Minha experiência passando na alfândega do Aeroporto de Brasília (BSB)

Troca de informações sobre alfândega no Brasil.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Nov 30, 2018 6:43 pm
Imagem

O Aeroporto de Brasília (BSB) é um ótimo hub nacional, mas não tinha muitas opções de voos internacionais. Isso mudou com a chegada dos voos da GOL Linhas Aéreas para Orlando e Miami, que são diários. Além disto, em 2019, a companhia aérea também terá voos para Cancún. Eu, por exemplo, nunca tinha feito um voo internacional saindo de Brasília, pois sempre uso GIG e GRU.

Leia também: Fiscal da alfândega me chamou pelo nome e me enviou para a inspeção de bagagem no GIG

Embarquei para os EUA no voo inaugural da GOL saindo de Fortaleza, mas a minha volta foi por Brasília, que é uma rota melhor e, no caso de longa conexão, tem sala VIP para o uso, ao contrário do Aeroporto de Fortaleza, que é caótico. Minha volta foi: MCO-BSB-GIG. A minha conexão em BSB era de uma hora, mas deu tudo certo.

Leia também: Como é o voo direto da GOL Linhas Aéreas de Fortaleza para Orlando

Minhas malas foram as primeiras a chegarem à esteira. Voltei sozinho, com duas malas grandes, além de duas sacolas da Disney com brinquedos, e uma mochila. Havia um oficial da Receita Federal na fila, que falava individualmente com cada passageiro. Para mim, ele perguntou se eu tinha algo a declarar, e eu respondi que não. Ele me encaminhou para o raio-x.

São dois aparelhos de raio-x, tanto para as malas, quanto para os passageiros. É preciso colocar todas as malas, bolsas, mochilas e sacolas no raio-x. Depois, você precisa tirar tudo dos bolsos e passar pelo raio-x corporal. Após isso, três coisas podem acontecer:
- Você ser liberado direto;
- Haver alguma checagem de eletrônico ali mesmo;
- Você ser direcionado para outro local, para abertura e conferência das malas.

No meu caso, a fiscal identificou um notebook na mochila, e perguntou se era novo. Eu disse que não era novo e peguei o DARF para mostrar a ela, pois quando comprei efetuei o pagamento do imposto no retorno ao Brasil. Ela verificou se a marca do notebook batia com a mesma marca descrita no DARF, mas não verificou o número de série, e me liberou.

Vi que havia pelo menos uma pessoa com a mala sendo aberta em outro local. Como foi um dos primeiros a sair, não sei quantas pessoas do voo foram paradas. Tive amigos que voltaram em outras datas e cheguei à conclusão que às vezes eles são mais rigorosos e às vezes deixam todo mundo passar. Um grupo com 7 amigos, por exemplo, passou todo direto uma semana antes. Sobre o reconhecimento facial, que sempre me identifica no GIG, não vi em funcionamento em BSB.

Minha sugestão, como sempre, é declarar eletrônicos acima da cota. Você pode até não declarar, e não ter problemas, mas poderá ser taxado em voos futuros. Vale lembrar também que um relógio, um celular e uma câmera digital, independentemente do valor, estão isentos de pagamento de imposto, desde que seja um único item e tenham sido usados na viagem.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

E você, já passou na alfândega do Aeroporto de Brasília? Foi parado ou passou direto? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

marcoslucasj Mensagens: 0
Sáb Dez 01, 2018 7:56 pm
Cheguei de Orlando quinta-feita(29) via GRU pelo terminal 3, nunca vi uma alfandega tão tranquila ! acho que não parou ninguém, eu nem vi as maquinas de raio X. impressionante como são diferente de alfandega pra alfandega, falam que a de campinas e bem rígida. pelos relatos, acho a de GRU a mais tranquila de todas !

Avatar do usuário
billasdf Mensagens: 396
Seg Dez 03, 2018 10:23 am
Fico de cara em como um país tenta "proteger" tanto as empresas daqui de coisas que não produz.
Tenho amigos de outros países e esse medo só acontece aqui, ao invés de você chegar tranquilo, por mais que você não tenha nada, vc acaba ficando tenso por poderem te acusar, o fiscal da receita hj em dia se acha superior até ao judiciário. Triste demais.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Dez 03, 2018 7:22 pm
O aeroporto de Brasília está tão bom, que merece muito se tornar um Hub. Com boas aeronaves, eu preferiria fazer uma conexão em Brasília, do que no Rio ou São Paulo.

Avatar do usuário
ralacerda Mensagens: 875
Qui Dez 06, 2018 3:37 pm
@billasdf, desculpe-me discordar de você, mas os fiscais são apenas servidores, as leis são elaboradas pelos agentes políticos. Assim eles estão apenas desempenhando as suas funções designadas em lei. Quem dera todo o serviço público brasileiro trabalhasse como o Fisco.

---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Mai 28, 2019 10:24 am
Já em GRU, onde passei esses dias, havia umas 300 pessoas na fila ao mesmo tempo e a imensa maioria passava direto. O reconhecimento facial não estava sendo usado também.

Sabrinacarolina Mensagens: 2
Qua Fev 05, 2020 6:08 pm
Uma amiga passou em agosto de 2019 por BSB vindo de Orlando MCO e relatou o seguinte:

1. Estavam usando câmera de reconhecimento facial; pediram para tirar o boné quem vinha passando.
2. Quase todos passageiros foram pro raio-x, mesmo os que estavam só com uma mala de mão. Tem que passar todas bagagens, inclusive de mão pelo raio x, e a pessoa passa pelo detector de metais também.
3. Como ela tinha um eletrônico grande na mala, viram no raio x, foi chamada a ir na sala ao lado, teve que abrir todas as malas dela e do marido para revista;
4. O fiscal pediu a nota do eletrônico, e depois conferiu o valor na internet,
5. Ela tinha declarado e pago imposto do eletrônico pelo app "viajantes" da receita, mas como não entrou na fila de "bens a declarar" foi multada em mais 50% sobre o valor do imposto devido (que já tinha pago);
6. O fiscal emite o DARF na hora, e pode ser pago na hora pelo celular no seu banco,
4. Mel foi apreendido pelo fiscal agropecuário e feito um laudo;
5. Potes de vitaminas foram retirados da mala, e teve que aguardar o pessoal da Anvisa vir analisar, mais de 30min aguardando.
6. Por outro lado, a maioria das pessoas com várias malas passaram tranquilamente pelo raio-x, sem ir para revista.

Ou seja, a fiscalização é muito rígida. Roupas novas, sem etiquetas, eles não complicaram. Mas se vc trouxer algum eletrônico grande, a chance de se incomodar é alta.





Booking.com

Voltar para “Alfândega”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Anúncio