Companhias aéreas
Programas de Fidelidade

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]


Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  »

 Página 1 de 5 [ 50 mensagens ] 
 
 Mensagem não lidaPublicado: Dom Mai 29, 2016 3:25 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 18784
Administrador
Imagem

Reservar um voo em uma companhia com a qual não voamos frequentemente é sempre uma questão capciosa. Deixar de lado os benefícios de um status elite além dos bônus em milhas que aquela passagem geraria é algo delicado para muitos de nós, porém pode acabar sendo necessário. Dessa forma, uma das perguntas mais importantes relativas a esse voo passa a ser “Onde acumular essas milhas de modo que eu possa usá-las da melhor forma possível?”

Essa é uma dúvida cuja resposta passa longe de ser imediata! Afinal, você pode pontuar em qualquer uma das empresas aéreas parceiras da empresa na qual se está voando, o que pode ser vantajoso. Além disso, a classe tarifária da passagem em questão influencia nessa decisão, já que as milhas acumuladas podem variar de uma parceira para outra. Mas calma, essa dúvida não é só sua! A equipe do FDV encontrou uma excelente ferramenta que sintetiza os principais programas de fidelidade do mundo, com seus respectivos programas parceiros e os possíveis acúmulos em cada um: O Where to Credit.

Vamos supor que compramos um voo para a Europa e que esse voo seja da TAP, membro da Star Alliance. Porém, essa não é uma companhia com a qual voamos frequentemente. Dessa forma, há uma gama de parceiros nos quais podemos pontuar, mas é difícil saber qual é o mais vantajoso, visto que a escolha depende de diversos fatores.

Ao acessar o Where to Credit, o primeiro passo é informar a companhia aérea e a classe tarifária da passagem que comprada. Neste exemplo, optamos por uma passagem na classe econômica, classe tarifária Y:

Imagem

Uma passagem em classe econômica da TAP (TAP Basic ou Classic; classe tarifária Y) pontua 100% das milhas voadas no programa de fidelidade da própria empresa.

Entretanto, como não costumamos voar frequentemente com essa companhia, o acumulo dessas milhas no Victoria, programa de fidelidade da TAP, não é interessante. Dessa forma, o ideal a se fazer seria acumular as milhas geradas por esse voo num programa parceiro.

Após inserir as informações, clicamos em “Show me!”. O site nos informa todos os programas parceiros e o quanto essa passagem acumula, em milhas, em cada um deles:

Imagem

Em seguida, devemos analisar os resultados: Como exemplo, vamos analisar esse caso mesmo; uma passagem da TAP em classe Y. Focando no mercado interno, as companhias parceiras da TAP são a Avianca Brasil e a GOL. O que poucos sabem é que o acumulo de milhas oriundas de um voo da TAP no Smiles – programa fidelidade da GOL - tem um deságio de 10%, ao passo que se escolhermos pontuar no AMIGO – programa fidelidade da Avianca Brasil, os pontos seriam computados integralmente. Caso a tarifa tivesse como base as tarifas B, E, F, J, P, T, U ou W, esse deságio da GOL chega a 30%, revelando a importância dessa ferramenta!

Observemos agora o mercado internacional: o acúmulo mais interessante das milhas geradas por esse voo seria no Miles & More (Lufthansa et. al), programa que nos dá um bônus de 50% sobre o total que receberíamos acumulando essas milhas na TAP.

Imagem

O programa da Air Canada também é interessante, pontuando 25% a mais do que a quantidade original de milhas que o voo iria gerar:

Imagem

Lembrando que esses cálculos são feitos levando em conta, exclusivamente, a tarifa comprada. Não são calculados bônus relativos ao status do passageiro no programa em questão. Em caso de erro, pode-se reporta-lo pelo sinal de exclamação que aparece ao lado de cada programa.

Os resultados da busca, infelizmente, vêm em porcentagens. O que nos deixa em dúvida sobre quantas milhas ganharíamos com um determinado trecho.

Como o Where to Credit pode calcular as milhas geradas?

Vamos pegar o trecho GIG-LIS como exemplo. Para obter essa informação é simples: basta clicar no logo da calculadora no canto superior direito da página e seremos redirecionados.

Imagem

Uma vez na nova página, preenchemos os dados da reserva de interesse e temos o resultado do acúmulo de milhas em todos os programas parceiros!

Imagem

Como podemos observar, de fato o Miles & More (Lufthansa et. al) é o programa que mais pontua. Empatados em segundo lugar, temos o AeroPlan (Air Canada) e o Flying Returns (Air India). Algumas posições intermediárias foram suprimidas para que pudéssemos mostrar o Smiles (Gol) em último lugar, devido ao deságio de 10%
que citamos.

Assim, consideramos o Where to Credit uma forma extremamente eficiente de avaliar onde é mais vantajoso pontuar um determinado voo. Com o auxílio dessa ferramenta, a tarefa de analisar diversas planilhas em companhias parceiras torna-se muito mais simples, otimizando o acúmulo de milhas do viajante. Esperamos que esse método seja de interesse dos nossos leitores e que vocês consigam aproveitar.

Boa viagem!

Texto e imagens: Alessandro Garritano.

E você, já usou o Where to Credit? Gostou? Acho fácil? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
Participe do nosso grupo no Telegram. Entre agora mesmo, pois estamos Falando de Viagem: https://t.me/falandodeviagem



 Mensagem não lidaPublicado: Dom Mai 29, 2016 7:58 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 37824
Ótima dica! É sempre importante ver isso para acumular o máximo de milhas possível. Geralmente a classe tarifária é mostrada no momento da compra ou no e-ticket.

_________________
https://fdv.im/GabrielDias


 Mensagem não lidaPublicado: Dom Mai 29, 2016 8:03 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 8818Rio de Janeiro- RJ
Boa dica.

Agora soh falta ser facil localizar a classe tarifaria na reserva. Uma coisa que deveria ser clara mas nem toda cia tem a transparencia que seria devida.

_________________
http://fdv.im/FabioMacedo


 Mensagem não lidaPublicado: Dom Mai 29, 2016 8:09 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 37824
Verdade. Muitas dificultam ao máximo!

_________________
https://fdv.im/GabrielDias


 Mensagem não lidaPublicado: Dom Mai 29, 2016 8:13 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 574
Em algumas cias aéreas a classe tarifária é mostrada na hora da compra mesmo, o que devia ser a regra :D
No caso das brasileiras, a TAM costumava informar no e-ticket como o Gabriel falou, não sei como está depois da fusão com a LATAM. Já a Gol (e salvo engano, a Azul também), só no cartão de embarque mesmo.


 Mensagem não lidaPublicado: Dom Mai 29, 2016 8:36 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 8818Rio de Janeiro- RJ
Tenho um bilhete emitido pela Latam e nao aparece nada, nem consultando o site.

Vou tentar o call center.

_________________
http://fdv.im/FabioMacedo


 Mensagem não lidaPublicado: Dom Mai 29, 2016 8:41 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 10972
Muito curioso. Avianca me deu trabalho de achar a classe tarifária da passagem.

Com o programa em questão fica bem orientado 50% do "onde pontuar" pois para muita gente sem os pontos do cartão de crédito não se consegue emitir.


 Mensagem não lidaPublicado: Dom Mai 29, 2016 8:48 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 37824
GOL olhei aqui e realmente não tem.

_________________
https://fdv.im/GabrielDias


 Mensagem não lidaPublicado: Dom Mai 29, 2016 9:18 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 574
Considero o TAM fidelidade o melhor programa nacional, ainda mais com as mudanças que a fusão com a LAN trouxe, dessa forma pretendo acumular milhas nele mesmo. Acho que o exemplo mais útil das nacionais é a Gol, já que as tarifas promocionais não pontuam absolutamente nada no Smiles. Dessa forma, é interessante verificar se essas passagens pontuam no SkyMiles ou no Flying Blue, por exemplo.


 Mensagem não lidaPublicado: Dom Mai 29, 2016 9:25 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 8818Rio de Janeiro- RJ
Eu evito os programas nacionais por absoluta falta de transparencia, tabelas de resgate flutuantes e mundancas frequentes de regras.

_________________
http://fdv.im/FabioMacedo


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Uber Rewards: o que é e como funciona o programa de fidelidade da Uber e Uber Eats

em Aplicativos para celular

Última mensagem Qua Set 04, 2019 1:49 pm Beatriz Ver última mensagem

 

3

Mudanças no Programa Membership Rewards

[ Ir para página: 1, 2, 3 ]

em Programas de Fidelidade

Última mensagem Sex Out 04, 2019 1:58 am rogeriocardoso Ver última mensagem

 

28

Digio lança programa de pontos, o DigioClub

em Digio

Última mensagem Sex Ago 09, 2019 10:18 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

2

The Argentine Experience: um programa gastronômico diferente em Buenos Aires

em Alimentação em Buenos Aires

Última mensagem Sex Ago 09, 2019 2:14 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

3

LATAM Fidelidade lança a categoria Gold Plus

em LATAM Fidelidade

Última mensagem Qua Fev 06, 2019 11:58 am Ajudante Ver última mensagem

 

7

 


Booking.com


Companhias aéreas
Programas de Fidelidade

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes