7 dicas para iniciantes no mundo das milhas aéreas by Daniela Martinelli
- falandodeviagem Mensagens: 19862 Administrador
Não há discussão: o melhor local para aprender sobre milhas aéreas são os grupos do Falando de Viagem no Telegram e no WhatsApp. São milhares de mensagens por dia, muitas informações valiosas e uma grande rede de colaboração mútua. A Daniela Martinelli está sempre presente ajudando e participa de dezenas de grupos. Para ajudar no caminho dos iniciantes, ela preparou esse texto.
Vamos às dicas da Daniela:
1) Atenção à validade das milhas
Antes de qualquer coisa, saiba que as milhas possuem prazo de validade e expiram se você não usá-las. Estar atento a isso evita que tenha o prejuízo de perdê-las. Dito isso, já acrescento que usá-las para resgatar produtos costuma ser desvantagem. O ideal é utilizá-las para criar memórias afetivas viajando!
2) Qual companhia aérea você mais usa?
Defina qual companhia aérea é melhor para as suas necessidades pessoais. Um exemplo: a Azul costuma ser excelente para quem reside próximo à Viracopos - Aeroporto de Campinas (SP). A GOL costuma ser melhor para quem reside próximo a BSB - Aeroporto de Brasília, além de ter ótima malha aérea em São Paulo (CGH e GRU) e Rio de Janeiro (SDU e GIG). Se o seu objetivo for voos internacionais, repare também nas parcerias aéreas de cada empresa; como essas parcerias mudam constantemente, sugiro assinar o clube de pontos dos programas de fidelidade que mais lhe atender aos interesses pessoais.
Clube TudoAzul, Clube Smiles, Clube LATAM Pass e Clube Livelo são os principais. Para assinar, tenha calma e aguarde uma boa promoção para novas adesões, já que costumam dar o dobro ou mais de pontos nos primeiros meses para novos clientes.
3) Upgrade de cartão de crédito
A maneira mais fácil de juntar milhas é através do uso do cartão de crédito. A função débito não acumula pontuação (salvo em raríssimas exceções), portanto sempre dê preferência para pagar na função crédito quando pagar em débito tiver o mesmo preço.
Sugiro observar, atentamente, o programa de pontos do banco emissor do cartão, sendo que quanto maior a categoria do cartão, mais pontos ele vai acumular. Desse modo, se você possuir um cartão Gold, empenhe-se para conquistar um upgrade de categoria para o cartão Platinum, seguido pelo cartão Infinite ou Black. Alçar uma categoria melhor vai lhe permitir não apenas acumular mais milhas quanto lhe dará acesso às salas VIP dentro de todos os aeroportos no mundo.
4) Cadastrar-se em promoções de transferências de pontos do cartão de crédito para as companhias aéreas
Tendo observado os itens anteriores, somente transfira seus pontos do banco para o programa de milhas da companhia aérea quando houver promoção de bônus para realizar essa transferência. Geralmente, pode-se conseguir de 70% a 110% de milhas extras ao se cadastrar no link disponibilizado durante o período promocional. Destaco que assinantes dos clubes de fidelidade das companhias aéreas sempre conseguem a maior porcentagem (assim como os clientes com status de passageiro frequente).
5) Adquirir produtos em lojas parceiras da companhia aérea
Os programas de fidelidade das companhias aéreas possuem diversos parceiros comerciais, desde compras on-line até prestadores de serviços. Geralmente, é possível acumular de 5 a 10 pontos por real gasto, durante períodos promocionais, ou de 1 a 3 pontos em períodos fora da promoção. Dessa maneira, pode lhe render muitas milhas desde reservar um hotel ou abastecer no seu posto favorito até comprar uma geladeira nova ou fraldas para seu bebê em sites parceiros.
Sempre tire print da tela com a quantidade de pontos prometida e guarde o regulamento com o prazo disposto para que essa pontuação entre no sua conta de milhas (Azul, Smiles, Livelo ou LATAM Pass). Assim, se a promoção não for cumprida, você terá provas para reclamar na companhia aérea ou ainda abrir um protocolo no site do Procon ou Consumidor para exigir que a oferta ou propaganda seja cumprida.
6) Ter uma meta de resgate
Quantos pontos são necessários para resgatar aquela viagem que você sonha? Faça pesquisas periodicamente nos aplicativos do TudoAzul ou da Smiles, por exemplo, e repare que oscila muito a quantidade de milhas conforme o período desejado. Anote e estabeleça essa pontuação como meta a ser atingida para trocar pela passagem aérea ou até mesmo por uma estadia em resort, pacotes, passeios, ingressos e traslados.
Vale lembrar que cada companhia aérea permite resgatar passagem no seu próprio site de fidelização. Para resgate de pacotes, hotéis, carros e tours, o programa TudoAzul permite resgate com a Azul Viagens e o LATAM Pass com a LATAM Travel. Já o programa Smiles e Livelo permitem resgate dentro do próprio site. Compare sempre a quantidade de pontos exigidas em cada um, pois variam MUITO e você pode conseguir pela metade da pontuação entre um e outro.
7) Observar o custo-benefício entre pagar em dinheiro e pagar em milhas
Durante suas buscas por passagens ou estadia, compare sempre o preço em dinheiro versus o preço em milhas. Geralmente, trocar milhas pela passagem é sempre mais vantajoso! Porém, como é um mercado com muita variação, pode ser que, algumas vezes, compense comprar milhas da própria companhia aérea para completar a emissão de sua passagem (pontos + dinheiro).
Também pode ser que compense pagar em dinheiro porque o trecho desse voo está em um preço promocional imperdível e você deseja poupar suas milhas para a meta seguinte (como disposto no item 6). Em suma, passagem boa é a passagem que você emite pelo menor preço possível, seja em dinheiro, pontos + dinheiro ou só dinheiro.
Boa sorte no mundo das milhas aéreas!
- GabrielDias Mensagens: 41747
Ótimas e importantes dicas!
- JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Estou cada vez mais atenta a essas dicas. Daqui a pouco já está no sangue. São muitas vantagens.
Booking.com
Voltar para “Programas de Fidelidade”
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante