Franquia de bagagem | Limite de bagagem de mão no avião

Informações sobre franquia de bagagem.
tbrondani Mensagens: 338
Sáb Dez 17, 2016 2:48 pm
É um negócio meio bizarro, porque aqui no Brasil quando eles encrencam com isso é no check-in. Então é só deixar a mala de mão com alguém e ir pro check-in sem ela que não vão reclamar. Ou melhor, fazer check in online mesmo.

CEOAeroLifeVirtual Mensagens: 6
Ter Jan 10, 2017 10:28 pm
Esse limite de 5 kg é uma piada. Hoje em dia, com notebooks, tablets, smartphones, câmeras e outros eletrônicos, o peso da bagagem de mão tende a ser maior.
Vamos somar o peso aproximado de uma bagagem de mão razoável para um homem que viaja entre duas capitais brasileiras:
Um notebook + seus acessórios básicos (fonte, fone, mouse e hub USB) pesa cerca de 3,5 kg.
Uma câmera compacta + seus acessórios (bateria, carregador e cartão) pesa cerca de 0,3 kg.
Um smartphone + seus acessórios (carregador, bateria extra, cabos e fone) pesa cerca de 0,2 kg.
Só de eletrônicos básicos já temos cerca de 4 kg. Só que bagagem de mão não é só para eletrônicos.
Uma garrafa ou lata de desodorante pesa cerca de 0,1 kg.
Um vidro de perfume pesa cerca de 0,2 kg.
De cosméticos que não podem ser despachados (pois o pessoal do aeroporto literalmente arremessa as malas despachadas) temos cerca de 0,3 kg. Acumulados, temos cerca de 4,3 kg.
Mas, ainda temos que levar em conta que bagagens despachadas podem ser extraviadas. Por isso, temos que levar ao menos uma muda de roupa na bagagem de mão.
Uma muda de roupa completa (calça + bermuda + camisa + camiseta + duas cuecas + um par de meias) para um homem adulto pesa cerca de 2 kg.
Nisso, já são acumulados 6,3 kg. Passamos 1,3 kg do limite da ANAC.
Mas, as empresas aéreas nos orientam a levar também chaves e jóias na bagagem de mão.
Um molho razoável de chaves com chaveiro pesa cerca de 0,1 kg.
Jóias são um peso praticamente desprezível. Não vamos calcular isso.
Nisso, temos acumulados cerca de 6,4 kg.
Mas, as empresas aéreas também nos orientam a levar remédios e objetos frágeis e de valor na bagagem de mão.
Supomos que seja necessário levar também um kit de medicamentos básicos (uma cartela de comprimidos para febre, uma cartela de comprimidos para dor de cabeça, uma cartela de comprimidos para gases, dois envelopes de pó para azia e um vidro de líquido para alergia que não dê sono). Isso pesa cerca de 0,25 kg.
Supomos também que seja necessário levar um kit de bijuterias para presentear uma amiga que é considerada uma irmã (ou para uma esposa, namorada, etc) e um tablet, acessório para celular ou barra de chocolate para presentear uma irmã (ou filha) adolescente. Isso pesa cerca de 0,35 kg.
Nisso já temos acumulados cerca de 7 kg. Passamos cerca de 2 kg (40%) do limite da ANAC.
Mas, isso tudo tem que ser transportado em algo. Suponhamos que a escolha seja por uma mochila. Uma mochila de boa qualidade pesa cerca de 1 kg.
Nisso, temos acumulados um total de 8 kg. Passamos cerca de 3 kg (60%) a mais do limite da ANAC.
Mas, se optarmos por uma mala pequena, o peso total será de até uns 10 kg (pois uma mala pequena pode pesar até uns 3 kg). Passamos cerca de 5 kg (100%) do limite da ANAC.

Então? Será que estou exagerando quando o limite da ANAC é uma piada? E olhem que eu calculei a bagagem para um HOMEM e desconsiderei casaco, guarda-chuva, lanterna (essencial para no caso do avião sofrer uma emergência ou pouso forçado, ou simplesmente se a luz acima da poltrona estiver com defeito) e material para a leitura à bordo do avião.

Para mim, o limite mínimo para bagagem de mão atualmente deveria ser de QUINZE QUILOS ou mais, mas desde que caiba no bin, abaixo da poltrona à frente ou no colo do passageiro (também sou CONTRA A PROIBIÇÃO DA ACOMODAÇÃO DE BAGAGEM NO COLO DOS PASSAGEIROS).

E antes que aquela ex-comissária da Tam e ex-copiloto de ATR da Azul (e atual esposa de um comandante da Tam) que virou youtuber (alguns de vocês devem saber quem é ela) venha reclamar, digo que se o passageiro quiser acomodar mais de 5 kg no bin, ele pode acomodar sozinho, e que os bins são projetados para aguentar forças G altíssimas. Se o que essa youtuber deu a entender quando reclamou que bagagem de mão tem que ser de 5 kg fosse verdade, os bins iriam ceder em praticamente qualquer pouso duro (como o pouso forçado de um 777 da British que teve as entradas de combustível dos motores entupidas por gelo, o pouso planado de um A330 da Transat nos Açores, entre outros casos). Nesses casos, alguém ficou ferido na cabeça por causa de bin que cedeu?

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Jan 11, 2017 8:43 am
Tanto é ridículo que as companhias aéreas não o seguem. O aumento estava previsto na última resolução da ANAC, junto com a cobrança por mala despachada.

Ajudante Mensagens: 18088
Qua Mar 01, 2017 4:22 pm
GOL garante tarifas mais baratas para quem não despachar bagagem http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=228&t=14496" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Mai 04, 2017 12:23 pm
Avianca Brasil pesou minha mochila recentemente. A funcionária disse que queria colocar a tag, aí eu disse para me dar que eu colocava, aí ela falou: "Senhor, preciso pesar sua mochila".

Foi no aeroporto de Fortaleza. Percebi que em aeroportos menos movimentados eles fazem mais checagem.





Booking.com

Voltar para “Franquia de bagagem”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Anúncio