Como declarar o que comprei no exterior?

Troca de informações sobre alfândega no Brasil.
Gans Mensagens: 41
Qui Fev 17, 2011 10:06 pm
Olá pessoal,

Vou fazer uma viagem para Portugal em março, é minha primeira viagem internacional. E agora me colocaram uma dúvida.

Eu planejava sair daqui do Brasil com um HD Externo, com tudo que eu preciso. Chegando em Portugal comprar um notebook.

Ai como eu faço?

Tenho que declarar o HD ou o Notebook? pode ser feito isso? há taxas? não é considerado uso pessoal?

E quanto a roupas e outros como relógio, perfume, câmera digital?

Obrigado,

Abraços!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Fev 17, 2011 10:34 pm
Gustavo,

Não existe mais a declaração de saída de bens. O HD externo não terá problemas. O notebook você deverá declarar na chegada ao Brasil se custar mais do que U$500.00.

Aqui tem mais informações: http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=135&t=98" onclick="window.open(this.href);return false;

Gans Mensagens: 41
Qui Fev 17, 2011 10:43 pm
Entendi, o problema é que o notebook custará mais que U$ 500,00.

Se não tem mais a declaração de saída de bens, se eu fosse levar um notebook aqui do Brasil, eu pagaria quando voltasse?

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Fev 17, 2011 10:49 pm
Dependerá da interpretação do agente. Com nítidos sinais de uso dificilmente ele te cobrará.
Se parecer novo, pode ser que cobre. Não há como ter certeza.

Gans Mensagens: 41
Qui Fev 17, 2011 11:08 pm
Entendi, obrigado admin.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Fev 17, 2011 11:17 pm
Custando mais do que U$500.00 declare e pague 50% em cima do valor que exceder a cota. Ou então tente a sorte e não declare. Mas se for pego, pagará 100% em cima do que passar da cota.
Acredito que menos de 90% das pessoas são paradas, então sua chance é grande.

Gans Mensagens: 41
Sex Fev 18, 2011 12:46 am
Mas em que momento é feita essa declaração e como fazem pra saber o valor?

Minha idéia era comprar um notebook que vi por 600 euros, e antes de viajar pegar o valor do IVA de volta.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Fev 18, 2011 1:26 am
No avião, na volta para o Brasil, você receberá um formulário que deverá preencher dizendo se está ou não trazendo algum item acima da cota. O valor você prova através da nots fiscal.
O valor do imposto é cobrado sobre o valor da nota fiscal. Você não poderá declarar oficialmente o valor sem o IVA.

Gans Mensagens: 41
Sex Fev 18, 2011 2:04 pm
Entendi, então não poderei comprar o notebook.

Quanto a roupas, calçados, relógios, perfumes? celular e câmera digital?

Posso trazer normal? mas tenho que tirar todas etiquetas?

Procurei mas não achei, existe algum tópico sobre a devolução do IVA?

Obrigado mais uma vez!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Fev 18, 2011 3:05 pm
Dessa sua lista você pode trazer tudo. Artigos para uso pessoal, como roupas, calçados e perfumes não entram na cota.
Câmera digital você pode trazer uma, de qualquer valor, desde que a mesma tenha sido usada na viagem. Ou seja, se trouxer uma lacrada na caixa entrará na cota.
Pode trazer com etiquetas sim. Só haverá problema se a quantidade for muito grande. Se for uma quantidade normal, para uso pessoal, não há problema nenhum.

Vou escrevar um tópico sobre a devolução do imposto em breve. Já usei em Paris e funcionou muito bem!





Booking.com

Voltar para “Alfândega”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio