Como é mergulhar com tubarões-baleia em Cancún

Troca de informações sobre Cancún.
exagera Mensagens: 2
Seg Ago 26, 2019 9:47 am
Imagem

Sabe aquela coisa que você teve vontade de fazer em uma viagem e não conseguiu realizar? Isso era algo que acontecia comigo em relação a um mergulho com tubarões-baleia. Eu já estive muitas vezes no México e, em algumas dessas idas por lá, eu tentava realizar essa experiência, mas algo sempre atrapalhava a minha agenda e eu não conseguia fazer esse mergulho. Às vezes, por falta de tempo, outras, por não ser a temporada adequada para tal atividade.

Dessa vez, na minha mais recente viagem a Cancún, foi completamente diferente. Me hospedei no TRS Coral Hotel, que fica em Costa Mujeres, e me empolguei quando vi que seria possível realizar o famoso mergulho com tubarões-baleia.

A temporada de observação e nado com os tubarões-baleia na região da Isla Mujeres, ali ao lado de Cancún, geralmente começa no final de maio e vai até meado do mês de setembro. Como a minha a viagem aconteceu no final de junho, foi a época certa.

Leia também: TRS Coral Hotel | Um dos melhores 5 estrelas com all-inclusive de Cancún

O tubarão-baleia não é uma baleia

O tubarão é um peixe, mas por essa espécie ter baleia no nome, muita gente acaba confundindo e até acha que eles são mamíferos. Na verdade, eles recebem essa nomenclatura porque, de fato, são maiores que muitas baleias e são ovovivíparos, ou seja, o embrião se desenvolve dentro de um ovo alojado dentro do corpo da mãe. São animais enormes, a maior espécie de peixe dos oceanos. O tamanho deles varia de 10 a 18m, e pesam (em média) 10 a 12 toneladas. Medo? São mais de 300 dentes!

Quando a gente ouve o nome tubarão, ele já vem associado ao pânico, ao medo e até à morte. Eu moro no Recife, uma cidade onde já ocorreram muitos ataques de tubarão e muita gente por aqui não pode nem escutar essa palavra. Por isso, durante a viagem, quando comecei a falar que iria mergulhar com tubarões-baleia, recebi inúmeras mensagens me chamando de louco. E aí vem outra explicação... até hoje nunca existiu relatos de ataques de tubarões dessa espécie.

O tubarão-baleia é um peixe, de boca enorme e cuja abertura pode chegar até 1,5m de largura. Ele se alimenta através de órgãos filtradores, de um tipo de micro-organismo que é encontrado suspenso na água, os chamados plânctons e, nessa leva, alguns pequenos peixes vão juntos na hora das refeições. É uma espécie de tubarão totalmente inofensiva aos seres humanos apesar dos mais de 300 pequenos dentes que não desenvolveram função neles. Eles são extremamente dóceis e inteligentes e, por não oferecem perigo aos seres humanos, permitem tal atividade de mergulho e aproximação ocasional. Além da costa do México, eles são encontrados em países como a Austrália, as Filipinas e as Maldivas, pois eles preferem águas mais quentes.

Leia também: Quantos dias em Cancún?

O tour

Eu estava em um grupo de 10 pessoas e o TRS Coral Hotel, que nos convidou a essa atividade, optou em fazer um tour privativo num barco só para a gente. No dia marcado, saímos do hotel cedo, por volta das 7:30 da manhã. A empresa que realizou o tour, Contoy Adventures, como parte do pacote, nos buscou e nos trouxe de volta ao hotel, ao final do passeio.

No pequeno porto de Costa Mujeres (o nosso) e em outros portos da região de Cancún partem os tours que podem ser em privativos ou não. A diferença desses tours, além do valor (maiores informações abaixo) está no que é oferecido a bordo e em cada uma das experiências.

Ainda no porto, recebemos várias orientações prévias e informações sobre o passeio. Um vídeo educativo mostra o que está por vir e o que pode / não pode fazer durante a interação tais como: o uso obrigatório do colete salva-vidas; o guia só pode acompanhar e descer, por vez, com mais duas pessoas; é proibido saltar do barco na água; a distância nadador / tubarão é de 2m.; não usar bronzeador e, a mais importante delas, NÃO TOCAR no tubarão-baleia.

Uma coisa que notei é que os tours privativos partem mais cedo, ou seja, quem paga mais caro chega antes no local onde se encontram os tubarões-baleia e, como existe um número de visitantes e horário controlado para tal atividade, quem chega mais cedo fica mais tempo por lá.

A minha tão esperada e desejada experiência

Do porto até o local onde avistei os primeiros tubarões-baleia, o trajeto levou cerca de uma hora. No barco, além do marinheiro, tem um guia que é o responsável por nos acompanhar na hora do nado/mergulho. Vale ressaltar que o barco é pequeno e balança muito, então pessoas mais sensíveis podem ficar enjoadas com facilidade.

Chegada a minha hora, com os devidos equipamentos: colete salva-vidas, nadadeiras, máscara e snorkel, o guia me conduziu até o animal. Quem me conhece sabe que o “medo” é algo que inexiste comigo. De verdade, eu tentei chegar o mais próximo possível do primeiro tubarão (falo primeiro porque eu repeti o nado em mais dois momentos), atendendo à todas as regras.

Eu sabia que não teria muito tempo por ali. Eu sabia que aquela oportunidade poderia não se repetir. Como eu esperei muito para isso acontecer, eu quis, ao máximo, experimentar tudo da melhor maneira possível e permitida. Antes de me jogar na água fria daquele mar, o guia me falou que os corajosos, como eu, aproveitam mais a experiência. Levei isso ao pé da letra e, de fato, no meu grupo, eu fui quem chegou mais próximo do animal. Tanto que muita gente achou que eu cheguei a tocar nele.

A sensação de nadar ao lado de um tubarão-baleia é incrível! Naquele momento, me vi minúsculo ao lado daquela imensa e inofensiva criatura. Lógico que o coração bateu mais rápido, mas aqueles minutos por ali foram inesquecíveis. Não liguei para fotos, não dei conta de filmar nada. O que eu mais queria era aproveitar toda aquela experiência.

No primeiro encontro, o tubarão-baleia estava praticamente imóvel, na vertical, com a boca pra fora da água e se alimentando. Fiquei frente a frente dele, dada a devida distância, o guia foi dando sinais e informando até onde eu deveria ir.

Nos dois outros momentos, o tubarão nadou próximo ao nosso barco e o guia me orientou a nadar. Segui junto ao animal por alguns instantes. Uma experiência totalmente diferente da primeira. Porque eu fui ainda com mais vontade, pois sabia que aquela poderia ser a minha última vez ali.

A interação é levada ao pé da letra. O que mais me marcou nessa experiência foi ver que o animal é muito tranquilo e parece gostar daquele momento. Em nenhum momento eu senti a exploração do animal; eles não seguem comandos, não recebem alimentos e estar próximo e nadar junto da gente parece algo prazeroso para eles também.

Como falei, é tudo supercontrolado. A grande maioria dos turistas que realiza o passeio passa cerca de 30 minutos (no máximo), entre nados, na água com eles. Eu fiquei por mais tempo e tive mais oportunidades porque além de estar em um tour privativo e chegar mais cedo ao local, no meu grupo, algumas pessoas enjoaram com o balanço das ondas do mar e não fizeram a interação, e outros só foram ao mar uma única vez. Assim, o guia já me chamava sempre que estava disponível ou avistava um tubarão-baleia ao nosso redor.

Leia também: 10 dicas para economizar em Cancún

Como ir para Cancún?

A grande novidade é que agora você pode voar com a GOL Linhas Aéreas para Cancún, no México, saindo de Brasília. A companhia aérea é a única que oferece voos diretos, quatro voos por semana, e quem mora em outras cidades consegue voar realizando uma rápida conexão no Aeroporto de Brasília (BSB), igual já acontece nos voos que decolam para os EUA. A malha aérea para Cancún foi pensada para todas as regiões do país, já que passageiros de cerca de 25 cidades atendidas pela GOL poderão fazer conexões rápidas no aeroporto - média de 60 minutos - com destino ou retornando de Cancún.

Leia também: Destinos internacionais da GOL Linhas Aéreas

Vale a pena mergulhar com tubarões baleia?

Se você tiver uma oportunidade como essa em nadar ao lado de um tubarão-baleia, mergulhe de cabeça e vá sem medo! Assim como aconteceu comigo, eu vi nos rostos dos que estavam comigo o mesmo sorriso de alegria e satisfação. O guia é a peça principal e fundamental na hora de passar as devidas informações e as regras da interação. Se puder, opte pelo tour privativo e tenha mais tempo para realizar a atividade.

Após a interação com o tubarão-baleia o barco segue até a Playa Norte na Isla Mujeres, onde temos um tempo livre para o banho de mar, uma caminhada pelo centrinho de Isla Mujeres e o dolce far niente, antes de regressar ao Porto de Costa Mujeres e finalizar o tour.

Por fim, eu posso afirmar que essa foi uma das melhores experiências de viagem e da minha vida. Com certeza, algo que levarei nas minhas melhores recordações dessa trip. Uma emoção diferente de tudo que já senti! Como eu costumo dizer: foi exaGERAdo!!!

Quanto custa esse passeio?

O nado com tubarão-baleia, em barco privativo, custa:
- US$1.200 (até 2 pessoas);
- US$1.350 (3 a 6 pessoas);
- US$1.500 (7 a 10 pessoas).

O que está incluído:
– Transporte de ida e volta a todos os hotéis da região / agendamento prévio;
– Café da manhã (básico) no porto, antes do embarque no tour;
– Bebidas (água mineral e refrigerantes);
– Equipamentos: colete salva-vidas, máscara, snorkel e nadadeiras;
– Lanche frio e ceviche preparado e servido a bordo do barco;
– Guias em diferentes idiomas (espanhol e inglês).

Boa viagem!

Texto: Geraldo Figueiroa.

E você, já mergulhou com tubarões-baleia no México? Teve medo? Gostou? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Ago 26, 2019 1:20 pm
Sem dúvidas é um dos meus maiores sonhos. Deve ser um máximo. Bom saber que da para mergulhar em Cancún.

manucaldas Mensagens: 1403
Seg Ago 26, 2019 4:15 pm
Que sonho. Deve ser uma emoção sem tamanho, quero muito ter essa experiência.

Adriana Mensagens: 2231
Ter Ago 27, 2019 4:37 am
Não sabia que podia ser feito em Cancún. Um dos meus sonhos.





Booking.com

Voltar para “Cancún”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Anúncio