Franquia de bagagem GOL: o peso é por mala ou vale o peso total?

Informações sobre franquia de bagagem.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Mai 02, 2018 8:47 am
Imagem

A franquia de bagagem na GOL Linhas Aéreas é de até 23 quilos por mala, caso sua tarifa seja elegível (há tarifas que só permitem mala de mão de até 10 quilos). Como sou Smiles Diamante, tenho direito a despachar gratuitamente até 3 malas de até 23 quilos cada uma.

Recentemente, voltando de Punta Cana, estava com 3 malas, sendo que duas delas estavam com mais de 23 quilos, e eu só vi isso no check-in, no momento em que coloquei em cima da balança. Uma delas estava com 26 quilos e a outra com 25 quilos. Havia uma pequena, de mão, do meu filho, que era bem leve e despachei também, pesando algo em torno de 4 quilos.

Quando vi o peso, achei que teria problemas, mas não falei nada. A funcionária da GOL não falou nada e etiquetou todas as malas, inclusive colocando a tag de prioridade em todas. Na tag da mala, que vi posteriormente, estava escrito: 3/55kg. Com 3 malas, o peso máximo poderia ser de 69 quilos.

Imagem

Depois, no Aeroporto de Guarulhos, precisei fazer novo check-in, pois a passagem aérea nacional estava separada da passagem aérea internacional. Novamente, a funcionária da GOL não falou nada, pedindo apenas para colocar as 3 malas ao mesmo tempo na balança (talvez para conferir o peso total). Ela etiquetou as malas e ainda negou meu pedido para colocar os acompanhantes nos assentos GOL+ Conforto gratuitamente, pois estavam em outro localizador. Ou seja, ela parecia seguir as regras, então não pareceu ter sido uma exceção ter deixado a mala passar com excesso de peso.

Eu me lembro que uma vez, antes das alterações das regras, no check-in da própria GOL, a funcionária me disse que eles se baseavam no peso total e não no peso individual de cada mala. Pensando assim, faz sentido eu não ter tido problemas, afinal estava com 55 quilos e o total era de 69 quilos.

Pesquisei no site da GOL e da Smiles e não encontrei informações sobre peso total da franquia de bagagem. Em um link antigo, antes da mudança, havia a informação sobre soma das bagagens, como você pode ver aqui.

Talvez a soma não seja um benefício divulgado nos sites, mas pode estar sendo adotado nos aeroportos. Se você for cobrado, terá que pagar em voos nacionais R$12,00 por quilo excedente. Em caso de viagem internacional são cobrados R$15,00 por quilo excedente. Excessos acima de 70 quilos devem ser transportados como cargas e não como bagagem. Vale lembrar que nos canais de autoatendimento você pode comprar o serviço com desconto de 50%.

Boa viagem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Mai 02, 2018 9:13 am
Respeitando-se o limite individual que deve haver em cada mala, decorrência do fato de que os operadores da Gol terão que tirar as malas dos veículos de transportes e alocá-las no avião, então, o manuseio de malas muito pesadas pode ocasionar lesões nos funcionários... assim, de repente, o limite de 32 kg por mala individualmente aliado à franquia total do somatório de malas, é uma medida inteligente da cia. aérea...
E no mínimo evita o incomodo do cliente, tipo seu exemplo, ter que abrir a mala com peso >23 kg e transferir para a mala que estava com apenas 5 kg...tudo isso agiliza o processo de check-in no balcão....

Avatar do usuário
Cristyan Mensagens: 2852
Qui Mai 03, 2018 8:29 am
Tive problema com isso pela primeira vez na Copa ha duas semanas. A regra eram malas até 23kg e nenhuma individualmente poderia passar deste peso...

soares Mensagens: 504
Qui Mai 03, 2018 8:34 am
Pode ser uma política isolada da Gol, mas até por uma questão de bom senso, qualquer cia aérea nessas condições deveria adotar o mesmo procedimento. Imagina o tempo que se perderia, em pleno check-in, para remanejar 2 quilos de uma mala e 3 quilos de outra mala? Enquanto isso, a fila só aumentando....! não combina com uma gestão inteligente de negócios.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Mai 03, 2018 8:40 am
Exato soares...
Apenas lembrando que tem que haver um peso limite por causa dos problemas de lesões dos operadores das cias. aéreas...
Li uma vez que no exterior, um dos maiores motivos da franquia ser de 23 kg era justamente este: lesões por conta de esforço demasiado e isso foi decorrência de pressão dos sindicatos dos aeronautas de lá.....inclusive vc já deve ter tido em sua mala aquela etiqueta informando que a mala está com excesso de peso.. é um aviso para os operadores...acho que se limitar a 32 kg, individualmente, e 23 kg x número de malas, no global, é razoável...

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Abr 24, 2019 2:49 pm
Novamente, a GOL deixou passar a bagagem com 26 quilos, pois somada com a outra ambas ficavam abaixo do peso. Eu não falei nada, mas sabia que uma mala estava com peso extra, e a funcionária em momento nenhum falou algo comigo.

JPSAL Mensagens: 778
Qua Abr 24, 2019 3:27 pm
Certamente a etiquetinha Priority Smiles Diamante deve ter alguma influência?

Nada contra (inclusive sou completamente a favor de dar mais coisas para quem viaja mais), mas acho difícil que seja essa a política para todo mundo.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Abr 24, 2019 4:57 pm
É, não sei. Bom mesmo era quando honravam mesmo com passagens emitidas separadamente. Nesse meu caso, eu voava com a Emirates, e os trechos estavam separados.





Booking.com

Voltar para “Franquia de bagagem”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Anúncio