Posso trazer autopeças na minha bagagem?

Troca de informações sobre alfândega no Brasil.
JRCONCORDIA Mensagens: 6
Dom Nov 08, 2015 8:41 pm
Primeiramente, fica aqui os meus parabéns a todos que constantemente contribuem com as informações, dicas e dúvidas sobre todos os aspectos relacionados e não podendo deixar de agradecer ao MODERADOR por ser o pilar de tudo isto.
Gostaria muitíssimo da ajuda de vocês; andei lendo os comentários anteriores sobre trazer ou não peças de veículos dos estados unidos e confesso que ficou um pouco nebuloso para mim, já antecipando minhas desculpas, deste ignorante que vos falam rs. Fica a pergunta ao Fábio ou a qualquer outra pessoa que possa ajudar, pois é sempre bem vindo quando as respostas tenham consistência e propriedade. Meus Pais retornam dia 17 de novembro de Charleston na Carolina do Sul, fazendo uma escala em Washington DC e destino final Aeroporto de Guarulhos. Estava pensando em comprar um carburador e um filtro para um carro antigo que tenho e despachar para o local onde estão e ai entra a minha pergunta; O carburador passa dos 500 dólares e as outras peças não. É realmente proibido ?? Posso trazer peças unitárias na bagagem ?? Isto é passivo de se declarar e não ter problema depois ? Oque vocês podem me dizer sobre isto ?? Mais uma vez, obrigado pela ajuda de todos.
Obs: Por ser meu primeiro contato, acabei por fazer a pergunta no tópico errado e fui orientado pelo AJUDANTE, me desculpem. Ainda conta com a ajuda de vocês. Grato

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Dom Nov 08, 2015 9:20 pm
Autopecas nao podem ser consideradas bagagem acompanhada. Nao entram no regime de tributacao exclusivo ( 500 dolares livre de imposto)

O procedimento correto eh se dirigir ao canal Bens a Declarar e informar sobre as pecas. Elas serao retidas e sera dado um recibo.

Em seguida voce devera fazer o desembaraco delas pelo terminal de cargas recolhendo todos os impostos incidentes como ICMS, Cofins, Imposto de Importacao, IPI etc ....

Se tentar passar pelo Nada a Declarar e for pego elas serao retidas sob risco de perdimento.

BatRoger Mensagens: 3
Qua Ago 31, 2016 4:38 pm
Pessoal, direto do site da Receita Federal, para jogar uma pá de cal nessa dúvida:

1.2 Posso trazer do exterior como "bagagem" acessórios para veículos automotores?

Sim, aqueles que não são necessários para o funcionamento normal do veículo, tais como aparelho de GPS (navegador), aparelho automotivo para reprodução de CD/DVD/MP3, antenas, alto-falantes e módulos de potência para som automotivo são considerados bagagem e estão sujeitos a tributação de 50% sobre o que exceder a cota de isenção.

1.3 Posso trazer do exterior como "bagagem" partes e peças para veículos automotores?

Não, por serem classificados como necessários ao funcionamento normal do veículo, tais como rodas, pneus, bancos, volantes (esportivos ou não), buzinas, faróis xenon, escapamento, ponteira etc, estão expressamente excluídos do conceito de bagagem na legislação.

Fonte: http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/aduaneira/viagens-internacionais/guia-do-viajante/perguntas-e-respostas" onclick="window.open(this.href);return false;


Caso o viajante traga esse tipo de bem, eles ficarão retidos na condição de carga para que sejam submetidos ao regime de importação comum.

arturgoesjr Mensagens: 1
Dom Out 07, 2018 12:41 am
Boa noite amigos,

Estou estudando um tempo a respeito desse tema e ainda nao cheguei a uma conclusao de como proceder na minha chegada no aeroporto GRU.
Vamos aos fatos: Estarei trazendo um parachoque traseiro do meu carro junto com as grades frontais. Estive hoje no aeroporto do Galeao e consegui falar com um auditor da RFB, porém ele me disse que eu nao podia trazer em hipotese alguma peças, sob pena de perdimento. Porém nem eles sabem direito a legislaçao, pois a mesma explicita que deverei me apresentar no itens a declarar, conforme dito anteriormente nesse post.
O problema é: estarei vindo de MIA-GIG via GRU, ou seja, farei alfandega no GRU. Terei 4hrs e 15min de tempo para resolver todo esse tramite. Minha pergunta é: será que consigo resolver tudo na hora? Eu terei que ir buscar o PC lá no terminal de cargas ou consigo resolver tudo ali mesmo? Todas as peças dao no maximo 300usd.
sempre trouxe peças de carro na mala, ja me pararam algumas vezes, questionaram, ja paguei incluindo nos meus outros itens comuns. porém agora é um item grande que nao passa desapercebido.
Se algum amigo que ja tenha passado por isso, pudesse me dar uma direção com relaçao a isso, ficaria muito grato.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sex Out 12, 2018 2:29 am
O grande problema voce mesmo jah disse. Nem eles sabem como proceder. Entao vai depender muito de quem lhe atender. Sob a fria letra da lei deveriam reter, encaminhar para o Terminal de Carga e lah voce recolheria as taxas para a liberacao. Mas......a verdade eh que nao seguem um criterio nem para coisas bobas como laptops e drones, imagina para um parachoque.





Booking.com

Voltar para “Alfândega”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio