Cenote-Ik-Kil: Um incrível Cenote para você conhecer perto de Cancún

Troca de informações sobre Cancún.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Seg Nov 02, 2015 1:24 pm
Cenote-Ik-Kil: Um incrível Cenote para você conhecer perto de Cancún

Imagem

Site: http://www.cenote-ik-kil.com

Quem vai à Península de Yucatán no México, normalmente procura por praias paradisíacas de mar caribenho, mas não necessariamente só isso. O México é um país de dimensões continentais, assim como o Brasil, o que significa uma coisa: diversidade infinita de povos, culturas e paisagens. Assim, se engana quem acha que a Península se limita a Cancún, pois há um universo de outras atrações, desde pirâmides e templos maias, até os famosos cenotes.

Os cenotes mexicanos nada mais são do que imensos buracos com água limpa e cristalina, abertos pela ação da própria natureza ao longo de milhares de anos. Há teorias mais mirabolantes, e que certamente fazem muito mais sucesso nas rodas entre amigos, que ligam a origem dos cenotes à era dos dinossauros e meteoros, mas no geral a teoria mais aceita é que esses poços decorrem simplesmente da erosão de rochas calcárias.

O nome cenote vem da palavra maia 'dzonot', que significa cavidade ou poço natural. Para a cultura maia esses "buracos com água" eram essenciais (não é à toa que as cidades sempre se desenvolviam perto de um. Como, por exemplo, Chichén Itzá, Tulum e Cobá), visto que não apenas garantiam o abastecimento de água potável, como representavam uma espécie de ligação entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos. Já foram achados inclusive vários esqueletos de pessoas sacrificadas em rituais para os deuses.

O México possui milhares (sim, milhares!) de cenotes, então há muito a explorar, mas infelizmente nem todos são abertos ao público, pois há alguns em áreas privadas e outros de acesso difícil ou impossível. Dentro desta vasta oferta, vamos falar de um dos mais famosos, o Cenote-Ik-Kil.

Ele possui nada menos que 60 metros de diâmetro, 40 metros de profundidade e se encontra a 26 metros abaixo do nível do solo! É lindo de se ver e essa amplitude incrível permite que o local seja o cenário de uma das etapas do Red Bull Cliff Diving, uma competição de saltos ornamentais de penhascos.

A fama decorre de uma feliz combinação de sucesso: proximidade de Chichén Itzá (um dos mais belos e visitados patrimônios do país), amplitude do poço (permite que um número grande de pessoas nade simultaneamente sem ter que se acotovelar dentro d'água e beleza natural (rica vegetação que desce do solo até a água).

Para chegar ao local é possível pegar uma excursão (day tour) de Cancún (em geral combinada com uma visita a Chichén Itzá) ou ir de carro de Cancún (cerca de 200 quilômetros - 2 horas de viagem) ou de Pisté (cidade onde fica Chichén, a cerca de 7 quilômetros - 10 minutos de carro). A entrada custa cerca de 30 reais (140 pesos mexicanos).

Se você for do tipo de pessoa que não gosta de lugares cheios, recomendamos ir na parte da manhã e ficar até às 14 horas, pois é o horário que as excursões que partem de Cancún saem da visita à Chichén Itzá e seguem para o cenote.

O horário de funcionamento é das 8:00 às 17:00 e a boa estrutura no local, com restaurante, lanchonete, lojinha de souvenires, artesanato e armário para guardar os pertences pessoais. Para aqueles que estão com mais tempo livre é possível aproveitar um dia inteiro por lá.

De resto, é só aproveitar o visual e relaxar na água cristalina. Ah, para os mais animados há ainda a possibilidade de fazer snorkel para acompanhar a ida e vinda dos cardumes que nadam entre os turistas ou saltar do alto das pedras.

Veja algumas fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Para saber com mais detalhes como é o Ik Kil, veja esse vídeo da competição de saltos ornamentais de penhascos:

[html]

[/html]

Você vai se divertir muito, pode apostar.

Recomendamos!

Texto e fotos: Renata Hollanda.

O Falando de Viagem viajou ao México com apoio do Conselho de Promoção Turística do México.

E você, conhece o Cenote-Ik-Kil? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Nov 02, 2015 1:25 pm
Já fui 4 vezes para Cancún e região, mas nunca fui aos cenotes. Parece ser bem legal!

zotrix Mensagens: 448
Ter Nov 03, 2015 12:34 am
Acabei visitando esse cenote por ter ido a Chichén Itzá e ele está no caminho. Ele é bonito sim, tem suas histórias relacionadas aos rituais de sacrifício dos Maias etc. Mas, para quem não quer se deslocar muito, há cenotes mais interessantes na região de Playa del Carmen, bem próximo a Cancún, como o cenote dos ojos.

Patricia Mensagens: 2384
Ter Nov 03, 2015 10:33 am
Muito legal Renata! Ainda não conheço a região, mas os cenotes sempre estiveram na minha lista!

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
AdrianoV Mensagens: 1755
Qua Nov 04, 2015 9:24 am
Parece bem legal.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Nov 04, 2015 9:12 pm
Nossa, sou louca para ir nos cenotes! Já fui para Cancún mas infelizmente não conheci!
Na próxima vou certo!

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Qui Dez 17, 2015 7:51 pm
Parece ser bem refrescante e divertido, gostei.





Booking.com

Voltar para “Cancún”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio