Ir para página 1, 2  »

 Página 1 de 2 [ 17 mensagens ] 
 
 Título: Chichén Itzá: Conheça uma das sete maravilhas do mundo
Mensagem não lidaEnviado: Qui Mar 21, 2013 11:24 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 190
Chichén Itzá: Conheça uma das sete maravilhas do mundo

Imagem

Viajar para Cancún é realmente uma experiência completa. Além de conhecer praias maravilhosas, cenotes incríveis, fazer diversos tipos de esportes, mergulhos, compras e ótimos restaurantes e hospedagens, a região ainda conta com vários sítios arqueológicos interessantes, como Tulum, Cobá e Chichén Itzá.

Chichén Itzá é considerada uma das 7 maravilhas do mundo moderno, em votação recente da Fundação New7Wonders. Só a título de curiosidade, você sabe quais são as outras maravilhas?

- Cristo Redentor
- Grande Muralha da China
- Machu Picchu (veja matéria aqui no Falando de Viagem sobre esse destino)
- Petra, na Jordânia
- Coliseu de Roma
- Taj Mahal.

Só que Chichén Itzá não fica tão próximo de Cancún, portanto é preciso se organizar para o passeio. De carro, por exemplo, são mais de 2 horas de distância a partir da Zona Hoteleira. Embora ambos fiquem na Península de Yucatán, as localidades ficam em estados diferentes. Cancún fica no estado de Quintana Roo e Chichén Itzá no estado de Yucatán.



Outra opção é ir de Tulum, mas de lá também a viagem não leva menos de 2 horas.



Ou seja, a viagem ida e volta no mesmo dia pode significar quatro horas de estrada, pelo menos.

As outras opções para chegar lá são as seguintes:

1) Fazer a viagem de carro e pernoitar na cidade de Mérida, que fica próxima de Chichén Itzá. Na região, é possível visitar vários cenotes e ainda conhecer melhor a cidade de Valladolid.

2) Fazer um passeio em grupo a partir de Cancún ou Playa de Carmen.

Nós optamos pela segunda opção, por mais que não gostemos desses passeios. Não há liberdade nenhuma e você fica escravo da programação do guia, que pode privilegiar coisas que você não quer ver. Para quem gosta de planejar sua viagem, ficar dependendo da programação de outros é um pouco torturante.

Em vários lugares da Riviera Maia existem balcões ou lojas oferecendo excursões para Chichén. Para escolher onde comprar, cabe o bom senso.

Lembrancinhas encontradas em uma das paradas do passeio.
Imagem

Prefira um lugar onde você possa visitar o escritório físico da agência, assim em caso de reclamação, é só voltar no mesmo lugar. Na Plaza Caracol, em Cancún, existem várias lojas e quiosques. Na Quinta Avenida, em Playa, também há várias opções. Outra boa opção é reservar pelo hotel onde você está hospedado. Também em caso de reclamação, você contará com o suporte do hotel.

Os valores encontrados variam muito, e vão desde 29 dólares (em lojinhas no Shopping Caracol) até 77 dólares (pelo XCaret Experiências), e podem significar variações no ônibus, na parada para o almoço incluída ou nas paradas.

Na internet, também é possível encontrar pacotes pela Best Day, que não utilizamos, mas algumas pessoas recomendam. Os preços nesse site estão acima da média.

Nota: Como os preços são em dólares, para pagamento, prefira pagar em dólares mesmo, já que se você pagar em pesos, eles utilizarão uma taxa de conversão, que pode não ser muito favorável.

Durante o passeio, a primeira parada de nosso passeio foi em Valladolid, no Cenote Zaci, que não tem as águas muito convidativas (cheia de folhas), mas rendeu algumas boas fotos. Em Valladolid, uma cidade de arquitetura colonial no caminho para Chichén, a visita foi apenas de dentro do ônibus.

Valladolid, vista apenas de dentro do ônibus.

Imagem

Imagem

Cenote Zaci, bem no centro de Valladolid.

Imagem

Imagem

Imagem

A maior parte dos passeios, no entanto, faz parada no Cenote Ik Kil.

De lá, partimos para um cooperativa maia de artesanato, que nosso guia enalteceu como um lugar com produtos autenticamente maias e artesanato que merecia nosso investimento. Achamos os preços muito caros.

Imagem

Imagem

Depois foi a pausa para almoço, já por volta das 13h. O almoço estava razoável, em estilo buffet, e incluso no valor da excursão. Durante o almoço, há uma apresentação de dança típica, nada demais.

Chegamos por volta das 14h20 em Chichén Itzá, no que o guia nos deu duas horas para conhecer tudo. Dividiu o pessoal em dois grupos, para aqueles que falam espanhol e inglês, para a partir daí fazer uma visita guiada, de cerca de 1h. Depois desse tempo, há tempo livre para fotos.

Entrada do sítio arqueológico.
Imagem

Logo na entrada já é possível ver a pirâmide, que muita gente acredita chamar-se Chichén Itzá, mas a pirâmide chama-se El Castillo. Está muito bem conservada, mas infelizmente não é possível mais subir os degraus da pirâmide, medida adotada para manter a conservação do lugar. Se você quiser realmente escalar uma pirâmide, procure Cobá.

Imagem

Imagem

O lugar é bem grande, e certamente 2 horas são pouco para explorar o lugar devidamente. Além da pirâmide, existem diversas outras ruínas, como o Observatório, o Campo de Bola (onde os maias jogavam o famoso jogo de pelota, aquele que é possível ver uma demonstração no show do X-Caret), o Cenote Sagrado (uma decepção, não se vê muita coisa), entre outros.

Observatório.
Imagem

Campo de Bola.
Imagem

Cenote Sagrado (não dá pra ver muita coisa).
Imagem

É o passeio ideal para quem gosta de história e para quem quer conhecer um pouco mais sobre a cultura e história dos maias. Como fomos um pouco antes do anunciado fim do mundo pelos maias, muito se falava sobre o calendário maia e sobre os estudos astronômicos desse povo.

Imagem

Dentro do sítio, existem muitos vendedores ambulantes, com inúmeros tipos de lembrancinhas, com preços muito mais convidativos do que na cooperativa de artesanato. Nosso guia, no entanto, disse que os produtos eram de péssima qualidade.

No retorno, a viagem não teve paradas e demorou mais para passar. Saímos por volta das 16h30 e só chegamos por volta das 19h. O ônibus passou em todos os hotéis para deixar os passageiros. O guia e o motorista pedem propinas (gorjetas).

A conclusão da excursão foi que saímos às 7h da manhã e voltamos às 19h, para passar apenas 2 horas em Chichén Itzá. O lugar é distante, lógico, mas o que prejudica mais são paradas desnecessárias, como na cooperativa de artesanato, que tomam tempo do que seria a atração principal do lugar.

Imagem

E você, conheceu Chichén Itzá? Conheceu as cidades de Mérida e Valladolid? Usou os serviços de alguma agência de passeios? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem


 Título: Re: Chichén Itzá: Conheça uma das sete maravilhas do mundo
Mensagem não lidaEnviado: Sex Mar 22, 2013 12:18 am 
Mensagens: 8
Eu e minha esposa fomos em Novembro / 2012.

Realmente, é um lugar maravilhoso. Para eu, que gosto de história, é um prato cheio, e muito convidativo á conhecer mais sobre a cultura e história maia.

Fechamos um pacote por US$ 60 por pessoa, com parada no Cenote e Almoço incluso. Achamos barato, nosso guia era realmente um "guia", nos muitas informações que só teríamos acesso á elas com quem realmente conhece e gosta da cultura.

Perdemos um pouco de tempo de embarque, pois algumas pessoas não estavam esperando no lobby do hotel como combinado, atrasando em 01 hora nosso passeio. Como éramos o primeiro hotel, acompanhamos a vis crucis desde o começo. Confesso: quis brigar com uns brasileiros que atrasaram bastante. Com isso, não pudemos aproveitar a volta em Valadolli, que acabou sendo curta. Portando, dica: tente não atrasar para este passeio, pois o tempo vai passar rápido.

O bacana de Cancun é que ela é multi cultural: tem balada, tem praia, tem natureza, tem história. Ou seja, quem quiser se divertir, terá o que procura.


 Título: Re: Chichén Itzá: Conheça uma das sete maravilhas do mundo
Mensagem não lidaEnviado: Sex Mar 22, 2013 12:30 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 32101
Acho que nunca fiz um passeio em grupo em que alguém não chegasse atrasado. Irrita bastante, por isso só faço caso não haja nenhuma outra opção viável.

_________________
http://fdv.im/GabrielDias


 Título: Re: Chichén Itzá: Conheça uma das sete maravilhas do mundo
Mensagem não lidaEnviado: Sex Mar 22, 2013 12:36 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 190
adrianogfco escreveu:
Perdemos um pouco de tempo de embarque, pois algumas pessoas não estavam esperando no lobby do hotel como combinado, atrasando em 01 hora nosso passeio.


Olá, Adriana. Realmente, esses atrasos são horríveis, também aconteceram no nosso passeio. A agência também combinou de nos pegar no hotel e simplesmente não apareceu. Tivemos que pegar um táxi para chegar a tempo no local de embarque. Enfim, sempre me aborreço nesses passeios, eu também evito, sempre que possível.

E concordo em relação a Cancun, realmente é um misto de atrações que agradam a todos.


 Título: Re: Chichén Itzá: Conheça uma das sete maravilhas do mundo
Mensagem não lidaEnviado: Sex Abr 12, 2013 8:24 pm 
Mensagens: 9
Existe algum dia da semana que seja melhor para fazer esse passeio (que tenha alguma atividade adicional)? Final de semana e mais cheio do que durante a semana?
Grato


 Título: Re: Chichén Itzá: Conheça uma das sete maravilhas do mundo
Mensagem não lidaEnviado: Sáb Abr 13, 2013 1:41 am 
Mensagens: 8
Cancun é uma cidade que, na Zona Hoteleira, tudo funciona praticamente 7 dias por semana. Isso vale também para os passeios.
Eu e minha esposa fizemos vários (ficamos 15 dias), e não percebemos nenhuma tendência de movimento maior ou menor em determinado dia.
A organização dos passeios depende de quantos dias você irá ficar em Cancun. Recomendo os seguintes passeios:

- Chichen Itza (histórico)
- Isla Mujeres (nado com golfinhos)
- Parasail
- Coco Bongo Open Bar
- Xcaret Plus

Boa viagem!


 Título: Re: Chichén Itzá: Conheça uma das sete maravilhas do mundo
Mensagem não lidaEnviado: Ter Abr 16, 2013 12:40 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 190
Mar007 escreveu:
Existe algum dia da semana que seja melhor para fazer esse passeio (que tenha alguma atividade adicional)? Final de semana e mais cheio do que durante a semana?
Grato


Assim como o @adrianogfco, também não notei nenhuma diferença entre dias da semana e fins de semana @Mar007, nos passeios por lá. Abs.


 Título: Re: Chichén Itzá: Conheça uma das sete maravilhas do mundo
Mensagem não lidaEnviado: Seg Jun 24, 2013 1:04 am 
Mensagens: 3
Estive lá mês passado. Realmente o lugar é maravilhoso. História pura! Depois visitei por conta própria, (aluguei um carro) o Cenote Ik Kil, que é algo fora de série. Para mim, em beleza, só perde para Santorini/Grécia.


 Título: Re: Chichén Itzá: Conheça uma das sete maravilhas do mundo
Mensagem não lidaEnviado: Seg Jun 24, 2013 3:00 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 190
fhardy escreveu:
Depois visitei por conta própria, (aluguei um carro) o Cenote Ik Kil, que é algo fora de série.
Que legal que pode visitar por conta própria, os cenotes do México são incríveis mesmo. Abs.


 Título: Re: Chichén Itzá: Conheça uma das sete maravilhas do mundo
Mensagem não lidaEnviado: Qua Jul 17, 2013 12:23 am 
Mensagens: 3
Olá, Roberto. Fomos a Valladolid e ao Cenote Ik Kil por conta própria. Havíamos ido a Chichén Itzá por uma excursão que não parou no Cenote Ik Kil . Sim, pagamos a entrada no Cenote Ik Kil. E pagaríamos se tivéssemos ido a Chichén Itzá por conta própria também. Mas super valeu a pena porque fizemos o nosso horário. Nada de guia com rodinhas nos pés como aconteceu em Chichén. Aliás, a guia nem entrou. Ficamos por nossa conta dentro do complexo, com hora marcada para estar de volta ao ônibus. Estressante. Principalmente para mim que gosto de ver, sentir e fotografar tudo.

Só completando - para alugar o carro, só nos pediram a carteira de motorista e cartão de crédito. Sem burocracia. Só fique esperto quanto ao preço. A melhor tarifa foi na loja da Hertz no shopping La Isla.


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Taj Mahal | Uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno | Agra, Índia

em Índia

Última mensagem Ter Mai 23, 2017 11:17 am Adriana Ver última mensagem

 

5

Esquema especial de transporte durante os sete dias do Rock in Rio

em Transporte no Rio de Janeiro

Última mensagem Qui Ago 17, 2017 12:21 pm JulianaMagalhaes Ver última mensagem

 

5

Air France cria nova companhia aérea: conheça a Joon

[ Ir para página: 1, 2 ]

em Notícias

Última mensagem Seg Set 25, 2017 1:49 pm zardox Ver última mensagem

 

10

Está em Vancouver e quer fazer esportes de neve? Conheça a Cypress Mountain

em Vancouver

Última mensagem Seg Set 04, 2017 5:09 am GPTWRLD Ver última mensagem

 

5

GOL Premium Lounge: conheça as quatro novas salas vips da GOL Linhas Aéreas

em GOL Premium Lounge

Última mensagem Sex Set 29, 2017 6:27 pm Ajudante Ver última mensagem

 

3

 



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes