Sargaço em Quintana Roo, no México: tudo que você precisa saber antes de viajar para Cancún e região

Troca de informações sobre Cancún.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qua Out 30, 2019 3:26 pm
Imagem

A infestação de sargaço em Cancún, Playa del Carmen, Tulum e todo o Caribe mexicano preocupa viajantes, por afetar diretamente o tom de azul turquesa da água, estragando o visual paradisíaco e, claro, as fotos. O fenômeno ainda é uma grande interrogação no entendimento de muitos. Para esclarecer esta questão e te ajudar nos preparos da sua viagem para o México, o Falando de Viagem vai explicar tudo que você precisa saber sobre o sargaço.

Leia também: Como ir do Brasil para Cancún, no México

O que é o sargaço?

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais de Quintana Roo (Semarnat), o sargaço é uma alga marinha flutuante. Ela é um importante habitat para peixes, camarões, tartarugas e caranguejos, pois os proporciona alimento, sombra e refúgio.

O sargaço se concentra principalmente nas praias de países caribenhos - não apenas no México, mas também em Belize, Cuba, Jamaica e Honduras. Até mesmo em praias da Flórida você vai encontrar muito sargaço, dependendo da época do ano.

Porque o sargaço é considerado ruim?

O grande problema é que, desde 2013, a presença da alga tem se transformado em uma infestação. As causas podem ser diversas, mas os especialistas apontam principalmente o aumento da temperatura do mar devido ao aquecimento global e a poluição proveniente da estrutura precária de esgoto, que aumenta os nutrientes que incentivam o crescimento de algas. Trata-se de um desastre ecológico.

O sargaço está presente em menos de 3% do estado de Quintana Roo e no Caribe. Entretanto, os lugares mais afetados estão destinos muito turísticos. A principal concentração da infestação acontece em Quintana Roo estão Tulum, Puerto Morelos e Playa del Carmen.

O terror do sargaço é tanto que surge a dúvida de se a alga é perigosa para os humanos. A resposta é não. Ela pode atrapalhar o visual das suas férias, mas não irá te machucar. Entretanto, por a infestação estar relacionada à poluição, as autoridades recomendam que se evite o contato direto com a alga.

Já para a flora e fauna marinhas, o sargaço é uma grande ameaça. Como foi dito anteriormente, quando na quantidade adequada, a alga é habitat de alguns animais. Mas em nível de infestação, ela pode matar os seres vivos que a princípio protegia.

O que é feito em Quintana Roo para resolver o problema?

Sabendo que o sargaço afasta visitantes da região, o Ministério do Turismo e Semarnat de Quintana Roo trabalham para impedir que esse fenômeno natural afete não apenas as férias dos turistas, mas também para evitar um desastre natural nas praias do estado. No ápice da infestação, já foram recolhidas 100 toneladas diárias da alga na Playa del Carmen.

Além da limpeza das praias à mão, que pode demorar de dois a três dias, o processo está sendo agilizado com máquinas especializadas e barcos especiais de coleta. Recentemente, barreiras flutuantes de contenção foram colocadas para impedir que o sargaço chegue à costa, sem afetar as espécies marinhas. Especialistas e pesquisadores estão analisando as melhores opções para reutilizar o sargaço, além da resolução do problema.

Como saber se haverá infestação de sargaço durante a minha viagem?

Com pesquisa e informação. A temporada de 2019 iniciou em março e acabou em outubro, mas este período não é fixo e ano que vem, os meses podem ser outros. É difícil afirmar se haverá sargaço em uma determinada semana ou mês, porque a infestação muda constantemente dependendo das correntes marítimas. O oceano é a força mais poderosa neste sentido. Há casos em que tal praia acorda dominada pela alga em um dia, e na manhã seguinte, as correntezas a tenha levado embora.

A forma que tem sido mais popular no monitoramento do sargaço é as páginas vigilantes on-line. A mais famosa é a Red de Monitoreo del Sargazo Cancún, no Facebook. Além de fotos e vídeos em tempo real, a página posta infográficos superdidáticos informando a situação do sargaço em cada praia. Veja dois exemplos, o primeiro do ápice da infestação, em julho, e outro do fim desta temporada, em setembro.

Imagem

Note que, mesmo no ápice da infestação, sempre há praias que estão livres de algas. Entendemos que para quem fechou um hotel all-inclusive a ideia é a de não sair da hospedagem, mas veja o copo meio cheio: a sua viagem não está totalmente perdida, você sempre pode se locomover até as praias livres da alga. E se o seu hotel oferecer cancelamento gratuito, outra possibilidade é fazer outra reserva na área não afetada de última hora.

Leia também: Quantos dias em Cancún?

Grupo de WhatsApp sobre Cancún

Além do FDV, também trocamos informações, dicas e macetes em nosso grupo do WhatsApp. Você pode participar, seguindo as regras, que estão disponíveis aqui.

Temos dois grupos, com capacidade para 257 pessoas cada um:
- Cancún G1: https://chat.whatsapp.com/Buv1ZTKZmJc9dRWfkKKzDk
- Cancún G2: https://chat.whatsapp.com/K8VvTnjctfZKX5I5UUybOa

Entre apenas no G1 ou no G2. Não permitimos que você entre em ambos.

Também temos um grupo sobre o México, para falar de qualquer destino: https://chat.whatsapp.com/KVQ5hNr0ehXEPVu11fUGV8

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem e boa sorte!

E você, já encontrou sargaço em suas viagens? Atrapalhou muito? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Adriana Mensagens: 2231
Sáb Nov 02, 2019 6:42 am
Que bom que não faz mal. Mas com certeza é desagradável.

emmanuelkalispera Mensagens: 2457
Dom Nov 03, 2019 12:38 am
Tinha um pouco disso na praia em Bahamas que eu fiz mês passado, realmente é um bem chato e incomoda aquele negócio enroscando na sua perna e no seu corpo.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Nov 08, 2019 9:33 pm
É uma pena isso... Caribe e Flórida estão sofrendo há anos.

sabbathbh Mensagens: 765
Sáb Nov 09, 2019 1:39 pm
The Grand at Moon Palace tinha muito em Janeiro. Ficavam limpando a areia com trator diariamente.





Booking.com

Voltar para “Cancún”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio