Cobrança de imposto sobre mercadorias durante conexão na alfândega do México

Troca de informações sobre alfândega no Brasil.
Marylam Mensagens: 10
Seg Mar 19, 2018 1:35 pm
Pessoal,

Fazendo uma escala no México vindo de Las Vegas fui obrigada a passar por uma "revista" nas malas que iria despachar para o Brasil. O funcionário perguntou se tínhamos as Notas Fiscais do que tínhamos nas malas (estávamos eu e minha irmã) e se o que estávamos portando ultrapassasse a cota de $500 (quinhentos dólares) para cada uma teríamos que pagar imposto para o México. Como havíamos comprado roupas, brinquedos e tênis (nenhum eletrônico, nenhum relógio, nenhuma máquina), apenas camisetas, calça, uns três tênis e três bonecas.

As notas ultrapassaram os quinhentos dólares e eles nos cobraram 12% de imposto sobre o que ultrapassou. Tivemos que pagar no ato o valor apontado. Só que não íamos ficar no México, era só uma escala para pegar o voo para o Brasil. É correta essa cobrança ? Ficamos sem ação pois não sabíamos o que fazer. Apenas obedecemos, sob risos e gracinhas dos funcionários e fomos obrigadas a pagar 140 dólares para sair da tal "revista" com nossas malas.

Alguém já passou por isso?

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

bftandrade Mensagens: 477
Seg Mar 19, 2018 6:28 pm
Mas vocês passaram pela imigração e fizeram um novo check-in? Ou isso foi antes da imigração na área restrita?

Marylam Mensagens: 10
Seg Mar 19, 2018 9:23 pm
Sim, passamos pela imigração e seguimos para pegar as malas pois elas não viriam diretamente para o Brasil que era nosso destino final. Assim que pegamos as malas um funcionário já veio e nos direcionou para essa revista. Fizemos novo check in depois disso para o voo Mexico-Guarulhos.

cecconello Mensagens: 143
Ter Mar 20, 2018 3:35 am
Já aconteceu comigo, mas de maneira diferente.

Eu fiz um voo do Brasil para Miami, fiquei alguns dias e fiz algumas compras. Depois fiz um voo Miami-Cancún, onde fiquei mais alguns dias, e tive minhas malas revistadas e a cobrança do imposto.

A revista realmente é muito estranha pois não há privacidade nenhuma e os funcionários fazem muito deboche.

bftandrade Mensagens: 477
Ter Mar 20, 2018 8:44 am
Vc deve ter comprado trechos da viagem separados e precisou dar entrada no México. Se legislação limita entrada de produtos em 500 dólares não tem o q ser feito. Aconteceria o mesmo aqui no Brasil se um estrangeiro fizesse conexão precisando passar por imigração

emmanuelkalispera Mensagens: 2457
Ter Mar 20, 2018 8:54 am
História cabulosa essa, hein?

Avatar do usuário
Cristyan Mensagens: 2852
Ter Mar 20, 2018 9:26 am
Marylam,

Se fez a imigração, você entrou oficialmente no país e lá poderiam ficar. Então, creio que não há nada de errado.

Se fosse uma simples conexão, obviamente isso não teria acontecido. Por estas e outras é preciso prestar atenção na hora de comprar as passagens. Provavelmente sua passagem foi emitida em 2 trechos separados, que forçou você a fazer novo checkin no México.

soares Mensagens: 504
Ter Mar 20, 2018 11:22 am
Vivendo e aprendendo. Então esse é mais um cuidado que se deve tomar ao comprar passagens em vôos com escala.

bftandrade Mensagens: 477
Ter Mar 20, 2018 12:12 pm
Deve ter sido passagem comprada em agência e acharam o melhor preço comprando trechos separados....

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Mar 20, 2018 1:59 pm
Aqui no Brasil sempre vejo muita reclamação contra o pessoal da Receita...
Eu não tenho que reclamar... primeiro porque nunca me tributaram em nada e olha que eu já chutei o balde nas compras...
Segunda, porque na única vez que abriram parte de minhas malas, foram extremamente respeitosos, gentis e compreensivos para o fato de eu ter extrapolado, aparentemente, o limite de US$ 500.00... mas era claro que a finalidade não era comercial... apenas mais um turista gastador....rsrs...





Booking.com

Voltar para “Alfândega”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio