Alfândega no Rio de Janeiro: Novas regras, maior burocracia

Troca de informações sobre alfândega no Brasil.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Qui Fev 09, 2012 6:57 pm
Alfândega no Rio de Janeiro: Novas regras, maior burocracia

Nos últimos anos a Receita Federal tem realizado significativas mudanças na alfândega nos aeroportos. Nós sempre achamos que essas mudanças foram piores para os viajantes, apesar de parecer o contrário. A partir de 2012 o DBA, que é a declaração de bagagem acompanhada, deixou de existir. O que prometiam com isso? Maior agilidade e menores filas nos aeroportos.

Em janeiro de 2012 passamos pela alfândega do Aeroporto do Galeão, no Terminal 2. Como o voo vinha de Buenos Aires ninguém era parado. Só havia um fiscal, que sequer olhada para os passageiros e suas bagagens.

Em fevereiro de 2012 passamos novamente pela alfândega do Aeroporto do Galeão, mas desta vez no Terminal 1. O voo vinha de Nova York, mas havia ainda dois voos, um vindo de Miami e outro de Atlanta.

Depois de quase 30 minutos esperando nossas malas, elas chegaram. Caminhamos então para a alfândega. Éramos duas pessoas, com uma mala cada um e uma mala de mão. Ao nos aproximarmos já reparamos uma enorme fila. Como assim? Com o fim do DBA a fila não deveria diminuir e o procedimento ser mais rápido? Deveria, mas na prática nada mudou e a lentidão e burocracia continuam.

Como era: Você preenchia o DBA, ainda no avião. Ao chegar no fiscal você o entregava e ele ou te liberava ou te mandava ao raio-x. Procedimento que levava no máximo 5 segundos.
Como ficou agora: Não há o DBA, então o fiscal não sabe nada sobre você. Então, ao chegar nele, ele pede seu PASSAPORTE, algo que NUNCA foi solicitado antes. Assim, ele abre e fica folheando as páginas, para ver seus carimbos. Procedimento demora pelo menos 10 segundos.

Nós, como temos centenas de carimbos, fomos encaminhados ao raio x. O fiscal olhou os carimbos e andou para ver as malas. Mesmo sendo apenas duas, ele fez questão de nos enviar para o raio-x.

Agora a GRANDE NOVIDADE: Eles AUMENTARAM MUITO a área da fila que leva ao raio-x. Antes, com 10 pessoas, não havia espaço para mais ninguém. Foi realizada uma reforma de dezembro para janeiro, que aumentou o "curral". Ou seja, agora ele pode parar MUITO mais viajantes, que haverá espaço. E todos ficam na fila esperando a sua vez. Como são apenas dois aparelhos de raio-x, a espera é longa, chata e cansativa.

Quer mais? Atrás de nós, na fila, havia um americano que também foi parado e não estava entendendo nada. Ele estava com uma mochila e uma pequena mala de mão, mais nada. Não havia critério sobre quem era parado ou não.

Depois de uns 20 minutos na fila chegamos finalmente ao raio-x. Há um funcionário que se encarrega de colocar as malas. Passamos tudo e fomos liberados.

Como assim liberados? Havia dois notebooks, uma câmera profissional, uma câmera semiprofissional, GPS, dois iPhones e dois pendrives. Tudo estava devidamente registrado, mas o oficial não falou nada, nem sequer pediu comprovação e liberou tudo.

Mais uma novidade: Instalaram um detector de metais para os viajantes passarem. Até então isso não existia, mas parece que em breve será implementado. Estava desligado quando passamos.

Chega a ser mais desmoralizante para a Receita Federal parar os viajantes e não realizarem checagem na maioria. Para isto, era melhor deixar passar direto.

Nós temos a impressão que somos tratados como criminosos. Trabalhamos, ganhamos dinheiro, viajamos, compramos e, ao chegar aqui, temos que passar por essa quase humilhação para proteger uma indústria nacional que só pensa em aumentar seus lucros.

O valor dessa cota é uma vergonha e precisa ser revisto, assim como esses procedimentos burocráticos e sem critério. Era muito mais justo e rápido quando os viajantes apertavam um botão e só iam para o raio-x quando aparecia a luz vermelha.

Podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que nos últimos anos houve diversas reformas na área da Receita Federal do Galeão. O que falta no resto do aeroporto, lá não falta.

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Wilianbc Mensagens: 2075
Qui Fev 09, 2012 7:14 pm
Meu Brasil... brasileiro...... :roll:

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Fev 09, 2012 7:48 pm
Resolver os problemas de furtos de bagagem , estacionamentos e taxis que eh bom , nada neh ?

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Fev 09, 2012 7:53 pm
Essa parte não gera receita. Quem passa sempre pelo Terminal 1 no desembarque internacional já deve ter notado que sempre há obras e sempre tudo muda. Os equipamentos são novos e a estrutura só melhora.

Nishan Mensagens: 1627
Qui Fev 09, 2012 9:26 pm
voce nao comprou eletronicos desta vez ???

jvinicius Mensagens: 507
Qui Fev 09, 2012 10:36 pm
Não é possível pedir a DBA no vôo mesmo que não vá declarar nada?

As regras da receita são "de lua"... Aí no Galeão eu fiz um GRU-GIG certa vez a e funcionária da Receita mandou eu passar no raio-x :? e quando passei o outro funcionário questionou o que era o laptop dentro da minha bolsa (estava apenas com ela) :shock: Respondi que era um laptop, que tinha três e ele pediu a nota fiscal :o ... Mandei ele "catar coquinho" com outros termos e fui embora.

viajante Mensagens: 1090
Sex Fev 10, 2012 8:48 am
Eles deveriam rever muitas coisas.

A cota, por exemplo, deveriam aumentar. $ 500 para quem gosta de compras não é nada. Qual o problema de no mínimo dobrar este valor?! Ah é, os 50% que arrancam e colocam o nome de imposto.

Você acabou de chegar, cansado de uma viagem longa, comprou algumas coisas para seu uso: note, tablet, celular, relógio, perfume... Qual o problema?! Se fossem cinco notes, dez relógios, etc, até entendo. "Ah, mas é a lei." Deve-se mudar a lei então.

O pessoal da receita: O cara estudou e bastante para passar no concurso (e bem concorrido por sinal) e, por isso e estar no aeroporto, se acha o dono da situação (há alguns que fogem à regra). Custa ser simpático no mínimo. Afinal, você está mexendo na bagagem de alguém que pagou (e bem caro) por taxas para ter esse "serviço" na chegada ao país.

giubem Mensagens: 132
Sex Fev 10, 2012 9:19 am
Detector de metais é o cúmulo do absurdo! :shock:

É impressionante como esse governo é guloso! Quer arrecadar cada vez mais! Qual será o limite da cobrança de impostos??
Acho que deveriam investir em combater a corrupção interna, nas diversas áreas, a fim de evitar a sangria de dinheiro público. Dinheiro dos impostos que nós pagamos!

Giuliano.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Fev 10, 2012 11:02 am
jvinicius: Ter, tem. Mas não sei nem se o fiscal irá aceitar.





Booking.com

Voltar para “Alfândega”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio