Relato: acionando o seguro para veículos de locadora dos cartões Visa

Troca de informações sobre os diversos seguros oferecidos pelos cartões de crédito.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10193
Seg Abr 13, 2020 9:07 am
Imagem

Em outro relato, contei sobre a batida que dei com um carro alugado em Israel somente 5 minutos após retirá-lo da locadora.

Leia também: Relato: o dia em que bati com o carro alugado 5 minutos depois de sair da locadora

Na devolução do automóvel, dia 14 de julho, tive que assinar um termo no qual me responsabilizava pela batida. Perguntei como e quando seria feita a cobrança e o funcionário disse que eles entrariam em contato. Esse contato só foi acontecer no dia 6 de setembro, quando recebi um e-mail da locadora dizendo que não estavam conseguindo efetuar a cobrança pelo reparo no cartão que usei para fazer a locação e que não conseguiam me contatar pelo telefone informado por mim. Eles não conseguiam me cobrar pois ao voltar para o Brasil desabilitei o cartão para compras no exterior, como sempre faço, e não conseguiam me contatar pois o telefone que dei no momento da locação era de um chip de celular israelense, que obviamente eu já não estava mais usando. Habilitei o cartão e a cobrança foi realizada, quitando assim meus débitos com a locadora.

O valor cobrado pelo conserto do amassado foi de 353 dólares, cerca de R$ 1.500 na época.

O motivo de ter alugado usando o cartão Visa foi o fato de ele oferecer, em suas versões Gold, Platinum, Signature e Infinite, um seguro para veículos de locadora que não exclui a cobertura quando a locadora não permite a locação sem seguro do veículo.

Segundo os termos e condições do seguro:
Se a Pessoa Elegível não conseguir recusar a cobertura da locadora de veículos, a cobertura indicada nesse guia será “secundária” à cobertura da locadora de veículos e a Pessoa Elegível será responsável por qualquer diferença entre a cobertura da locadora de veículos e os danos pelos quais a Pessoa Elegível do cartão porventura venha a ser responsável.
Em Israel a contratação do seguro de terceiros é obrigatória. Quanto ao seguro do veículo, a locadora que usei (Eldan Car Rental) nem oferecia a possibilidade de aluguel sem a contratação deste, que já estava incluso na tarifa. Havia a possibilidade de contratar franquia zero, mas não achei que valia a pena.

Uma vez feita a cobrança, que ocorreu uma semana depois, acionei o seguro da Visa pelo site deles e forneci a documentação pedida. Após algumas trocas de e-mails, nas quais a Visa solicitou mais algumas informações sobre a locação, no dia 16 de outubro recebo um e-mail informando que minha reivindicação havia sido aprovada e que em 10 dias úteis o valor seria creditado em minha conta. O prazo passou, o dinheiro não foi creditado, então mandei um e-mail questionando. No dia seguinte o valor foi creditado em minha conta.

Conclusão

Muita gente se questiona quanto à confiabilidade dos seguros de veículo de locadora oferecidos por cartões de crédito. Eu mesmo não confiava totalmente neles e costumava contratar o seguro oferecido pelas locadoras, principalmente em locações no exterior. Como nunca havia danificado um veículo alugado, nunca precisei acionar esse seguro, até julho de 2018. Da minha experiência, o que posso afirmar é que o seguro de veículo de locadora dos cartões Visa funciona e eles nem são tão burocráticos quando eu pensava que seriam. Pediram informações básicas sobre a locação e mais:
- o voucher da reserva;
- a fatura do cartão em que aparece a cobrança pela locação;
- um orçamento detalhado do dano ou tabela de tarifas utilizada pela locadora;
- o comprovante pelo pagamento dos danos; e
- um documento que confirmasse o valor da franquia.

O comprovante de pagamento dos danos eu não tinha, nem o orçamento detalhado, então enviei a eles o e-mail da locadora informando o valor da cobrança. Um documento que comprovasse o valor da franquia do seguro da locadora eu também não tinha, mas acabei encontrando no site da locadora a faixa de valores da franquia, que depende da categoria do carro, então tirei um "print" da tela e enviei. Tudo isso foi aceito sem questionamentos.

Depois dessa experiência, passei a confiar no seguro de veículos de locadora dos cartões Visa e desde então só uso esse cartão para fazer as reservas e pagamentos de locações.

Boa viagem!

E você, já precisou acionar o seguro de veículos de locadora de algum cartão de crédito? Funcionou? O que achou? Conte para nós sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem
brazvictor Mensagens: 14
Seg Abr 13, 2020 10:55 am
Tive uma situação com a National no ano passado. Na devolução me acusaram de uma batida que já havia no veiculo quando o recebi. Recusei mas a National continuou me enviando e-mails solicitando dados de pagamento. Entrei em paralelo com o sinistro na Visa que recusou alegando que não poderia cobrir pois eu não era culpado e nem me deu nenhum suporte.

A National decidiu por não me cobrar, mas se tivesse persistido tinham morrido 1.000 dólares. Me deu um receio de na próxima confiar no seguro da Visa.
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10193
Seg Abr 13, 2020 11:00 am
Mas se a avaria ocorreu fora do período de locação a Visa não vai cobrir mesmo.
BobBatera Mensagens: 443
Seg Abr 13, 2020 11:12 am
Isso que eu ia dizer.

Nesse caso, a locadora que agiu de má-fé.
Avatar do usuário
ralacerda Mensagens: 874
Seg Abr 13, 2020 3:21 pm
Que ótimo relato :clap :clap :clap
---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11620
Seg Abr 13, 2020 10:14 pm
O problema em usar seguro de cartões de crédito, é que eles não oferecem cobertura para terceiros...que é o seguro mais importante que se deve fazer...
Despesas com terceiros como despesas de médicos/hospitais nos EUA, assim como se vc der o azar de acertar uma Ferrari, vai te deixar um prejuízo enorme pra repor, que nenhum seguro de cartão cobre.
No teu caso, vc tinha o seguro de terceiros da locadora.. aí, é OK..
Mas, pelos consolidadores que uso aqui (Rentacars.com / Decolar / EconomyCar / Reservecar ) não consigo alugar o terceiro apenas.. tem que alugar com o carro da locadora junto.... e o valor a mais é tão pequeno que não vale o aborrecimento depois...
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41367
Seg Abr 20, 2020 3:17 pm
@baran, tomei a liberdade de editar a matéria e incluir o Visa Gold, que também oferece o seguro.
Promoções Premium: descontos, promoções relâmpago, cupons e bugs. Custa R$ 15,00 por mês, mas você vai economizar tanto que terá lucro, pode apostar! Faça a sua inscrição aqui: https://fdv.im/PromoPremium
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10193
Seg Abr 20, 2020 3:23 pm
Ah, ótimo. Não sabia do Gold.
Ajudante Mensagens: 17917
Sex Jun 19, 2020 5:04 pm
Promoções Premium: descontos, promoções relâmpago, cupons e bugs. Custa R$ 15,00 por mês, mas você vai economizar tanto que terá lucro, pode apostar! Faça a sua inscrição aqui: https://fdv.im/PromoPremium



Booking.com

Voltar para “Seguros”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio