Avaliação - TAM - São Paulo/Santiago - Executiva do A320

Avaliações de voos realizados na LATAM Airlines.
EricArthurBlair Mensagens: 169
Qua Mar 28, 2012 10:57 am
Voo realizado no trecho São Paulo/Santiago na classe executiva de um Airbus A320 da TAM.

Compra: Passagem emitida com pontos pelo site da cia., incluindo o trecho Brasília/São Paulo, sem nenhum problema e com vasta disponibilidade - lembrando dos 3 meses de antecedência. Nota: 10.

Check-in: Em Brasília, onde as malas foram despachadas já para o destino final, não foi dada qualquer prioridade no balcão de check-in, mesmo com protestos. Felizmente a fila não estava das maiores. Nota: 4.

Embarque: Não houve embarque prioritário para os ocupantes da classe executiva. Se eu não possuísse o Cartão de Crédito TAM Itaucard Platinum, teria sido dos últimos a embarcar no avião, já que o meu grupo era D! Welcome drink ou qualquer outro benefício no embarque não foi oferecido. Nota: 0.

Apresentação: Tudo estava em ordem, limpo e organizado. A conservação dos bancos deveria estar melhor, parte da cobertura onde a mesinha estava alocada estava rachada. Nota: 7.

Assento: A distância entre as poltronas é razoável, mas a inclinação é medíocre para classe executiva. Entendo que não tem milagre em um Airbus A320 e, por isso, a nota não será menor. Nota: 7.

Entretenimento: São oferecidas diversas revistas semanais e não há sistema de vídeo individual. O fone oferecido não era compatível com o avião e, por isso, o áudio só funcionava do lado esquerdo do fone. Nota: 3.

Pontualidade: 1 hora de atraso na saída em São Paulo e 40 minutos no pouso. Atraso única e exclusivamente por falta de organização do pessoal de terra que, aparentemente, demorou para enviar equipe para limpeza do avião. Quase me custou o aluguel do carro. Nota: 6.

Serviço de bordo: A comissária responsável pela executiva não parecia estar em seus melhores dias, pouquíssimos sorrisos e nenhuma oferta de bebida até a entrega dos menus. No menu constava duas opções de entrada, duas de pratos principais e duas de sobremesa. A entrada estava saborosa. O prato principal que oferecia o filé, estava razoável, o de frango, entretanto... A carta de vinhos oferecia apenas três opções (a econômica da Qatar tem mais opções). Um dos vinhos oferecidos, australiano (não recordo o nome) é inadequado para ser oferecido em voo, pois acredito que, ante a falta de opções, devam ser ofertados vinhos mais palatáveis, o que não era o caso desse australiano de sabor forte. Nota: 6.

Atendimento: Durante o voo é o que foi relatado acima. Em terra, falharam ao não apressar a limpeza do avião. Ao menos não tentaram inventar alguma desculpa enigmática, informando que o atraso no embarque, realmente, dava-se em razão na demora da limpeza. Nota: 6.

Desembarque: A única vantagem é desembarcar primeiro por estar na parte frontal do avião e, confesso, não olhei muito para trás, uma vez que já se aproximava do horário de fechamento da última locadora de veículos no aeroporto. Não houve qualquer entrega prioriática das bagagens. Nota: 5.

Pós-serviços: Tratava-se de viagem por pontos, sem avaliação nesse quesito.

Nota Final = 5,4.

Considerando que os preços são rigorosamente os mesmos que os cobrados para voar na executiva do Boeing 777-300 que a TAM também utiliza para a rota, é uma terrível opção e deveria ser repensada pela cia. aérea. Extinção ou drástica redução dos preços.

Definitivamente não é uma opção a ser considerada.

Abaixo, fotos da mesa posta para o jantar:

O terrível frango.
Imagem

O razoável filé.
Imagem

Boa viagem!

Avatar do usuário
gobbato Mensagens: 1524
Qua Mar 28, 2012 12:45 pm
Eu penso que não dá pra acreditar em classe executiva em aviões menores. É um puta improviso, concorda? Em uma aeronave maior, há comissários destinados à executiva, e toda uma infra-estrutura e serviços para ela. Já no menor, é pega-trouxa... Uma pena, não é mesmo??

Algum amenity?? Provavel que não...

dnc90 Mensagens: 375
Qua Mar 28, 2012 1:27 pm
Fiz esse mesmo voo o ano passado porém no B777 da Tam em executiva foi totalmente diferente disso, atendimento, poltrona, comida, entretenimento e prioridade respeitada.

bizRG Mensagens: 444
Qua Mar 28, 2012 1:29 pm
Não acho que executiva em narrow-body seja ruim... Existem soluções que permitem uma executiva nessas aeronaves, a questão é a empresa investir nisso. Vale lembrar que no passado esses assentos eram destinados aos passageiros vermelhos, onde a empresa oferecia esses assentos para aumentar o conforto da viagem. Como os tempos mudaram e ficaram com essas aeronaves sem um destino certo, resolveram criar uma "executiva" nela.

Quanto a experiência do vôo, mesmo no 777 onde fiz essa rota recentemente achei o atendimento péssimo, pois, não teve welcome drink, o embarque foi bagunçado, desembarque idem (ainda na área remota, então imagine um 777 com 400 paxs) e por aí vai... Numa próxima vou na LAN que creio ser melhor! Saudade da Swiss Air.


G3 - Diamante / A3 - Gold / AD - Sapphire

Imagem
Avatar do usuário
gobbato Mensagens: 1524
Qua Mar 28, 2012 2:57 pm
Em tese, nenhuma cia aérea deveria ter falhas na executiva, ou vcs acham que quem paga o custo do vôo inteiro? Eu tenho ciência disso, mesmo não sendo um pax de exec.

bizRG Mensagens: 444
Qua Mar 28, 2012 5:24 pm
No caso do uso de um A320 a executiva não paga o voo inteiro, porém, ajuda e bem. Porém, pagando ou não, o passageiro que está em classe executiva deve ter um tratamento melhor, com embarque/desembarque e entrega de malas prioritários, catering melhor, enfim ser tratado como um passageiro de executiva.

Mas, no caso da vermelha, como nas outras brasileiras, o cliente é uma pessoa que "pede favor" para utilizar seu lindo avião e se não gostar, que voe em outra (que não existe).


G3 - Diamante / A3 - Gold / AD - Sapphire

Imagem
viajante Mensagens: 1090
Qua Mar 28, 2012 5:43 pm
No check-in e embarque o que as atendentes da TAM falavam quando você disse estar em executiva e queria o embarque preferencial?

EricArthurBlair Mensagens: 169
Qui Mar 29, 2012 1:44 pm
No check-in em Brasília: "mas esse trecho agora é só até São Paulo, senhor". Protestar só me fez ouvir a mesma resposta.

No embarque, não anunciaram a executiva, mas como eu tenho o cartão TAM Itaucard Platinum, embarquei como prioritário em razão dele. No meu cartão de embarque não havia qualquer menção a classe e estava assinalado 'grupo D', ou seja, o último a entrar no avião.

Avatar do usuário
mafiotecano Mensagens: 778
Qui Mar 29, 2012 2:23 pm
Realmente não vale a pena fazer esse trecho (e BUE) com esse avião na TAM de executiva, nem com milhas e nem pagando...

Quando fui pra SCL no voo operado no 777, o embarque preferencial foi respeitado nos dois trechos, obedecendo a ordem, Primeira -> Executiva.

Já no desembarque não houve ordem nenhuma, todo mundo se aglomerou esperando a porta abrir.

Próximos destinos:
New York - Novembro / 2012
EricArthurBlair Mensagens: 169
Qui Mar 29, 2012 4:34 pm
Em tese, teria o direito, mas não foi honrado.





Booking.com

Voltar para “Avaliações da LATAM Airlines”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio