Alfândega | Apreensão de Mercadorias | Perdimento

Troca de informações sobre alfândega no Brasil.
soares Mensagens: 504
Seg Ago 22, 2016 10:24 am
Valeu hugomarcio,
vou falar com meu amigo. Não sei se ele está disposto a recorrer aos meios judiciais, pois terá que levar em conta os custos da ação.

caducatem Mensagens: 245
Seg Ago 22, 2016 11:53 am
Em resposta ao Fabio,

a questao nao é vc trazer roupas de lojas diferentes com tamanhos diferentes... seu caso S em uma M na outra ou L na outra... mas vc trazer a mesma camisa com 3 ou 4 tamanhos diferentes e isso ocorrer com outras peças tb...

uma vez fui a NY e de la ao outlet de NJ. na loja da Tommy (dolar a 2,20) os preços estavam absurdamente baixos quando se comprava acima de 500US (cupom sobre cupom em peças de liquidação) e cai na besteira de juntar minhas compras com a de uma colega so pra chegar ao valor de 500US... e ainda trazia camisas iguais para meu irmao... tipo isso: mesma camisa XL, L e M.

O mesmo acontecendo para 4 ou 5 camisas iguais... na hora de pagar, a atendente chamou a gerencia e ela me interpelou dizendo que parecia compra para revenda... Sim, na loja da TOMMY (outro contexto, dolar baixo e muito brazuca comprando la e revendendo no BR)

Expliquei o ocorrido e a gerente nao acreditou muito mas me deu um papel explicando que a revenda era contra a politica da empresa etcetc... imagine isso na alfandega?! Seria barrado na hora...

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Ago 22, 2016 11:58 am
Caducatem, você está certíssimo.

Fui responder o Soares, e esqueci do comentário do Fábio. Mas é isso mesmo, o problema é trazer roupas iguais, com números/cores diferentes. Isso sim leva à presunção de comércio.

Agora, se você passou 1 semana nos EUA e está voltando com 20 camisetas, todas diferentes mas no seu número, o que pode acontecer é que elas não se enquadrem como bens de uso pessoal (quantidade incompatível com o tempo da viagem), vindo a integrar a cota, e se for o caso pagar o imposto devido.

caducatem Mensagens: 245
Seg Ago 22, 2016 12:44 pm
Concordo amigo,

Acho inclusive que os fiscais da receita nos aeroportos sao - em alta maioria - bastante compreensivos com muita coisa... salvo no caso de fiscais recém-empossados que estão ávidos por mostrar serviço e tal.. ou nas greves brancas que eles fazem, onde tudo se analisa e segue-se à risca a pior interpretação da lei...

Recentemente caí na besteira de ajudar um familiar e trazer uma peça de carro do exterior. Na alfandega fui informado que nao era permitido trazer isso na bagagem e que teria de importar "legalmente". Informei que nao sabia e que minha preocupação era apenas com o valor pra nao estourar a cota e tal e após mostrar minha conta no Ebay o valo pago no paypal e abrir (espontaneamente) minhas malas para provar que nao mentia - fui liberado, mas advertido...

Enfim... ao que parece, o bom senso existe ali...

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Ago 22, 2016 12:50 pm
Acredito também que eles não sejam nem um pouco tolerantes quando o viajante cria caso e desacata o fiscal. Aí devem até passar pente fino no cabelo da pessoa!

Lembram do que disse o fiscal entrevistado pelo FDV? http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=224&t=7458" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Alfândega”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio