Companhias aéreas
Programas de Fidelidade

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]


Ir para página 1, 2  »

 Página 1 de 2 [ 15 mensagens ] 
 
 Título: 10 dicas para proteger suas milhas aéreas
Mensagem não lidaEnviado: Sáb Dez 29, 2018 10:00 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 18531
Administrador
Imagem

Depois de escolher o melhor cartão de crédito, de fazer compras esperando bonificações generosas e de aproveitar as melhores promoções de bonificação nas transferências para os programas das companhias aéreas, chegou a hora de cuidar bem das suas milhas. E isso não está relacionado apenas ao fato de acompanhar sempre seu extrato, para ver quantas delas estão próximas do vencimento ou se determinado voo foi devidamente pontuado ou não. Milhas valem dinheiro e criminosos cibernéticos estão de olho na sua conta e nas suas milhas, que podem ser roubadas e se transformar em dinheiro na mão da bandidagem.

Leia também: Como achar o melhor programa de fidelidade para pontuar seu voo

São diversos os relatos de pessoas que tiveram suas contas em programas de fidelidade hackeadas e cujos saldos foram usados para emitir passagens para desconhecidos. Os programas de fidelidade, especialmente das companhias aéreas, têm adotado soluções tecnológicas para diminuir incidentes como esses, mas não custa nada adotar boas práticas e assim proteger suas valiosas milhas. Trate suas milhas como você trata seu dinheiro na sua conta bancária.

Veja abaixo 10 dicas compiladas pelo Fabio Assolini, analista de segurança da Kaspersky Lab.

Escolha uma senha única e forte

Se você, como a maioria, usa a mesma senha em diversos serviços on-line, suas milhas correm perigo. É muito comum em ataques cibernéticos que as senhas dos usuários sejam roubadas - portanto se você tem um cadastro em um site de jogos e ao usar sempre a mesma senha isso facilitará o trabalho dos criminosos, que poderão acessar sua conta. É indicado que as senhas sejam únicas (não repetidas em outro lugar) e fortes (de difícil dedução). Se você tem muitas contas em muitos programas de fidelidade e uma memória ruim para memorizar todas essas senhas, é altamente recomendável a utilização de programas gerenciadores de senhas (como o gratuito LastPass).

Escolha bem o e-mail que será cadastrado

Além de escolher bem a senha, é necessário escolher bem qual endereço de e-mail você usará no seu cadastro. Escolha um provedor de e-mail que ofereça recursos de segurança (como o Gmail) e ative a dupla autenticação. Se o seu e-mail for facilmente hackeado, suas milhas também serão.

Proteja seus dispositivos

Se você entende pouco de tecnologia e não sabe reconhecer um site falso, é altamente recomendável que instale e use um bom programa antivírus, que além de proteger seus dispositivos contra vírus, também podem identificar e bloquear sites falsos e links maliciosos recebidos por e-mail. Hoje existem excelentes programas gratuitos no mercado que possuem essa função. Instale-o não somente no seu notebook, mas também no seu smartphone (que também podem ser infectados por vírus).

Cuidado com os ataques de phishing

Golpistas criam sites falsos e enviando e-mails que parecem legítimo, visando roubar sua senha, e consequentemente suas milhas. Desconfie dos e-mails recebidos, das propagandas vistas em redes sociais. Aprenda a reconhecer um site falso. Para alguns é algo fácil, para outros nem tanto, mas desconfie sempre, mesmo que a página pareça real.

Imagem
A Smiles não facilitou o resgate dos pontos do seu cartão. Este é apenas um site falso querendo roubar suas milhas e clonar seu cartão.

Não confie no "cadeado de segurança"

Muita gente acredita que, ao acessar determinado site, se nele houver o famoso cadeadinho verde de segurança, isso indica que o site é verdadeiro. Grande engano. Os certificados digitais, que fazem com que o site exiba o famoso cadeado nada mais é do que uma garantia que seus dados viajarão cifrados até o servidor onde ele estará hospedado e não correm o risco de serem interceptados no meio do caminho. Só isso. Ele não é garantia que você está no site verdadeiro. Portanto, fique de olho, pois sites falsos também podem exibir o certificado, mas na verdade os dados ali inseridos serão roubados por um criminoso.

Recebeu um e-mail estranho? Melhor não clicar

Recebeu e-mail de uma bonificação de milhas? Ou viu um anúncio no Facebook alardeando uma nova promoção imperdível? Contenha a curiosidade e antes de sair clicando busque pela tal promoção diretamente no site da empresa ou em sites de notícias da área. Se a promoção for verdadeira, você encontrará ela sendo noticiada ou anunciada no site da empresa que a promove. Falsas promoções são a forma mais usada pelos criminosos para roubar senhas, números de cartão de crédito, entre outros dados.

Verifique sempre seu extrato

Todo milheiro que se preza checa regularmente seu extrato, não só para checar se as milhas daquele último voo foram creditadas corretamente, mas também como uma forma de identificar movimentações suspeitas na sua conta.

Não confie em "agregadores de milhas"

Existem no mercado serviços que prometem facilitar a vida do milheiro, concentrando toda a administração das suas milhas em um único portal ou aplicativo. Isso pode facilitar sua vida, mas é muito perigoso: se o serviço for hackeado (como já aconteceu no passado) todas as suas contas poderão ser comprometidas. Seria como colocar todos os seus ovos em uma cesta só. Quer controlar suas milhas? Use o bom e velho Excel.

Ative as proteções da sua conta

Muitas empresas de fidelidade oferecem aos seus clientes recursos para manter a conta protegida, tais como alertas por e-mail a cada movimentação, autenticação biométrica para resgates de passagens, tokens numéricos para acesso e resgate, etc. Sempre que possível ative e usa todos esses recursos. Se não usar será mais difícil reaver suas milhas em casos de fraude.

Milheiro deve ter cuidado dobrado

Se você é do tipo que vende suas milhas regularmente, usando os serviços disponíveis no mercado, deve ter atenção redobrada. Isso porque para realizar a venda você deve compartilhar a sua senha para o site que fará a venda. Isso acende todos os alertas nas equipes que monitoram fraudes nas companhias aéreas, que detectam logins a partir de localidades e IPs diferentes. Optar por vender suas milhas é sempre uma opção arriscada. Se mesmo assim você escolher correr o risco, após efetuar a venda troque suas senhas regularmente, acompanhe todas as emissões no extrato e fique de olho nas chamadas/contatos da companhia aérea para confirmar as emissões. Se você não responder aos contatos, seguramente a equipe de fraude irá bloquear sua conta para novas emissões, até que algumas informações sejam confirmadas.

Leia também: Clube Smiles, Clube TudoAzul e Clube Multiplus | Vale a pena participar?

Esses são os cuidados que todo viajante, seja frequente ou não, deve ter para cuidar bem das suas milhas.

Boa viagem!

E você, toma algum cuidado adicional que nós não mencionamos? Compartilhe abaixo e ajude todos os viajantes a desfrutarem das suas milhas de forma segura.

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
Confira também as últimas matérias publicadas no FDV: https://fdv.im/novidades



 Título: Re: 10 dicas para proteger suas milhas aéreas
Mensagem não lidaEnviado: Sáb Dez 29, 2018 10:56 am 
Mensagens: 6
Alguém teria uma boa planilha de Excel pra compartilhar? Uso o Oktoplus e o AwardWallet, depois de ler isso fiquei com receio.


 Título: Re: 10 dicas para proteger suas milhas aéreas
Mensagem não lidaEnviado: Sáb Dez 29, 2018 6:27 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 11545
A maneira mais importante de proteger suas milhas desde o momento que elas "nascem" , isto é, desde que elas sofrem a metamorfose de pontos => milhas, é elas não nascerem com o sobrenome Smiles, TudoAzul e Amigo....
Depois disso, é realmente o caso de adotar as dicas acima...


