Companhias aéreas
Programas de Fidelidade

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]


Ir para página 1, 2  »

 Página 1 de 2 [ 17 mensagens ] 
 
 Título: Dá para confiar nos programas de fidelidade?
Mensagem não lidaEnviado: Qua Mar 28, 2018 2:46 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 35707
Dá para confiar nos programas de fidelidade?

Não é novidade para ninguém que todos os programas de fidelidade pioraram consideravelmente nos últimos anos. O maior problema foi a mudança das tabelas, de fixa para flutuante, onde dependemos da boa vontade do programa em liberar assentos a um preço razoável. Infelizmente, o que temos visto, fora algumas promoções pontuais, são valores altíssimos. A inflação no mundo das milhas é realidade há alguns anos, como o Daniel bem comentou aqui, em 2015, em uma análise.

Um dos motivos é que atualmente você ganha milhas para praticamente tudo que faz. Daqui a pouco, você vai respirar e ganhar milhas. Com isso, ficou muito mais fácil acumular os pontos, e consequentemente mais pessoas estão com poder de emissão com milhas. Paralelo a isso, há várias empresas que vivem de vender passagens aéreas com milhas, sendo que uma delas anunciou recentemente que já fez 1 milhão de emissões com milhas desde a sua criação. Com isso, o viajante comum, que tem férias uma vez ao ano e precisa de disponibilidade em datas certas, acaba tendo dificuldade em conseguir uma boa emissão. Será que os programas não acham estranho dezenas de emissões em uma mesma conta, para vários nomes diferentes, no mesmo dia? Fazem vista grossa. Por quê?

Também foram lançados os clubes de milhas, onde você paga uma mensalidade e recebe milhas mensalmente, além de ter outros benefícios agregados. Aí, os programas fazem marketing para você assinar, e depois, sem aviso prévio, resolve mudar as regras do programa, como recentemente aconteceu com a Multiplus, que excluiu o bônus para transferências vindas do KM de Vantagens e de outros parceiros.

Leia também: Clube Smiles, Clube TudoAzul e Clube Multiplus | Vale a pena participar?

Desde que esses clubes foram lançados, nós alertamos sobre os riscos. Até pode ser interessante para determinados perfis de viajantes ou para algo pontual, mas melhor do que isso é ficar atento as promoções, para conseguir bônus, ou até mesmo de passagens aéreas pagas, que estão muito boas. Volto a afirmar: não é preciso ter milhas para viajar.

Aí você pergunta: dá para confiar?

Ninguém fiscaliza os programas, então eles estão, literalmente, com a faca e o queijo na mão. Você usa e é obrigado a concordar com toda e qualquer mudança. Se eles quiserem cobrar 1 milhão de milhas para uma viagem em Classe Econômica, vão cobrar. Se decidirem que algo está dando "prejuízo", vão cortar.

Por isso, quando alguém me pergunta se vale a pena contratar um cartão de crédito co-branded, eu prontamente digo que não vale a pena. Você quer ser "refém" do programa de fidelidade? Uma vez lá, você não poderá fazer mais nada, e terá que usar os pontos se submetendo as regras do programa.

Leia também: Vale a pena assinar o Clube 10.000 da Multiplus?

Quando você usa um cartão de crédito que não é associado a nenhum programa de fidelidade, tem poder de escolha. Pode simular o que deseja emitir e depois, quando achar o melhor local, fazer a transferência. Infelizmente, muitos cartões ainda se limitam a poucos parceiros internacionais, oferecendo sempre mais do mesmo: Smiles, Multiplus, TudoAzul e Amigo.

O cenário, infelizmente, é desolador. Se você está se sentindo prejudicado, deve abrir um processo no Juizado Especial, e nós ensinamos o passo a passo aqui. Não podemos aceitar essas mudanças unilaterais calados!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
https://fdv.im/GabrielDias



 Título: Re: Dá para confiar nos programas de fidelidade?
Mensagem não lidaEnviado: Qua Mar 28, 2018 2:53 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 9835
Não dá para confiar de forma alguma nesses programas e por isso mesmo que eu não estou disposto a pagar um centavo sequer por milhas. Nada de clube disso ou daquilo, nem cartão co-branded.

_________________
http://fdv.im/FlavioBaran


 Título: Re: Dá para confiar nos programas de fidelidade?
Mensagem não lidaEnviado: Qua Mar 28, 2018 3:08 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 11469
Eu confio sim... em programas de fidelidade, propagandas da Polishop e em políticos antes das eleições.....

Nos últimos meses tenho sentido especial atração pela filosofia samurai.... mais especificamente pelas espadas....
Passei o rodo no Club Smiles em ago/17... fui fiel a eles desde set/13...

O último golpe no mercado foi o do Club Multiplus... deu um "benefício" de bônus de 30%...meio mundo assinou.... menos de 2 meses depois, avisou que no dia 1º de abril não tem mais os bônus...e o pior é que tem gente pensando que é brincadeirinha de 1º de abril.... ;)


 Título: Re: Dá para confiar nos programas de fidelidade?
Mensagem não lidaEnviado: Qua Mar 28, 2018 3:27 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 11469
O grande problema dos programas de fidelidade é que eles viraram uma espécie de banco privado das cias. aéreas...
O Smiles, por exemplo, dá lucros astronômicos... e o que eles fazem com o lucro ??? Desviam pra Gol... já injetaram mais de R$ 2 bilhões na cia. aérea, pra tapar prejuízo e financiar o crescimento da empresa...
Como a Gol controla o Smiles, dita as normas das tabelas de emissões de passagens na Gol (cobrando valores altos) concomitante cada vez mais dificultam a emissão nos parceiros...
Desde junho/17 o Smiles não tem colocado mais promoções de emissões... só "promoções" para arrecadar mais...
Só que os associados perceberam e, rapidamente o programa está perdendo valor... as pessoas estão cada vez menos enviando pontos de cartão para lá... tb não estão comprando milhas... e quem tem milhas lá, está torrando...
O sentimento no mercado é esse...

Já essas empresas que comercializam milhas, emitindo passagens, é algo totalmente danoso para o pequeno acumulador, como nós... porque essas empresas têm programas que vasculham disponibilidades de passagens muito rapidamente e emitem com muito mais velocidade do que nós... conclusão: quando pinta uma promoção com milhas reduzidas, muito antes de vc dar o enter, esses programas já emitiram tudo antes de vc...

Existe uma baita cumplicidade dos programas de fidelidade nacionais com essas empresas...ou então, algum esquema de corrupção dentro delas, porque é humanamente impossível isto não ser detectado...
Tudo bem que essas empresas acabam usando as contas individuais das pessoas que "vendem" suas milhas... então, em princípio seria o próprio associando emitindo uma passagem... mas... na hora de pagar as taxas aeroportuárias, o fato em comum é que o cartão de crédito que seria usado para fazer isso seria o mesmo... ou os mesmos...
Ainda que usassem 100 cartões de crédito diferentes, em comum eles teriam um mesmo CPF... e como é que um Smiles, Multiplus da vida não tem TI pra detectar isso ???
Pra ferrar a gente, eles têm.. pra detectar essa trapaça, eles não têm ???
Fala sério...

Já tem uns 10 meses que não enviou ponto pra nenhum programa de fidelidade... estou com pontos nos cartões esperando promoção pra enviar pra fora, para o Iberia Plus... que, junto com EC vai mudar tb...
Mas.. mesmo as mudanças no mercado externo, nada se compara a vigarice dos programas nacionais...

Sem problemas... é como o FDV falou: eu não preciso de milhas pra viajar...
Mas.. os programas de fidelidade precisam de nosso dinheiro pra sobreviver... a depender de mim, todos terão uma lápide, não com um RIP, mas sim com um VTNC...

FDV... perdoem o termo, mas não tem outro "destino" pra encaminhar esses programas..
Em tempo: é questão de tempo, mas o Amigo ainda está quieto, na dele...


 Título: Re: Dá para confiar nos programas de fidelidade?
Mensagem não lidaEnviado: Qua Mar 28, 2018 5:11 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 498
Citação:
Daqui a pouco, você vai respirar e ganhar milhas.

Já existe. O app Heartbit dá milhas pra quem se exercitar (vale uma caminhada) para os portadores dos cartões American Express.
Uma voltinha no quarteirão já valem milhas.

Com a inundação no mercado, cobrar 1 milhão de milhas por uma passagem economica será realidade em pouco tempo.

O culpado disso? Todos que assinam os clubes. Todos que vendem suas milhas para essas empresas canibais que estão acabando com o mercado. Vivemos a inflação das milhas. Precisamos de um "plano real" pra acabar com isso.


 Título: Re: Dá para confiar nos programas de fidelidade?
Mensagem não lidaEnviado: Qua Mar 28, 2018 8:53 pm 
Mensagens: 1064
É uma vergonha essas coisas que acontece e ninguém faz nada. Essa da Multiplus foi praticamente um golpe.


 Título: Re: Dá para confiar nos programas de fidelidade?
Mensagem não lidaEnviado: Qua Mar 28, 2018 10:17 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 11469
Eu estou fazendo a minha parte:
Pregando boicote aos programas de fidelidade... Nada de enviar pontos ou 1 mísero centavo pra lá ..,


 Título: Re: Dá para confiar nos programas de fidelidade?
Mensagem não lidaEnviado: Qua Mar 28, 2018 10:21 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 35707
E precisamos fazer boicote também aos cartões co-branded.

_________________
https://fdv.im/GabrielDias


 Título: Re: Dá para confiar nos programas de fidelidade?
Mensagem não lidaEnviado: Qua Mar 28, 2018 10:28 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 11469
Sim....bem lembrado....


 Título: Re: Dá para confiar nos programas de fidelidade?
Mensagem não lidaEnviado: Qui Mar 29, 2018 11:50 am 
Mensagens: 14234
CANCELE seu cartão de crédito co-branded da Multiplus viewtopic.php?f=290&t=15836

_________________
Confira também as últimas matérias publicadas no FDV: https://fdv.im/novidades


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Marriott Internacional anuncia unificação de programas de fidelidade

em Programas de Fidelidade

Última mensagem Seg Ago 27, 2018 11:08 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

2

Azul e Turkish Airlines assinam acordo entre programas de fidelidade

em Programas de Fidelidade

Última mensagem Ter Out 30, 2018 8:57 pm LMBJR Ver última mensagem

 

2

10 programas imperdíveis em Salvador

em Salvador

Última mensagem Qui Jun 21, 2018 10:22 am GabrielDias Ver última mensagem

 

4

LATAM Fidelidade lança a categoria Gold Plus

em LATAM Fidelidade

Última mensagem Qua Fev 06, 2019 11:58 am Ajudante Ver última mensagem

 

7

Problema Validade Status Latam Fidelidade

em Companhias aéreas

Última mensagem Ter Mai 08, 2018 4:04 pm JPSAL Ver última mensagem

 

4

 

Companhias aéreas
Programas de Fidelidade

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes