Como é voar na Classe Executiva da TAM no Boeing 777-300
Na minha viagem para Europa acabei enrolando para emitir a volta e a passagem de econômica já não estava mais disponível. Depois do desespero (já com ida reservada e hospedagem), consegui achar uma em classe executiva, então tive que me render a esse sacrifício!
Valor: 60 mil Avios.
Como de costume, check-in prioritário com uma fila bem menor que a da econômica. Com umas 4 pessoas na minha frente, em poucos minutos já estava com meu cartão de embarque em mãos, me dirigindo a sala vip da Lufthansa, parceira da TAM em Frankfurt.
Depois de um bom banho e algumas horas relaxando na sala vip da LH, era hora de embarcar.
Minha poltrona era a 7H, que fica na primeira sessão da executiva do 777 da TAM. São somente 3 fileiras, sendo assim mais reservada
No início, as comissárias entregavam a necessaire, muito bonita por sinal
De inicio, oferecerem castanhas e champagne.
Depois de repeteco do champagne, já depois de decolar, passam para que seja escolhido o jantar.
Escolhi de entrada o filé de pato e como principal o frango. Perdão a qualidade da foto, tudo celular!
Como vocês podem ver, a TAM serve entrada e prato principal juntos. A única experiência anterior que tive a essa em classe executiva foi com a Delta, e pelo que vi sempre servem entrada e prato principal separado, não tendo essa aparência de bandejão da TAM.
Seguindo com a refeição, chocolate com pimenta.
Depois, poltrona-quase-cama.
Gostei da seleção de filmes, muitas opções.
Acredito que com umas duas horas faltando para o pouso, chegava a hora do café da manhã. Optei pelo sanduíche ao invés do omelete
Com a aeronave já em solo, fui na First (que terá sua comercialização encerrada no final de outubro) e tirei umas fotos.
Chegada a Guarulhos.
Se valeu a pena? Muito! A fatalidade que ocorreu com a passagem que emitiria de início até que não foi ruim! Somente um adendo para a executiva da TAM, que é a questão da poltrona, que muitos chamam de “togobã”, devido a inclinação que a mesma possui. Como disse, já voei na executiva da Delta, e embora a mesma seja um pouco mais estreita, é flat-bed, ou seja, totalmente 180 graus, nem nenhuma inclinação. Hoje a TAM possui uma nova business nos Boeing 767 que fazem as rotas GIG-MIA e GIG-JFK (e por um tempo fizeram GIG-LHR) que tem uma poltrona flat-bed. Os novos Boeing 777 reformulados da companhia começam a chegar em novembro, que perderão as 4 poltronas da Primeira Classe, mantendo a mesma quantidade de assentos na executiva, colocando assentos-cama.
Muitos acham uma classe superior bobeira, frescura, etc, devido ao preço alto. Realmente o preço é alto, mas compensa sem sombra de dúvidas. E para a maioria de nós, que tem vários métodos de “criar” milhas, o prazer em voar na executiva fica bem mais próximo. Eu sou talvez um dos poucos aqui que ficaria em um hotel mais simples para poder voar na executiva.
Dormir no voo não tem preço!
Como é voar na Classe Executiva da TAM no Boeing 777-300
- telmocurcio Mensagens: 1146
Eu consigo dormir boa parte do voo, mas chega uma hora em que as pernas incomodam um pouco, na verdade quase implorando por uma posição horizontal.
As poltronas flat-bed devem ser excelentes. Ainda não tive essa experiência.
Um dia chego lá!
As poltronas flat-bed devem ser excelentes. Ainda não tive essa experiência.
Um dia chego lá!
http://fdv.im/TelmoCurcio" onclick="window.open(this.href);return false;
- Fabio Mensagens: 8900
Falam tao mal da Copa, mas o sevico na executiva deles nao eh bandejao. Entrada primeiro e prato principal depois.
E os novos assentos da Clase Ejecutiva nao deixam nada a desejar para esses da foto.
E os novos assentos da Clase Ejecutiva nao deixam nada a desejar para esses da foto.
- ironfire Mensagens: 2186
Fabio, isso não eh nenhum grande mérito, afinal esses assentos e serviços da TAM são amplamente criticados por todo mundo que já voou ou quando se compara com outras cias, mas finalmente parece que vao reformar esses aviões quando retirarem a first.
Parabéns pela avaliação, Joao.
Parabéns pela avaliação, Joao.
- VitorFonte Mensagens: 2942
Telmo, faço das suas, as minhas palavras! rs
Parabéns pelo relato, João.
Parabéns pelo relato, João.
http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
- xabauu Mensagens: 127
O que me irrita no 777 e no A330 da TAM são esses assentos tobogã-lie flat na executiva! Os novos 767 tem business com assento full-flat!
- joaomello Mensagens: 3029
Obrigado Gabriel, springbook, ironfire e r0tiv!
Fabio, quanto ao bandejão, visualmente fica feio, mas depois de já ter viajado de econômica e executiva e de não sentir necessidade de jantar, te digo o seguinte: Se pudesse escolher a fim de baratear o custo, ficaria com uma poltrona flat-bed em uma companhia que não servisse nem um copo de água e que cobrasse pelo banheiro. Minha intenção é sempre chegar descansado no destino. Como isso não existe, paciência. Fica feio pra Tam, mas não vai me fazer escolher a companhia devido a isso.
Quanto a comparação com a Copa, desculpa, mas pelas fotos que eu vejo (e as fotos que via da Tam traduziram a realidade) a poltrona da JJ é muito superior, não tem comparação. Pra mim a da Copa não reclina nada! hahahaha. Depois de ler tantas críticas a essa poltrona (são verdadeiras, obviamente), eu até que consegui dormir muito bem e superou as expectativas que já estavam frustradas, embora a da Delta realmente seja mais confortável (embora mais estreita). Pagaria novamente o dobro de milhas em relação a econômica pela executiva da Tam, e se tivesse condições pagaria em dinheiro em alguma promoção da vida, mas pela Copa só se for upgrade grátis! Não pagaria uma milha ou real a mais por ela. Opinião minha.
Pra quem não conhece, aqui está a ejecutiva da Copa: https://voos.falandodeviagem.com.br/sites/cc/pt/nuestros-productos/pages/nueva-flota-clase-ejecutiva.aspx" onclick="window.open(this.href);return false;
Fabio, quanto ao bandejão, visualmente fica feio, mas depois de já ter viajado de econômica e executiva e de não sentir necessidade de jantar, te digo o seguinte: Se pudesse escolher a fim de baratear o custo, ficaria com uma poltrona flat-bed em uma companhia que não servisse nem um copo de água e que cobrasse pelo banheiro. Minha intenção é sempre chegar descansado no destino. Como isso não existe, paciência. Fica feio pra Tam, mas não vai me fazer escolher a companhia devido a isso.
Quanto a comparação com a Copa, desculpa, mas pelas fotos que eu vejo (e as fotos que via da Tam traduziram a realidade) a poltrona da JJ é muito superior, não tem comparação. Pra mim a da Copa não reclina nada! hahahaha. Depois de ler tantas críticas a essa poltrona (são verdadeiras, obviamente), eu até que consegui dormir muito bem e superou as expectativas que já estavam frustradas, embora a da Delta realmente seja mais confortável (embora mais estreita). Pagaria novamente o dobro de milhas em relação a econômica pela executiva da Tam, e se tivesse condições pagaria em dinheiro em alguma promoção da vida, mas pela Copa só se for upgrade grátis! Não pagaria uma milha ou real a mais por ela. Opinião minha.
Pra quem não conhece, aqui está a ejecutiva da Copa: https://voos.falandodeviagem.com.br/sites/cc/pt/nuestros-productos/pages/nueva-flota-clase-ejecutiva.aspx" onclick="window.open(this.href);return false;
Antigo "vesuvio0559"
- Hugomarcio Mensagens: 3750
Acho que dentro de alguns anos a maioria das executivas já estará utilizando poltronas-cama. Pena que, até lá, vão estar exigindo uns 300 mil pontos por trecho para emissão com milhas/pontos.
- felipe Mensagens: 64
Também já peguei essa executiva do T7, mas no trecho JFK-GRU. Apesar de não reclinar 180, é uma viagem muito confortável. Chega-se inteiro. As refeições são excelentes, muito superiores à da copa. Esta sim fica devendo, dependendo do trecho não tem sequer monitor individual na executiva e a refeição é bem simplória.
Booking.com
Voltar para “Avaliações da LATAM Airlines”
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante