Tudo que você precisa saber sobre os costumes locais da Jordânia | O que fazer e NÃO fazer

Troca de informações sobre destinos no Oriente Médio.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Qua Set 02, 2020 2:27 pm
Imagem

A Jordânia hoje é um dos destinos mais exóticos e inspiradores do mundo. O país é por si só um monumento da história da humanidade - um verdadeiro baú de tesouros de civilizações milenares. Entretanto, não é apenas pela história e cultura que chama atenção. Quem viaja para lá se surpreende com as belezas naturais, flutuações no mar morto ou mergulhos no Mar Vermelho, passeio de camelo pelo deserto, boa música, boa comida e um povo que recebe de braços abertos e sorriso no rosto seus visitantes sendo ótimos anfitriões.

Por ser um país localizado no Oriente Médio, a cultura da Jordânia é bastante diferente da nossa, brasileira. Por isso, é importante que, como turista, você tome conhecimento de alguns comportamentos comuns dos cidadãos locais. Além de ser um ato básico de respeito, evita mal-entendidos, situações embaraçosas e permite que você faça uma imersão mais completa na cultura e rotina daquela sociedade.

Leia também: 100 dúvidas que você já teve ou vai ter ao viajar de avião

Ao conhecer pessoas novas

Levante-se para cumprimentá-las e aperte suas mãos. Saiba que mulheres vestidas com véus mais conservadores podem não retribuir o gesto. Não se preocupe se um conhecido lhe der um beijo nas bochechas ao cumprimentá-lo, pois os árabes tradicionalmente se beijavam nas duas bochechas como um gesto caloroso de boas-vindas e carinho. Também esteja ciente de que os árabes costumam ficar mais próximos ao conversar do que pessoas do Ocidente.

Gastronomia

Dê uma gorjeta de aproximadamente 10% aos garçons, a menos que a taxa de serviço esteja incluída na conta total.

Ao estender sua xícara, é um sinal de que você gostaria de mais café, caso contrário, agite a xícara de um lado para o outro para recusar o refil.

Sobre bebidas alcoólicas, sinta-se livre para consumir álcool nas áreas apropriadas, pois está amplamente disponível em bares e hotéis em toda a Jordânia e também pode ser comprado em supermercados.

A comida é normalmente usada pelos jordanianos para expressar sua hospitalidade e generosidade. Eles são por natureza pessoas muito hospitaleiras e, muitas vezes, apresentam em poucos minutos um convite para visitar uma casa local. Não importa quão modestos sejam, os jordanianos têm orgulho em oferecer muita comida aos seus visitantes. Um 'convite jordaniano' significa que você não deve levar nada, e sim comer tudo. Este convite é seguido pela popular frase em árabe "Sahtain wa 'Afiya". Então não se sinta desconfortável se seu anfitrião insistir em "superalimentá-lo" durante uma refeição. Também aceite quando o café árabe lhe for oferecido, pois é um sinal de hospitalidade.

Compras

Leve muitos trocados com você, pois jordanianos geralmente não possuem troco. Lembre-se também de negociar ou pechinchar com os comerciantes locais. Principalmente em feiras e mercados mais turísticos, como na capital, Amã, os preços já são anunciados lá no alto exatamente porque espera-se que o turista negocie.

Leia também: O que é slow travel? Conheça a nova tendência do turismo

Locomoção

Ofereça seu assento para idosos e mulheres no transporte público. Ao pegar um táxi, é um sinal de respeito dos homens sentarem-se no banco da frente. Já para as mulheres é o contrário e o ideal é sentarem-se no banco de trás. Arredonde o pagamento da tarifa de táxi até o décimo mais próximo ao pagar o motorista e não se sinta obrigado a dar gorjeta, pois não é necessário - mas certamente é apreciado. Evite também bater a porta do táxi com força.

Ambientes públicos

Ao explorar as áreas públicas do país, vista-se de maneira mais conservadora e não interrompa ou passe na frente de um muçulmano que está orando em um local público.

Ramadã

O Ramadã é um mês sagrado, reservado ao jejum, piedade e generosidade, cujas datas variam de acordo com o calendário lunar islâmico. Durante o Ramadã, o álcool não é vendido, exceto em hotéis maiores. Fumar, comer e beber em público é proibido durante o dia. Como sinal de respeito, os visitantes também devem evitar essas atividades em público durante o horário de jejum.

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre o Ramadã antes de viajar

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

E você, conhece a Jordânia? O que achou dos costumes locais? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

manucaldas Mensagens: 1403
Qua Set 02, 2020 4:02 pm
Muito interessante ter esse ''guia''. São culturas muito diferentes, se adaptar é preciso.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Set 03, 2020 1:51 am
Se permite venda de birita, vai para a minha lista

Adriana Mensagens: 2231
Seg Set 07, 2020 8:48 am
Não conheço a Jordânia, mas sempre acho interessante ler sobre os costumes de um país antes de visitá-lo.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Set 11, 2020 8:18 pm
Ótimas informações. Oriente Médio é MUITO diferente do Brasil.





Booking.com

Voltar para “Destinos - Oriente Médio”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio