Alfândega no Aeroporto de Foz do Iguaçu para voos nacionais

Troca de informações sobre alfândega no Brasil.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Ter Ago 15, 2017 9:43 am
Imagem

Sim, você não leu errado: você vai ter que passar pela alfândega no Aeroporto de Foz do Iguaçu (IGU) ao deixar a cidade. Geralmente, o controle realizado pela Receita Federal acontece em voos internacionais, na chegada ao Brasil, mas lá, por ser possível acessar por via terrestre dois países - Argentina e Paraguai -, eles fazem a inspeção dos viajantes também na saída.

Veja o relato do nosso leitor:
No Aeroporto de Foz do Iguaçu 100% das bagagens passam pela inspeção de raio-x da Receita Federal. Caso detectem produto/mercadoria na bagagem eles pedem para abrir as malas. Aí é que está o problema: se o passageiro comprou uma mercadoria de US$500 e não pagou pelo excesso na Aduana da Receita Federal na fronteira, a mercadoria fica retida e não adianta reclamar. Não há a alternativa de pagar pelo imposto sobre o valor excedente, pois a Receita Federal alega que o imposto somente poderia ter sido pago na Aduana da fronteira. Falo de mercadoria ou produto não divisível.

Ano passado estive em Foz do Iguaçu com um grupo de amigos. Um dos meus amigos comprou produtos eletrônicos que excederam a cota, dentre os quais um skate elétrico (power board) e um kit multimídia para carro. O mais incrível é que ele havia despachado pelos correios o skate elétrico, que custou cerca de US$220. O kit multimídia custou cerca de US$300, mas ele não havia declarado nenhum desses produtos na Aduana. No raio-x do aeroporto eles pediram para ele abrir a mala e ao localizarem o kit multimídia pediram a declaração da Aduana. Como ele não tinha, o produto ficou apreendido. Ele questionou que estava dentro da cota, mas a Receita Federal informou para ele que constava no sistema deles um skate elétrico despachado pelos Correios.

Eu também havia comprado um skate elétrico, que também despachei pelos correios, mas a funcionária dos Correios me disse que todos os produtos comprados no Paraguai passam pela inspeção da Receita Federal antes de serem enviados ao destino. No meu caso não tive problemas porque não havia comprado mais produtos que extrapolasse a cota de US$300.

Não sei se fui claro, mas se tiver acima da cota, a melhor coisa a se fazer é parar na Aduana da fronteira e declarar o que estiver em excesso para não ter surpresas desagradáveis no aeroporto.

Apenas por curiosidade: skate elétrico não é aceito para embarque em nenhuma companhia aérea e muito menos por qualquer transportadora terrestre. Somente os Correios aceitam este tipo de encomenda. Segundo relato do pessoal da rede hoteleira, há riscos de explosão deste produto (bateria não confiável). Não me pergunte porque não sei como os correios aceitam, afinal, eles precisam usar algum meio de transporte para entregar. Imagino que seja por caminhões próprios.
Leia também: 12 mitos sobre a alfândega

Boa viagem!

E você, conhece Foz do Iguaçu? Passou pela alfândega? Teve problemas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Ago 15, 2017 10:44 am
Eu não sabia disso e descobri em Foz.
Comprei vários vinhos na Argentina e eles estavam na mala de mão. Se não me engano 12 garrafas. Eles pediram para abrir a mala, contaram as garrafas e tudo certo (não pediram para ver a NF).

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Ago 15, 2017 6:52 pm
Nunca poderia imaginar que os Correios informam à alfândega sobre as coisas despachadas por eles.

davilenz Mensagens: 514
Seg Out 16, 2017 2:11 am
Será que é legal esse tipo de fiscalização dentro do próprio país?

Conheço uma pessoa que viajou para Foz, sequer visitou o Paraguai, e no checkin do voo de volta teve o laptop (claramente usado) apreendido porque não estava com a nota fiscal, e ela nem imaginava que isso poderia ser exigido num voo nacional. Depois ela apresentou a nota na Receita de SP e conseguiu recuperar o laptop, mas foram semanas sem o aparelho.

Quando eu visitei Foz não encontrei a nota do meu laptop e então achei melhor nem levá-lo, o que me gerou transtornos e atrapalhou muito a apresentação de algumas palestras.

Ajudante Mensagens: 18088
Seg Out 16, 2017 8:28 am
Olá davilenz,

Vamos buscar a regulamentação sobre o assunto, ok?

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Out 16, 2017 8:39 am
davilenz,
Fui recentemente para Foz, eu e meu marido com laptop e não solicitaram nada para nenhum dos 2. Tive inclusive que tirá-los da mala para passar no Raio-X.

davilenz Mensagens: 514
Seg Out 16, 2017 9:30 am
Isso ocorreu com um amigo em 2014. Imagino que o fiscal possa exigir a nota de qualquer bem superior a 300 dólares (a cota terrestre).

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Jul 26, 2019 7:24 am
Passei essa semana duas vezes nessa imigração. Um fiscal estava bem atento a tudo, mas não fiscalizava ninguém. Apenas olhava o raio-x. Eu entrei, fiz o check-in, sai da área, e depois passei de novo. Mesmo com notebook, câmera e outros eletrônicos na mochila não fui fiscalizado.





Booking.com

Voltar para “Alfândega”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Anúncio