 Título: Re: 10 dicas para proteger suas milhas aéreas
Mensagem não lidaEnviado: Sáb Dez 29, 2018 6:33 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 11545
A dica de não usar os agregadores de contas é realmente importante....
Eu sempre me espanto como as pessoas confiam em sites nos quais ñ tem o menor controle/lastro para acionaram em caso de furto das milhas...
Vendo isto eu até tive a brilhante ideia de criar um site "agregador de contas bancárias", o One Seven One Accounts..
Alguém se habilita ???? :lol:


 Título: Re: 10 dicas para proteger suas milhas aéreas
Mensagem não lidaEnviado: Sáb Dez 29, 2018 7:06 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 9968
Eu controlo tudo mensalmente em uma planilha do Google Drive.

_________________
http://fdv.im/FlavioBaran


 Título: Re: 10 dicas para proteger suas milhas aéreas
Mensagem não lidaEnviado: Dom Dez 30, 2018 12:04 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 533
murilohn escreveu:
Uso o Oktoplus e o AwardWallet, depois de ler isso fiquei com receio.


O AwardWallet foi hackeado em 2015.
Péssima ideia usar ele ou qualquer outro serviço similar.


 Título: Re: 10 dicas para proteger suas milhas aéreas
Mensagem não lidaEnviado: Dom Dez 30, 2018 12:42 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 10697
Os agregadores pagam o pato mas programas como Smiles continuam com uma senha simples de 4 números para acessar e operar...


 Título: Re: 10 dicas para proteger suas milhas aéreas
Mensagem não lidaEnviado: Dom Dez 30, 2018 1:08 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 11545
Que eu me lembre, eu nunca tive conta acessada indevidamente no Smiles ou qq outro programa de fidelidade m....
Mas eu ñ forneço senha pra ninguém a ñ ser esposa e filha..


 Título: Re: 10 dicas para proteger suas milhas aéreas
Mensagem não lidaEnviado: Dom Dez 30, 2018 10:51 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 9968
LMBJR,

É porque ninguém perde tempo tentando roubar milhas Smiles,

_________________
http://fdv.im/FlavioBaran


 Título: Re: 10 dicas para proteger suas milhas aéreas
Mensagem não lidaEnviado: Dom Dez 30, 2018 12:17 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 10697
Kkkķkk deve ser por isso @baran!!!!! Deve ser por isso kkkkkkkk

Uso Oktoplus @Zardox, até aqui, sem problemas. Mas estou interessado nesse seu software de aglutinação de dado a bancários para substituir um de controle financeiro que usei no passado, o Guia Bolso!


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
10 dicas para você proteger seus cartões de crédito

em Cartões de crédito e serviços financeiros

Última mensagem Ter Fev 26, 2019 10:58 am Beatriz Ver última mensagem

 

6

É confiável comprar passagem aérea no MaxMilhas, Hot Milhas e 123 Milhas?

em Dúvidas gerais

Última mensagem Qua Mar 27, 2019 4:16 pm baran Ver última mensagem

 

4

LeoPay altera suas regras e cancela todas as contas de brasileiros

[ Ir para página: 1, 2, 3 ]

em Serviços financeiros internacionais

Última mensagem Qui Out 25, 2018 11:32 am baran Ver última mensagem

 

27

20 pratos típicos para você experimentar em suas viagens pelo mundo

em Falando +D

Última mensagem Ter Fev 05, 2019 10:13 pm JulianaMagalhaes Ver última mensagem

 

4

LATAM Airlines Brasil faz novo aumento de preços das suas taxas e cria novas

em Notícias

Última mensagem Sex Out 19, 2018 11:21 am JPSAL Ver última mensagem

 

6

 


Booking.com


Companhias aéreas
Programas de Fidelidade

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes