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 Título: Como é voar na Flagship Business da American Airlines no Boeing 777-200 Retrofit
Mensagem não lidaEnviado: Qua Jan 16, 2019 11:54 am 
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A American Airlines, em conjunto com a American Eagle, oferece uma média de, aproximadamente, 6.700 voos por dia para quase 350 destinos, em mais de 50 países. A AA é membro fundador da aliança oneworld, cujos membros e parceiros atendem a quase mil destinos com 14.250 voos diários para 150 países.

A companhia aérea tem investido em melhorias ao longo dos últimos anos para aprimorar a experiência do viajante em todas as etapas da viagem. Uma das melhorias diz respeito às aeronaves, que foram reformadas, para oferecer mais conforto. Ao todo, passaram pelo retrofit - nome para o processo de modernização das aeronaves - 67 Boeing 777s (47 777-200ERs e 20 777-300ERs) de sua frota mundial. Saindo do GIG ou GRU, você voará em uma dessas aeronaves.

Leia também:
- Boeing 777-300ER da American Airlines
- Boeing 777-200 Retrofit da American Airlines

No passado, a Classe Executiva da AA era medonha, com configuração 2-3-2 e decoração antiga e feia, e eu criticava bastante. Felizmente, isso mudou, e o mercado do Rio de Janeiro passou a operar apenas com as aeronaves modernas. Eu voei nessa classe do Rio de Janeiro (GIG) para Miami (MIA) no Boeing 777-200 Retrofit. O voo foi realizado no famoso AA 904, que decola do RJ às 22:45 e chega a Miami às 4:35.

Em 2015, eu já havia realizado esse mesmo voo em Classe Executiva, mas de lá para cá muita coisa mudou, para melhor diga-se de passagem. Naquela época, a aeronave já era a Retrofit, mas alternava com a versão antiga, e nunca dava para ter certeza qual seria a aeronave, causando apreensão.

Leia também: Como é voar na Classe Executiva da American Airlines no Boeing 777-200 Retrofit

Cada companhia aérea define a configuração interna das suas aeronaves, então externamente todas são iguais, mas internamente cada avião é diferente. A American Airlines configurou assim seus 777-200:
- Main Cabin (Classe Econômica), com 146 assentos;
- Main Cabin Extra (Classe Econômica com mais espaço), com 66 assentos;
- Premium Economy (Econômica Premium), com 24 assentos;
- Business Class (Classe Executiva), com 37 assentos.

Na versão 777-200 não é oferecida a Primeira Classe. Apenas em São Paulo, onde a empresa opera com o 777-300ER, você tem a opção de voar na Primeira Classe.

Fiz o processo de check-in rapidamente e depois de passar pela segurança todas as direções apontam para o Admirals Club, a sala VIP da AA. Todos os passageiros da Classe Executiva têm acesso gratuito à sala VIP. Voando na Classe Econômica ou na Econômica Premium você tem direito dependendo do seu nível elite, mas você também pode comprar um passe diário no valor de US$59. Outra opção, caso você tenha o Priority Pass ou LoungeKey, é usar o Plaza Premium Lounge ou GOL Premium Lounge.

Leia também: Como é viajar na Econômica Premium da American Airlines

Assim como as aeronaves, o Admirals Club também passou por uma reformulação completa, e agora tem decoração arrojada, moderna e é bem mais confortável. São vários espaços, além de ter salas de banho individuais. Há ótimas opções de alimentos e bebidas, então você consegue comer muito bem antes do voo, o que é ideal para quem deseja dormir sem ter que esperar o jantar dentro da aeronave. Vale destacar também as opções de bebidas, no sistema self-service. Destaco também que é a única sala VIP do aeroporto que tem uma brinquedoteca para as crianças.

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Leia também: Admirals Club - American Airlines - Aeroporto do Galeão no Píer Sul - Rio de Janeiro

A Classe Executiva tem configuração 1-2-1, que é a configuração mais comum - e a melhor, pois oferece mais privacidade. Todos os assentos têm acesso direto ao corredor, os assentos são full-flat (reclinação total), há tomada e entrada USB, além de Wi-Fi em toda a aeronave. Uma garrada de água, cobertor, travesseiro e fone de ouvido estão disponíveis no assento. O amenity kit fica dentro de uma parte fechada, onde você pode guardar seus pertences.

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Leia também: Classe Executiva | Configuração 2-3-2 x 2-2-2 x 1-2-1

Após me acomodar, no assento 7A, recebi o welcome drink. Pedi, claro, champanhe. Água e suco de laranja também estão disponíveis. Os assentos são muito confortáveis e em todos eles você terá:
- Revista de bordo;
- Entretenimento individual;
- Tomada;
- Entrada USB;
- Fone de ouvido;
- Cobertor e travesseiro;
- Kit de amenities;
- Espaço fechado para guardar seus pertences;
- Poltrona que reclina a 180 graus.

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Eu gostei muito dos espaços fechados, pois você pode deixar seus objetos lá dentro sem medo, inclusive o celular, pois a entrada USB fica dentro dele. Assim, além da segurança, evita que os objetos se movam durante a decolagem e o pouso.

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Em todos os voos há pelo menos um comissário que é brasileiro ou fala português. Em geral, eles não são simpáticos, e apenas cumprem seu papel. Pedi para um deles tirar uma foto minha e ele tirou sem muita empolgação. Durante o voo, esse mesmo comissário teve algumas falhas, como demora na reposição de bebida e esquecimento de um pedido.

O kit de amenidades é bonito e vira uma bolsa. Dentro dele você terá: máscara para dormir, meias, protetor de ouvido, escova e pasta de dente e caneta. A case, da marca Cole Haan, você pode levar para casa.

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Nesse voo, com 8 horas de duração, é servido o jantar logo após a decolagem e o café da manhã pouco antes da chegada. A AA permite que você selecione o prato que deseja antes do voo e assim você tem a certeza de receber o que deseja. Também é oferecida a opção Express Meal, que é um serviço mais rápido, para quem deseja dormir logo. A responsável pelo menu servido em cabines premium para a América Latina é a ganhadora do Prêmio James Beard, autora, restaurateur e celebridade da televisão Maneet Chauhan. Nascida na Índia, mas hoje moradora dos Estados Unidos, ela coloca um toque de culinária global na cozinha tradicional americana.

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O jantar estava bom e me surpreendeu positivamente, com destaque para a carne e o sundae (um clássico). Em geral, eu gosto mais da comida da AA nos voos de ida, pois é preparada no Brasil, e acho que fica melhor. O café da manhã, com croissant, frutas e iogurte, não me agradou muito. Eu prefiro pratos quentes ao acordar, mas não há opção de escolha.

Veja fotos do jantar e café da manhã:

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Após a refeição, você tem como opção usar o entretenimento individual, com opção de música, filmes, séries de TV, jogos e canais de TV ao vivo, como CNN International, CNBC, BBC World News e Sport 24. Você também pode se conectar ao Wi-Fi (US$19 pelo voo inteiro), seja para trabalhar, usar as redes sociais ou conversar com amigos e parentes, ou dormir. Como já passada da meia-noite, decidi dormir, pois não dá para dormir muito nesse voo. Em média, eu diria que dá para dormir umas 4 horas se você for realizar ambas as refeições.

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O assento é bem confortável, sendo possível dormir muito bem. Também destaco a ótima qualidade do travesseiro e do cobertor. Eu também costumo viajar com uma almofada da FOM, para me dar mais conforto. Entre os assentos, há uma divisória móvel, que você pode manter no caso de não conhecer o passageiro ao lado ou retirar, caso esteja viajando com alguém.

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Vale a pena voar na Flagship Business?

Sim, vale a pena! O produto da AA melhorou muito nos últimos anos, em todas as etapas da viagem, oferecendo mais conforto no aeroporto, seja no check-in exclusivo ou nas salas VIP, assim como dentro das aeronaves, que são novas, modernas, mais confortáveis e bonitas. A comida é boa e as opções de bebidas alcoólicas são satisfatórias. Pesa negativamente o atendimento dos comissários, que geralmente não são simpáticos e tratam os passageiros de forma pouco atenciosa, fazendo o mínimo, sem surpreender.

Nesse voo, não dá para dormir muito tempo, então inevitavelmente você vai chegar cansado ao destino final.

Boa viagem!

E você, já voou na Flagship Business da American Airlines? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

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 Título: Re: Como é voar na Flagship Business da American Airlines no Boeing 777-200 Retrofit
Mensagem não lidaEnviado: Ter Jan 22, 2019 11:04 am 
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Até que enfim a AA melhorou sua executiva...
Em 2015 quando viemos de NYC na executiva deles, as coisas foram lastimáveis... sem kit de amenidades, sem nuts com drink de boas vindas, o jantar foi em forma de bandejão, não teve menu pra escolher nada...aliás teve menu sim.. "menu oral", a comissária falava tem isso e aquilo.. mas igualzinho na econômica...
Na verdade foi um serviço de econômica, num assento de executiva... foi tão ruim, mas tão ruim, que considero isso uma exceção.. pelo visto tivemos azar..
A única coisa que salvou foram os assentos: 100% reclináveis e bem espaçosos...


 Título: Re: Como é voar na Flagship Business da American Airlines no Boeing 777-200 Retrofit
Mensagem não lidaEnviado: Ter Jan 22, 2019 11:20 am 
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Sim, melhoraram bastante, em várias etapas. As salas VIP, por exemplo, estão BEM legais.

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 Título: Re: Como é voar na Flagship Business da American Airlines no Boeing 777-200 Retrofit
Mensagem não lidaEnviado: Ter Jan 22, 2019 11:24 am 
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Ah sim.. ainda tinha esquecido de falar da sala VIP, que em jul/2015, lá em NYC era muito ruim... e a comida era péssima tb...Agora, dá pra ver que a sala é muito boa...


 
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