Fidelização. Para as empresas, ter clientes frequentes e fiéis é muito importante. E a milha aérea faz parte do Programa de Passageiro Frequente, chamado em inglês de Frequent Flyer Program (FFP). O primeiro programa de passageiro frequente do mundo moderno foi criado em 1972 pela Western Direct Marketing para a United Airlines. Em 1979, a Texas International Airlines criou o primeiro programa de passageiro frequente que usava a distância em milhagem para dar recompensas aos seus passageiros. Já em 1980, a Western Airlines criou seu Travel Bank, que acabou se tornando parte do programa da Delta Air Lines após sua fusão na 1987. O American Airlines AAdvantage foi lançado em 1981 e inovou ao oferecer tarifas especiais para clientes frequentes.
Todos os programas das companhias aéreas dão milhas aéreas para os passageiros. Para isso, é necessário apenas um rápido e gratuito cadastro no programa, que gera um número de associado, e permite que você passe a acumular as milhas em todos os seus voos. Atualmente, há formas de acumular milhas também sem voar. As milhas também podem ser chamadas de pontos.
O número de milhas que você irá receber a cada voo depende da classe de tarifa da passagem aérea, da distância voada ou do valor pago. Então, a milha nada mais é do que uma recompensa e uma forma de fidelizar o viajante. Quanto mais você voa, mais milhas ganha, e com essas milhas poderá resgatar prêmios, sendo o mais comum a emissão de uma passagem aérea gratuita. É possível viajar de Primeira Classe, Classe Executiva, Premium Economy e Classe Econômica usando as suas milhas, mas quanto mais cara for a passagem aérea em dinheiro, mas cara também será usando os seus pontos.
Geralmente, as milhas têm validade, mas as regras de acúmulo e uso variam dependendo do programa de fidelidade. Toda companhia aérea tem o seu programa e as regras podem variar bastante. Como as milhas não podem ser transferidas entre programas, salvo raríssimas exceções, você precisa ser fiel a uma companhia aérea para ganhar mais milhas.
A milha tem um valor, afinal, seu custo está embutido no da passagem aérea. Não é possível mensurar com exatidão o valor de 1 milha, mas você pode estimar que vale entre 1 e 3 centavos de real. Usando 2 centavos como base, 1.000 milhas aéreas valem R$ 20,00. Há um mercado paralelo de compra e venda de milhas, com oscilações diárias nos valores cobrados. Basicamente, se as milhas são suas e você quer vender, pode definir o valor que deseja.
Atualmente, é possível acumular milhas aéreas das mais variadas formas, tanto no dia a dia, quanto durante as viagens. E também é possível usar essas milhas de centenas de modos diferentes, no dia a dia e em qualquer viagem. O negócio é bastante lucrativo para as empresas.
Grupo de WhatsApp sobre milhas aéreas
Além do FDV, também trocamos informações, dicas e macetes em nosso grupo do WhatsApp. Como o assunto é muito dinâmico, muitas informações e dicas não são publicadas aqui, mas apenas nos grupos. Você pode participar, seguindo as regras, que estão disponíveis aqui.
Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.
- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui. - Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui. - Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui. - Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui. - Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui. - Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui. - Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui. - Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.