Como é voar para Santiago do Chile com a LATAM Airlines Brasil
- manucaldas Mensagens: 1403
Em abril, voei para Santiago do Chile, a partir do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, com a LATAM Airlines Brasil. O percurso de ida dura, em média 4h55min; e o de volta, 4h10min.
Inicialmente, as passagens eram da classe Premium Economy na ida, e Economy na volta. Porém, nas mesmas datas, houve uma greve dos funcionários da LATAM chilena, e a companhia precisou cancelar vários voos no período, inclusive o meu. Por isso, é importante dizer que a minha experiência teve essa questão específica que não é rotineira, e pode acontecer com qualquer companhia aérea.
Não recebi nenhum alerta sobre o cancelamento. Só fiquei ciente do ocorrido dois dias antes da viagem, quando tentei realizar o check-in on-line, e vi que não era possível. Depois de três horas no telefone com a central de atendimento da LATAM, fui informada que o meu voo de ida havia sido, de fato, cancelado, e consegui remarcar minha ida para a mesma data, em outro voo, em um horário diferente.
Além disso, o meu novo voo foi em uma aeronave pequena e antiga, o Airbus A321, uma versão alongada do A320, com mudanças mínimas, que não possui diferenciação de classes. Ou seja, precisei fazer downgrade e perder o meu bilhete de Premium Economy. Fui informada que a única maneira de voar na premium seria em um voo dois dias depois. Mas, como eu tinha toda uma programação já fechada no Chile, optei por abrir mão. Segundo o atendente, caso você opte pelo downgrade, a empresa não é obrigada a realizar um reembolso da diferença, já que, em tese, a escolha foi sua. Também tentei trocar meu assento para a premium na volta, mas, novamente, só seria possível se eu voasse em outra data. Na minha opinião, o reembolso dessa diferença entre assentos deveria ser o certo a se fazer.
É claro que a situação é estressante de qualquer forma, mas o atendente foi surpreendentemente simpático e muito prestativo. Foram duas ligações. A primeira, feita por mim, para resolver as passagens. A segunda, vinda da própria LATAM, na tentativa de resolver a questão da Premium Economy.
As aeronaves
Na ida e na volta, voei em aeronaves antigas, a A321 e A320, respectivamente. Ambos são aviões pequenos, com capacidade máxima de 220 passageiros. Consultei as novas versões das respectivas aeronaves no site oficial, e vi que, agora, ambas possuem diferenciação de classes. Portanto, a definição abaixo diz respeito aos modelos antigos.
- Configuração interna 3-3;
- Não há entretenimento individual;
- Não há entrada USB;
- Não há diferenciação de classes, todas são econômicas.
As únicas diferenças que percebi entre as duas, foram: na A320, há uma tomada embaixo de cada poltrona e comandos individuais no braço dos assentos (para chamar o comissário, ligar a luz, etc). Na A321, não.
Resumindo: dei azar.
Leia também: Boeing 777 da LATAM Airlines Brasil
Serviço de bordo
Particularmente, sempre tive boas experiências com os comissários de bordo da LATAM. A chefe de cabine do voo de volta era especialmente simpática e lidou muito bem com uma pequena situação de conflito entre dois passageiros durante o percurso.
Para alimentação, na rota para Santiago, a LATAM oferece um lanche já incluso no valor da passagem. Almoço e jantar só são servidos em voos de mais de sete horas de duração. É oferecido um sanduíche, uma sobremesa e bebidas, inclusive vinhos e whisky.
A refeição do voo de ida foi um sanduíche frio de tomate seco, rúcula e queijo minas na baguete. Acompanhado com um pacote de torradas e polenguinho, e quindim de sobremesa. Estava bem gostoso, sem gosto de "comida de avião".
A refeição da ida.
Na volta, um sanduíche frio de tomate, queijo e rúcula no pão de forma integral, que estava bem sem graça. Junto com as mesmas torradas com polenguinho, e bolo de chocolate de sobremesa.
A refeição da volta.
Mesmo em refeições simples, a LATAM segue o padrão de servir talheres de metal.
Entretenimento individual
Como disse anteriormente, em nenhuma das aeronaves que peguei havia telas individuais. A LATAM oferece um serviço de entretenimento individual para ser usado nos dispositivos pessoais dos passageiros. Assim como na GOL, é disponibilizado um Wi-Fi que te dá direito a uma seleção de filmes, séries e músicas pré-determinada pela companhia.
Leia também: Como funciona o entretenimento individual da GOL Linhas Aéreas
A proposta é boa, mas a grande questão é: como na ida não havia tomara ou entrada USB, eu, e provavelmente a maioria do voo, não tinha bateria o suficiente para assistir nada. A solução foi dormir!
Para um entretenimento analógico, a LATAM possui uma revista com dicas de viagens e gastronomia, que é bem bonita visualmente e bem escrita.
Conclusão
A minha conclusão é: eu dei azar. Obviamente as condições não foram as ideais, tanto pela perda do meu bilhete da Premium Economy, quanto pelas condições jurássicas das aeronaves. Porém, em meio à uma greve de trabalhadores que gerou o cancelamento de centenas de voos, só o fato de eu ter conseguido manter as datas da minha viagem ao Chile, já foi o suficiente, nesse caso.
Mas, em um quadro geral, acredito que, assim como está no site da LATAM, a companhia trabalha com modelos atualizados da A320 e A321. Com isso, resta andar até o portão de embarque com os dedos cruzados.
Leia também: Quanto valem suas milhas Multiplus | Uma análise sobre o programa de fidelidade da LATAM Airlines
Boa viagem!
E você, já voou para Santiago do Chile com a LATAM Airlines Brasil? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
- zardox Mensagens: 11619
Em que pese o atendimento cordial do atendente, a política da empresa de não devolver a diferença entre um voo em premium economy e economy é inaceitável... independente da legislação garantir essa diferença é uma questão de honestidade...para mim isso configura apropriação indébita.. vc pagar para ter um serviço x+y e eles só te entregam x e não querem devolver y ??? mão no bolso...
A greve, embora não desejada pela cia., é um problema afeto a ela e não ao consumidor...então, se no dia da viagem a cia. não oferece uma solução igual, claro que tem que devolver...
A Latam e o Multiplus tem tido um comportamento nos últimos 3 meses totalmente inaceitável... estão mudando coisas e sempre para pior...
Tudo bem que não foram eles que planejaram a greve, mas um mínimo de honestidade determina a devolução da diferença e um forte pedido de desculpas pelo incomodo...
Eu já viajei alguma vezes com a LATAM indo/vindo dos EUA..no geral, gostei do serviço de bordo...mesmo vindo de MIA, a comida servida na econômica foi bem gostosinha.. e o atendimento dos comissários foi gentil/prestativo....
Mas, a gestão da empresa está dando mole pra Gol/Smiles... esse era o momento deles aproveitarem a fragilidade do Smiles (que acaba respingando na marca Gol) e aumentar o market share no Multiplus... mas estão fazendo coisas piores que o concorrente...
A greve, embora não desejada pela cia., é um problema afeto a ela e não ao consumidor...então, se no dia da viagem a cia. não oferece uma solução igual, claro que tem que devolver...
A Latam e o Multiplus tem tido um comportamento nos últimos 3 meses totalmente inaceitável... estão mudando coisas e sempre para pior...
Tudo bem que não foram eles que planejaram a greve, mas um mínimo de honestidade determina a devolução da diferença e um forte pedido de desculpas pelo incomodo...
Eu já viajei alguma vezes com a LATAM indo/vindo dos EUA..no geral, gostei do serviço de bordo...mesmo vindo de MIA, a comida servida na econômica foi bem gostosinha.. e o atendimento dos comissários foi gentil/prestativo....
Mas, a gestão da empresa está dando mole pra Gol/Smiles... esse era o momento deles aproveitarem a fragilidade do Smiles (que acaba respingando na marca Gol) e aumentar o market share no Multiplus... mas estão fazendo coisas piores que o concorrente...
- ralacerda Mensagens: 875
Quando fui ao Chile há três anos, fiz uma escala em Guarulhos e fomos de 777. É uma avião, que apesar de antigo, eu gosto de voar.
---
Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
- rodriguerj Mensagens: 562
Nossa achei mto cara de pau da latam nao reembolsar nem o valor pago a mais, como diz o CDC o consumidor que nao pode ser prejudicado por problemas da compania , essas greves são os ricos de uma empresa...
Mas enfim, vooei tmb de latam em agosto para o chile e foi mesma coisa, como vou assistir um filme no ipad com risco de ficar sem bateria depois, até bus no RJ e outros estados tem usb e tremenda aeronave nao? absurdo.
Azul sempre azul
Mas enfim, vooei tmb de latam em agosto para o chile e foi mesma coisa, como vou assistir um filme no ipad com risco de ficar sem bateria depois, até bus no RJ e outros estados tem usb e tremenda aeronave nao? absurdo.
Azul sempre azul
- zardox Mensagens: 11619
Se vc acha o 777 antigo, do ponto de vista de quem vive no Brasil, então na sua visão os 767 para decolarem os passageiros tem que pedalar igual o carro do Fred Flintstone....
Eu gosto de 767, de 777, de A330.. e para voos até 3 horas, de 737, A319, A320, A321......
Eu gosto de 767, de 777, de A330.. e para voos até 3 horas, de 737, A319, A320, A321......
- rodriguerj Mensagens: 562
Se fosse meu caso iria procurar reclame aqui, jornal o globo etc kkk para reaver o valor
- zardox Mensagens: 11619
Rodrigues..
Como passageiro comum eu faria isso que vc falou, talvez até rolasse um JEC...já se eu fosse comentarista do FDV, não faria nada para preservar o site, mas certamente narraria aqui esta situação um tanto incorreta por parte da empresa....
Como passageiro comum eu faria isso que vc falou, talvez até rolasse um JEC...já se eu fosse comentarista do FDV, não faria nada para preservar o site, mas certamente narraria aqui esta situação um tanto incorreta por parte da empresa....
- GabrielDias Mensagens: 41746
O que mata na LATAM são essas aeronaves antigas. Dizem que as melhores ficam para o mercado chileno e as mais antigas no mercado brasileiro.
- JPSAL Mensagens: 778
O pior é que elas não são tão antigas assim, só estão mal cuidadas mesmo. A frota de A321 é toda nova (idade média de menos de 6 anos!!!!!!!!).
Já a Gol tem aviões de 2006 e todos passam uma boa impressão.
Já a Gol tem aviões de 2006 e todos passam uma boa impressão.
Booking.com
Voltar para “Avaliações da LATAM Airlines”
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante