Como é voar para Santiago do Chile com a LATAM Airlines Brasil

Avaliações de voos realizados na LATAM Airlines.
manucaldas Mensagens: 1403
Qui Mai 10, 2018 10:47 am
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Em abril, voei para Santiago do Chile, a partir do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, com a LATAM Airlines Brasil. O percurso de ida dura, em média 4h55min; e o de volta, 4h10min.

Inicialmente, as passagens eram da classe Premium Economy na ida, e Economy na volta. Porém, nas mesmas datas, houve uma greve dos funcionários da LATAM chilena, e a companhia precisou cancelar vários voos no período, inclusive o meu. Por isso, é importante dizer que a minha experiência teve essa questão específica que não é rotineira, e pode acontecer com qualquer companhia aérea.

Não recebi nenhum alerta sobre o cancelamento. Só fiquei ciente do ocorrido dois dias antes da viagem, quando tentei realizar o check-in on-line, e vi que não era possível. Depois de três horas no telefone com a central de atendimento da LATAM, fui informada que o meu voo de ida havia sido, de fato, cancelado, e consegui remarcar minha ida para a mesma data, em outro voo, em um horário diferente.

Além disso, o meu novo voo foi em uma aeronave pequena e antiga, o Airbus A321, uma versão alongada do A320, com mudanças mínimas, que não possui diferenciação de classes. Ou seja, precisei fazer downgrade e perder o meu bilhete de Premium Economy. Fui informada que a única maneira de voar na premium seria em um voo dois dias depois. Mas, como eu tinha toda uma programação já fechada no Chile, optei por abrir mão. Segundo o atendente, caso você opte pelo downgrade, a empresa não é obrigada a realizar um reembolso da diferença, já que, em tese, a escolha foi sua. Também tentei trocar meu assento para a premium na volta, mas, novamente, só seria possível se eu voasse em outra data. Na minha opinião, o reembolso dessa diferença entre assentos deveria ser o certo a se fazer.

É claro que a situação é estressante de qualquer forma, mas o atendente foi surpreendentemente simpático e muito prestativo. Foram duas ligações. A primeira, feita por mim, para resolver as passagens. A segunda, vinda da própria LATAM, na tentativa de resolver a questão da Premium Economy.

As aeronaves

Na ida e na volta, voei em aeronaves antigas, a A321 e A320, respectivamente. Ambos são aviões pequenos, com capacidade máxima de 220 passageiros. Consultei as novas versões das respectivas aeronaves no site oficial, e vi que, agora, ambas possuem diferenciação de classes. Portanto, a definição abaixo diz respeito aos modelos antigos.

- Configuração interna 3-3;
- Não há entretenimento individual;
- Não há entrada USB;
- Não há diferenciação de classes, todas são econômicas.

As únicas diferenças que percebi entre as duas, foram: na A320, há uma tomada embaixo de cada poltrona e comandos individuais no braço dos assentos (para chamar o comissário, ligar a luz, etc). Na A321, não.

Resumindo: dei azar.

Leia também: Boeing 777 da LATAM Airlines Brasil

Serviço de bordo

Particularmente, sempre tive boas experiências com os comissários de bordo da LATAM. A chefe de cabine do voo de volta era especialmente simpática e lidou muito bem com uma pequena situação de conflito entre dois passageiros durante o percurso.

Para alimentação, na rota para Santiago, a LATAM oferece um lanche já incluso no valor da passagem. Almoço e jantar só são servidos em voos de mais de sete horas de duração. É oferecido um sanduíche, uma sobremesa e bebidas, inclusive vinhos e whisky.

A refeição do voo de ida foi um sanduíche frio de tomate seco, rúcula e queijo minas na baguete. Acompanhado com um pacote de torradas e polenguinho, e quindim de sobremesa. Estava bem gostoso, sem gosto de "comida de avião".

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A refeição da ida.

Na volta, um sanduíche frio de tomate, queijo e rúcula no pão de forma integral, que estava bem sem graça. Junto com as mesmas torradas com polenguinho, e bolo de chocolate de sobremesa.

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A refeição da volta.

Mesmo em refeições simples, a LATAM segue o padrão de servir talheres de metal.

Entretenimento individual

Como disse anteriormente, em nenhuma das aeronaves que peguei havia telas individuais. A LATAM oferece um serviço de entretenimento individual para ser usado nos dispositivos pessoais dos passageiros. Assim como na GOL, é disponibilizado um Wi-Fi que te dá direito a uma seleção de filmes, séries e músicas pré-determinada pela companhia.

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Leia também: Como funciona o entretenimento individual da GOL Linhas Aéreas

A proposta é boa, mas a grande questão é: como na ida não havia tomara ou entrada USB, eu, e provavelmente a maioria do voo, não tinha bateria o suficiente para assistir nada. A solução foi dormir!

Para um entretenimento analógico, a LATAM possui uma revista com dicas de viagens e gastronomia, que é bem bonita visualmente e bem escrita.

Conclusão

A minha conclusão é: eu dei azar. Obviamente as condições não foram as ideais, tanto pela perda do meu bilhete da Premium Economy, quanto pelas condições jurássicas das aeronaves. Porém, em meio à uma greve de trabalhadores que gerou o cancelamento de centenas de voos, só o fato de eu ter conseguido manter as datas da minha viagem ao Chile, já foi o suficiente, nesse caso.

Mas, em um quadro geral, acredito que, assim como está no site da LATAM, a companhia trabalha com modelos atualizados da A320 e A321. Com isso, resta andar até o portão de embarque com os dedos cruzados.

Leia também: Quanto valem suas milhas Multiplus | Uma análise sobre o programa de fidelidade da LATAM Airlines

Boa viagem!

E você, já voou para Santiago do Chile com a LATAM Airlines Brasil? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
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zardox Mensagens: 11619
Qui Mai 10, 2018 2:21 pm
Em que pese o atendimento cordial do atendente, a política da empresa de não devolver a diferença entre um voo em premium economy e economy é inaceitável... independente da legislação garantir essa diferença é uma questão de honestidade...para mim isso configura apropriação indébita.. vc pagar para ter um serviço x+y e eles só te entregam x e não querem devolver y ??? mão no bolso...
A greve, embora não desejada pela cia., é um problema afeto a ela e não ao consumidor...então, se no dia da viagem a cia. não oferece uma solução igual, claro que tem que devolver...
A Latam e o Multiplus tem tido um comportamento nos últimos 3 meses totalmente inaceitável... estão mudando coisas e sempre para pior...
Tudo bem que não foram eles que planejaram a greve, mas um mínimo de honestidade determina a devolução da diferença e um forte pedido de desculpas pelo incomodo...
Eu já viajei alguma vezes com a LATAM indo/vindo dos EUA..no geral, gostei do serviço de bordo...mesmo vindo de MIA, a comida servida na econômica foi bem gostosinha.. e o atendimento dos comissários foi gentil/prestativo....
Mas, a gestão da empresa está dando mole pra Gol/Smiles... esse era o momento deles aproveitarem a fragilidade do Smiles (que acaba respingando na marca Gol) e aumentar o market share no Multiplus... mas estão fazendo coisas piores que o concorrente...

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ralacerda Mensagens: 875
Qui Mai 10, 2018 3:32 pm
Quando fui ao Chile há três anos, fiz uma escala em Guarulhos e fomos de 777. É uma avião, que apesar de antigo, eu gosto de voar.

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Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
rodriguerj Mensagens: 562
Qui Mai 10, 2018 3:51 pm
Nossa achei mto cara de pau da latam nao reembolsar nem o valor pago a mais, como diz o CDC o consumidor que nao pode ser prejudicado por problemas da compania , essas greves são os ricos de uma empresa...

Mas enfim, vooei tmb de latam em agosto para o chile e foi mesma coisa, como vou assistir um filme no ipad com risco de ficar sem bateria depois, até bus no RJ e outros estados tem usb e tremenda aeronave nao? absurdo.

Azul sempre azul

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zardox Mensagens: 11619
Qui Mai 10, 2018 4:01 pm
Se vc acha o 777 antigo, do ponto de vista de quem vive no Brasil, então na sua visão os 767 para decolarem os passageiros tem que pedalar igual o carro do Fred Flintstone.... :lol:
Eu gosto de 767, de 777, de A330.. e para voos até 3 horas, de 737, A319, A320, A321......

rodriguerj Mensagens: 562
Qui Mai 10, 2018 4:16 pm
Se fosse meu caso iria procurar reclame aqui, jornal o globo etc kkk para reaver o valor

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zardox Mensagens: 11619
Qui Mai 10, 2018 4:36 pm
Rodrigues..
Como passageiro comum eu faria isso que vc falou, talvez até rolasse um JEC...já se eu fosse comentarista do FDV, não faria nada para preservar o site, mas certamente narraria aqui esta situação um tanto incorreta por parte da empresa....

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GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Jan 17, 2019 11:57 am
O que mata na LATAM são essas aeronaves antigas. Dizem que as melhores ficam para o mercado chileno e as mais antigas no mercado brasileiro.

JPSAL Mensagens: 778
Qui Jan 17, 2019 4:41 pm
O pior é que elas não são tão antigas assim, só estão mal cuidadas mesmo. A frota de A321 é toda nova (idade média de menos de 6 anos!!!!!!!!).

Já a Gol tem aviões de 2006 e todos passam uma boa impressão.





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