LATAM Airlines Brasil vai cobrar bagagens para os EUA

Informações sobre franquia de bagagem.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19834 Administrador
Qui Jun 27, 2019 11:02 am
Imagem

A LATAM Airlines Brasil está em um processo onde, aos poucos, vai passar a cobrar por tudo. Esse processo começou em 2017, quando passou a ser permitido cobrar pela bagagem despachada, e de tempos em tempos a companhia aérea faz alguma mudança significativa para pior. Marcação de assentos nos voos, mesmo no check-in, é algo que a empresa já não permite gratuitamente. Nos voos nacionais, tudo é pago, exceto a água.

Leia também: Taxas extras que você terá que pagar ao voar com a LATAM Airlines Brasil

As mudanças começam a atingir também os voos internacionais. Agora, quem comprar a Tarifa PROMO (a mais barata) terá direito a apenas uma mala de mão, de até 10 quilos. Caso queira despachar mala, na ida e/ou na volta, terá que comprar separadamente. Essa mudança é válida para todas as passagens aéreas compradas a partir de 1º de julho de 2019.

Leia também: Turbulência | Como acontece? O avião vai cair? É preciso ter medo? O que fazer?

Preço 6 horas antes do embarque: US$45. Algo em torno de R$ 180,00.
Preço com menos de 6 horas antes do embarque: US$90. Algo em torno de R$ 360,00.

Os valores acima são para 1 mala de até 23 quilos. Voltando dos EUA, a imensa maioria das pessoas traz 2 malas de até 23 quilos, pois continua sendo barato fazer compras nas lojas e outlets americanos. As pessoas também não têm o hábito de comprar com antecedência, deixando tudo para a última hora.

Leia também: Minha mala não chegou: o que eu faço?

A GOL Linhas Aéreas também cobra pelo serviço, mas ela já começou cobrando, ou seja, nunca ofereceu o serviço já incluído. E os valores são bem mais baratos do que os da LATAM:
- 1ª bagagem (Tarifas Light e Promo): R$ 60,00 (valor para compra on-line);
- 2ª bagagem: R$ 115,00 (valor para compra on-line);
- 3ª a 10ª bagagem (cada): R$ 300,00 (valor para compra on-line).

Leia também: Franquia de bagagem na GOL Linhas Aéreas para os EUA

E as companhias aéreas americanas?

Até o momento, American Airlines, United Airlines e Delta Air Lines permitem despachar gratuitamente 2 malas de até 23 quilos.

Tendência?

LATAM Airlines Brasil e TAP Portugal são as duas companhias aéreas que estão cobrando por tudo. A tática é retirar o máximo possível de benefícios das passagens aéreas para vender a um preço mais baixo, sem direito a quase nada. Depois, o passageiro comum acaba descobrindo que não tem direito a tudo, e compra avulso. Só que essa compra avulsa custa caro, então a companhia aérea lucra com isso. Geralmente, a maioria das pessoas não entende do mercado, e acha que tudo está no embutido no valor da passagem aérea.

Agora, você não pode comparar apenas o preço da passagem aérea. Tem que ver o que cada uma oferece, pois pode ser mais barato comprar uma passagem aérea mais cara, que já tenha bagagem incluída e possibilite marcar os assentos sem custos, do que comprar uma passagem aérea mais barata, que irá te obrigar a comprar tudo de forma avulsa, e no final das contas custará mais cara.

Para os EUA ainda não temos nenhuma companhia aérea low cost operando, mas para a Europa já temos a Norwegian, que cobra por literalmente tudo, mas isso é da sua essência, e é bem explicado.

É justa a cobrança?

Em outros países, funciona dessa maneira, mas a diferença é que as passagens não são tão caras quanto no Brasil, então o impacto é menor. Em nosso mercado, as passagens aéreas já são muito caras - e não ficam mais baratas com a retirada de benefícios. Por isso, a sensação é de que vamos continuar pagando os mesmos valores, só que com menos benefícios, e ainda teremos essas cobranças extras inevitáveis.

Boa viagem!

E você, o que achou dessa mudança? E sobre os valores cobrados? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Jun 27, 2019 12:35 pm
Já tem um tempo que evito voar na LATAM. Para mim, a pior Cia aérea do Brasil.

Cheguei a um ponto que prefiro pagar um pouco mais caro para voar na Gol e/ou Azul.

Essa notícia só reforça a minha posição, pois é mais um motivo para evitar a LATAM.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Jun 29, 2019 7:30 pm
LATAM está sem noção. Voei recentemente com eles e tive vários problemas. Fora que os valores são surreais para ainda termos que pagar pela bagagem.

JPSAL Mensagens: 778
Seg Jul 01, 2019 12:53 pm
Eu acho isso uma enganação. Eu tenho certeza que, ao contrário das viagens nacionais, a enorme maioria das pessoas que faz viagem internacional leva uma mala, pelo menos.

Ou seja, as passagens vão ficar R$ 360 mais caras, pelo menos. Esses dias estava cotando uma passagem com a TAM para a Europa e, incluindo uma mala e marcando assento, dava uma diferença de mais ou menos R$ 600 para o preço original. Não, obrigado. Perderam o cliente e comprei com outra.

O problema é que com ela sendo parte da Oneworld já já a American vai querer cortar a bagagem também.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Jul 01, 2019 1:54 pm
Nenhuma passagem vai ficar mais barata. Se tivéssemos preços baixos, acharia ok as taxas extras, mas nos valores que temos não dá.

rogeriocardoso Mensagens: 455
Seg Jul 01, 2019 3:59 pm
É só uma questão de tempo até que as outras empresas aéreas sigam o “exemplo”. A parte da franquia de bagagem jamais deveria teria sido vetada. Enfim... abriram-se as porteiras de vez, em um mercado brasileiro cada vez mais concentrado.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Jul 01, 2019 4:03 pm
E, por outro lado, está cada vez mais difícil ser um membro elite na Multiplus.





Booking.com

Voltar para “Franquia de bagagem”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio