Antes de viajar, eu passei uns dois meses pesquisando tudo o que eu podia sobre Israel. Foi bem difícil encontrar online e principalmente em português/inglês dicas detalhadas. Agora que fui, eu tenho muuuuuito material e memórias (fotos, roteiros, dicas, histórias...) pra escrever um monte de posts sobre esse lugar fantástico. Vou começar com esse Top 5 e depois vocês me contam mais o que querem saber. Aqui vou botar tudo bem resumidinho, mas posso abrir posts pra detalhar tudinho.
1 - Trilha e nascer do sol em Masada / Massada
A fortaleza natural do rei Herodes fica no litoral sudoeste do Mar Morto. Você pode subir por dois lados, de "bonde" ou andando, como eu fiz. Pra subir andando, eu escolhi o que eles chamam de "Roman Ramp". Você chega lá de carro, pela Arad Road. A trilha é bem curtinha (ainda mais se você perceber - como eu - que viu errado a hora que o sol ia nascer e precisa subir correndo! hahaha). Ver o nascer do sol de lá é fantástico! Você está cercado de deserto e consegue enxergar o Mar Morto. Vale o sacrifício de acordar cedo nas férias.

2 - Pub crawl em Jerusalém
Quem disse que não tem festa na Terra Santa? Toda quarta-feira sai do Abraham Hostel um grupo de jovens que querem conhecer a night life da cidade. Nada melhor do que um guia local pra ajudar, certo? O pub crawl leva você a bares locais e turísticos e termina num club. Em alguns lugares você consegue ouvir música típica e provar uns drinks bem diferentes. Por motivos óbvios eu não tenho fotos!

3 - Banho de sal e de lama no Mar Morto
Eu acho que ir no Mar Morto foi uma das coisas mais legais que eu já fiz. Se não tivesse mais nada pra fazer em Israel, eu ainda assim recomendaria a viagem só pelo Mar Morto. Ainda mais sabendo que ele pode desaparecer algum dia (é o que dizem, né?). Eu explico o motivo de eu ter gostado tanto: eu sou uma criança grande. Ficar flutuando lá sem nenhum esforço é sensacional. Não dá nem pra nadar. Fora que tem a lama que dizem ter propriedades cosméticas. É nojento no começo, mas depois fica muito divertido se sujar na lama e se lavar no mar salgado. Warning: Não abra a boca de jeito nenhum, quando estiver na água. É o pior gosto do mundo!


4 - Day Club no Kinneret (Mar da Galileia)
O Mar da Galileia, na verdade, é um lago. Só saber isso já é bem legal. Beeem diferente do Mar Morto, a água do Kinneret é doce, o que torna o banho bem agradável e relaxante. Na beira do lago existem vários "clubs" abertos durante o dia, onde você pode aproveitar piscinas, saunas, spas e o próprio lago. No verão, eles costumam ter DJ com música eletrônica tocando o dia todo e drinks olhando a vista. Tem clubs pra todos os bolsos em volta de todo o lago.

5 - Passeio nas grutas de Rosh Hanikra
Acho que esse é meu favorito! Desde o dia em que eu vi nas fotos as grutas de Rosh Hanikra, eu tive certeza de que queria conhecer Israel. O lugar é como uma reserva de formações geológicas no Mar Mediterrâneo. São vários túneis que saem em cavernas com uma água maravilhosamente azul, contrastando com o branco das pedras.


Ficou com vontade de conhecer Israel? Quer saber mais sobre algum tópico daqui ou precisa de dicas de viagem pra lá? Me conta!

Beijos!




