Informações para viagens
Alfândega

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]

Página 1 de 1 [ 6 mensagens ] 

Mensagem não lidaPublicado: Sex Nov 30, 2018 7:43 pm 
 Atualizado: Sex Out 18, 2019 3:09 pm 
Imagem

O Aeroporto de Brasília (BSB) é um ótimo hub nacional, mas não tinha muitas opções de voos internacionais. Isso mudou com a chegada dos voos da GOL Linhas Aéreas para Orlando e Miami, que são diários. Além disto, em 2019, a companhia aérea também terá voos para Cancún. Eu, por exemplo, nunca tinha feito um voo internacional saindo de Brasília, pois sempre uso GIG e GRU.

Leia também: Fiscal da alfândega me chamou pelo nome e me enviou para a inspeção de bagagem no GIG

Embarquei para os EUA no voo inaugural da GOL saindo de Fortaleza, mas a minha volta foi por Brasília, que é uma rota melhor e, no caso de longa conexão, tem sala VIP para o uso, ao contrário do Aeroporto de Fortaleza, que é caótico. Minha volta foi: MCO-BSB-GIG. A minha conexão em BSB era de uma hora, mas deu tudo certo.

Leia também: Como é o voo direto da GOL Linhas Aéreas de Fortaleza para Orlando

Minhas malas foram as primeiras a chegarem à esteira. Voltei sozinho, com duas malas grandes, além de duas sacolas da Disney com brinquedos, e uma mochila. Havia um oficial da Receita Federal na fila, que falava individualmente com cada passageiro. Para mim, ele perguntou se eu tinha algo a declarar, e eu respondi que não. Ele me encaminhou para o raio-x.

São dois aparelhos de raio-x, tanto para as malas, quanto para os passageiros. É preciso colocar todas as malas, bolsas, mochilas e sacolas no raio-x. Depois, você precisa tirar tudo dos bolsos e passar pelo raio-x corporal. Após isso, três coisas podem acontecer:
- Você ser liberado direto;
- Haver alguma checagem de eletrônico ali mesmo;
- Você ser direcionado para outro local, para abertura e conferência das malas.

No meu caso, a fiscal identificou um notebook na mochila, e perguntou se era novo. Eu disse que não era novo e peguei o DARF para mostrar a ela, pois quando comprei efetuei o pagamento do imposto no retorno ao Brasil. Ela verificou se a marca do notebook batia com a mesma marca descrita no DARF, mas não verificou o número de série, e me liberou.

Vi que havia pelo menos uma pessoa com a mala sendo aberta em outro local. Como foi um dos primeiros a sair, não sei quantas pessoas do voo foram paradas. Tive amigos que voltaram em outras datas e cheguei à conclusão que às vezes eles são mais rigorosos e às vezes deixam todo mundo passar. Um grupo com 7 amigos, por exemplo, passou todo direto uma semana antes. Sobre o reconhecimento facial, que sempre me identifica no GIG, não vi em funcionamento em BSB.

Minha sugestão, como sempre, é declarar eletrônicos acima da cota. Você pode até não declarar, e não ter problemas, mas poderá ser taxado em voos futuros. Vale lembrar também que um relógio, um celular e uma câmera digital, independentemente do valor, estão isentos de pagamento de imposto, desde que seja um único item e tenham sido usados na viagem.

Boa viagem!

O Falando de Viagem viajou para o Orlando a convite da GOL Linhas Aéreas Inteligentes e Walt Disney World Resort.

E você, já passou na alfândega do Aeroporto de Brasília? Foi parado ou passou direto? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Mensagem não lidaPublicado: Sáb Dez 01, 2018 8:56 pm 
Cheguei de Orlando quinta-feita(29) via GRU pelo terminal 3, nunca vi uma alfandega tão tranquila ! acho que não parou ninguém, eu nem vi as maquinas de raio X. impressionante como são diferente de alfandega pra alfandega, falam que a de campinas e bem rígida. pelos relatos, acho a de GRU a mais tranquila de todas !

Mensagem não lidaPublicado: Seg Dez 03, 2018 11:23 am 
Fico de cara em como um país tenta "proteger" tanto as empresas daqui de coisas que não produz.
Tenho amigos de outros países e esse medo só acontece aqui, ao invés de você chegar tranquilo, por mais que você não tenha nada, vc acaba ficando tenso por poderem te acusar, o fiscal da receita hj em dia se acha superior até ao judiciário. Triste demais.

Mensagem não lidaPublicado: Seg Dez 03, 2018 8:22 pm 
O aeroporto de Brasília está tão bom, que merece muito se tornar um Hub. Com boas aeronaves, eu preferiria fazer uma conexão em Brasília, do que no Rio ou São Paulo.

Mensagem não lidaPublicado: Qui Dez 06, 2018 4:37 pm 
@billasdf, desculpe-me discordar de você, mas os fiscais são apenas servidores, as leis são elaboradas pelos agentes políticos. Assim eles estão apenas desempenhando as suas funções designadas em lei. Quem dera todo o serviço público brasileiro trabalhasse como o Fisco.

Mensagem não lidaPublicado: Ter Mai 28, 2019 11:24 am 
Já em GRU, onde passei esses dias, havia umas 300 pessoas na fila ao mesmo tempo e a imensa maioria passava direto. O reconhecimento facial não estava sendo usado também.

Tópicos Relacionados      Respostas 
Aeroporto de Brasília (BSB) terá sala VIP exclusiva para clientes do Banco de Brasília

em Salas VIP

Última mensagem Qua Out 23, 2019 6:52 pm JPSAL Ver última mensagem

5

Não tive direito a minha cota da alfândega!

em Alfândega

Última mensagem Seg Nov 11, 2019 5:09 pm GabrielDias Ver última mensagem

8

Voos internacionais do Aeroporto de Brasília (BSB)

em Aeroportos

Última mensagem Qui Nov 07, 2019 9:29 am GabrielDias Ver última mensagem

8

Conexão de 1 hora no Aeroporto de Brasília voltando dos EUA com a GOL

em Aeroportos

Última mensagem Ter Jan 08, 2019 1:25 pm GabrielDias Ver última mensagem

5

Aeroporto de Brasília (BSB) instala e-gates para controle eletrônico de passaporte

em Aeroportos

Última mensagem Ter Mai 07, 2019 10:35 am GabrielDias Ver última mensagem

1

Booking.com

Informações para viagens
Alfândega

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]

Ir para: