O Apple Watch entra na cota da alfândega?

Troca de informações sobre alfândega no Brasil.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Qua Abr 17, 2019 10:42 am
Imagem

Todos os brasileiros têm uma cota, no valor de US$500, para trazer produtos comprados no exterior sem o pagamento do imposto. Além do valor da cota da alfândega, que não sofre variação há muitos anos, é possível trazer sem pagamento de imposto uma câmera digital, um relógio e um celular. Entretanto, para ser elegível a este benefício, o produto deve ter sido usado durante a viagem e deve ser único. Se você voltar, por exemplo, com dois celulares, você perde o benefício da isenção. Vale ressaltar que esses três itens isentos podem ser de qualquer valor.

Leia também: Entrevista com a Receita Federal sobre os procedimentos da Alfândega

Com as novidades tecnológicas, surgem algumas dúvidas, sobre o produto entrar ou não entrar na cota da alfândega. Esse é o caso do Apple Watch, o relógio inteligente da Apple, que faz enorme sucesso entre os brasileiros. Será que ele está isento ou entra na cota?

Para responder essa pergunta, consultamos Joana Aparecida Lages, Auditora-Fiscal da Receita Federal do Brasil, que nos respondeu o seguinte:
Segundo a chefia do Serviço de Conferência de Bagagem, os dispositivos denominados comercialmente como "smart watch" NÃO são classificados como relógios, não sendo amparados pela isenção da Instrução Normativa RFB nº 1.059/2010 (parágrafo 2º do artigo 2º, inciso VII). Assim, eles entram na cota.
Portanto, ao comprar o relógio, você deve considerar que ele precisa pagar o imposto ao ultrapassar a cota. Há várias versões do Apple Watch, que custam entre US$399 e US$799. Além disto, ainda é preciso calcular o imposto local, que varia dependendo de cidade para cidade, e em Miami, por exemplo, é de 7%. O valor que a Receita Federal considera para cobrança de imposto é o valor cheio.

Boa viagem!

E você, já comprou um Apple Watch no exterior? Declarou e pagou o imposto? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

yureco Mensagens: 2490
Qua Abr 17, 2019 10:49 am
:o :o :o achava que não fazia parte da cota.

Avatar do usuário
regsteixeira Mensagens: 1194
Qua Abr 17, 2019 11:02 am
Que coisa não? Também achava que era considerado na cota de isenção...

Abraço

fgtoledo Mensagens: 86
Qua Abr 17, 2019 11:23 am
Vou compartilhar a "minha" experiência na alfandega de guarulhos em janeiro passado.

Fui para Miami e comprei 2 apple watch, vim com 1 no pulso e o outro na caixa, fui parado pela alfandega que me solicitou a nota fiscal. Entreguei a do produto que estava na caixa, ela conferiu e como estava abaixo dos US$ 500 me liberou sem cobrança de imposto. Ela viu que eu estava com outro no pulso mas em momento algum questionou sobre.

Se eu somasse os 2 passaria dos US$ 500 mas na época eu havia entendido que ela teria considerado o que eu estava no pulso como uso pessoal...

Ajudante Mensagens: 18088
Qua Abr 17, 2019 11:30 am
Olá fgtoledo,

Se você volta com dois produtos perde a isenção. Isso é válido para relógio, câmera digital ou celular. Entretanto, os fiscais mesmo vendo a duplicidade nem sempre cobram.

JPSAL Mensagens: 778
Qua Abr 17, 2019 2:03 pm
Tenha santa paciência...

Melhor comprar logo um Rolex então

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Abr 17, 2019 2:44 pm
Nossa, nunca tinha parado para pensar nisso! Trouxe o meu sem saber! ehhe

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Abr 18, 2019 2:45 am
Pois eh.

Compre um Rolex, venda no Brasil e com o lucro voce compra a Apple Watch no Brasil mesmo.

Use o sistema contra o sistema.

Avatar do usuário
Letwu Mensagens: 1410
Dom Set 22, 2019 7:39 pm
Ridícula essa "classificação" da RFB em "smart watch" NÃO ser classificado como relógio.

O sujeito traz um Rolex de R$ 100 mil e tudo bem, está isento. Mas se vier no pulso com um Apple Watch que lá custa menos de R$ 2 mil, pode ser tarifado! É o cachorro mijando no poste! Só no Brasil mesmo!

rogeriocardoso Mensagens: 455
Dom Set 22, 2019 8:02 pm
Na prática eles implicam com o Apple Watch no pulso será? Eu nunca foi incomodado quanto a isso e viajo sempre com o meu.





Booking.com

Voltar para “Alfândega”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Anúncio