov 20, 2014 3:39 pm
Sim, está certíssima a taxação. Só pode trazer um sem pagar imposto se for o único. Veio com dois tem que arcar com o risco :)

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Nov 20, 2014 6:48 pm
É um critério meio estranho.

Eu posso trazer até $500. Se passar disso, não declarar e for pego, pago imposto e multa sobre o que exceder os $500.

Eu posso trazer 1 celular. Se trouxer mais, não declarar e for pego, serei taxado sobre ambos.

Não vejo o menor sentido nisso.

aabagge1 Mensagens: 527
Sex Nov 21, 2014 7:26 am
CIDE, IOF, PIS, COFINS, IR, II, IPI, ..., como diz o "velho deitado", não existe almoço grátis.

abs.

__________________________________________________________________________________
Tributaristas apostam em alta do IOF e da taxa de importação

Para Roberto Piscitelli, professor de Finanças Públicas na Universidade de Brasília (UnB), o mais provável é que o governo federal se limite a aumentar os tributos regulatórios, mexendo, por exemplo, no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). “Os brasileiros estão gastando muito no exterior e uma hora o governo pode taxar mais a compra de moeda, como já fez com os cartões”, diz. Enquanto a alíquota de IOF sobre as despesas com cartão de crédito e débito no exterior subiu nos últimos anos, chegando a 6,38%, a compra de dinheiro vivo ainda paga 0,38%.

O tributarista Gilberto Amaral, coordenador de estudos do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, acredita que o governo se verá tentado a elevar o Imposto de Importação. “Além de não precisar de autorização do Legislativo, o governo poderá alegar que está protegendo a indústria nacional.”

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Sex Nov 21, 2014 9:54 am
O ideal sair do Brasil sem telefone, comprar o novo e já começar a utilizar. Dessa forma não tem problema algum quando voltar.





Booking.com

Voltar para “Alfândega”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio