Na devolução do automóvel, dia 14 de julho, tive que assinar um termo no qual me responsabilizava pela batida. Perguntei como e quando seria feita a cobrança e o funcionário disse que eles entrariam em contato. Esse contato só foi acontecer no dia 6 de setembro, quando recebi um e-mail da locadora dizendo que não estavam conseguindo efetuar a cobrança pelo reparo no cartão que usei para fazer a locação e que não conseguiam me contatar pelo telefone informado por mim. Eles não conseguiam me cobrar pois ao voltar para o Brasil desabilitei o cartão para compras no exterior, como sempre faço, e não conseguiam me contatar pois o telefone que dei no momento da locação era de um chip de celular israelense, que obviamente eu já não estava mais usando. Habilitei o cartão e a cobrança foi realizada, quitando assim meus débitos com a locadora.
O valor cobrado pelo conserto do amassado foi de 353 dólares, cerca de R$ 1.500 na época.
O motivo de ter alugado usando o cartão Visa foi o fato de ele oferecer, em suas versões Gold, Platinum, Signature e Infinite, um seguro para veículos de locadora que não exclui a cobertura quando a locadora não permite a locação sem seguro do veículo.
Segundo os termos e condições do seguro:
Citação:
Se a Pessoa Elegível não conseguir recusar a cobertura da locadora de veículos, a cobertura indicada nesse guia será “secundária” à cobertura da locadora de veículos e a Pessoa Elegível será responsável por qualquer diferença entre a cobertura da locadora de veículos e os danos pelos quais a Pessoa Elegível do cartão porventura venha a ser responsável.
Em Israel a contratação do seguro de terceiros é obrigatória. Quanto ao seguro do veículo, a locadora que usei (Eldan Car Rental) nem oferecia a possibilidade de aluguel sem a contratação deste, que já estava incluso na tarifa. Havia a possibilidade de contratar franquia zero, mas não achei que valia a pena.
Uma vez feita a cobrança, que ocorreu uma semana depois, acionei o seguro da Visa pelo site deles e forneci a documentação pedida. Após algumas trocas de e-mails, nas quais a Visa solicitou mais algumas informações sobre a locação, no dia 16 de outubro recebo um e-mail informando que minha reivindicação havia sido aprovada e que em 10 dias úteis o valor seria creditado em minha conta. O prazo passou, o dinheiro não foi creditado, então mandei um e-mail questionando. No dia seguinte o valor foi creditado em minha conta.
Conclusão
Muita gente se questiona quanto à confiabilidade dos seguros de veículo de locadora oferecidos por cartões de crédito. Eu mesmo não confiava totalmente neles e costumava contratar o seguro oferecido pelas locadoras, principalmente em locações no exterior. Como nunca havia danificado um veículo alugado, nunca precisei acionar esse seguro, até julho de 2018. Da minha experiência, o que posso afirmar é que o seguro de veículo de locadora dos cartões Visa funciona e eles nem são tão burocráticos quando eu pensava que seriam. Pediram informações básicas sobre a locação e mais: - o voucher da reserva; - a fatura do cartão em que aparece a cobrança pela locação; - um orçamento detalhado do dano ou tabela de tarifas utilizada pela locadora; - o comprovante pelo pagamento dos danos; e - um documento que confirmasse o valor da franquia.
O comprovante de pagamento dos danos eu não tinha, nem o orçamento detalhado, então enviei a eles o e-mail da locadora informando o valor da cobrança. Um documento que comprovasse o valor da franquia do seguro da locadora eu também não tinha, mas acabei encontrando no site da locadora a faixa de valores da franquia, que depende da categoria do carro, então tirei um "print" da tela e enviei. Tudo isso foi aceito sem questionamentos.
Depois dessa experiência, passei a confiar no seguro de veículos de locadora dos cartões Visa e desde então só uso esse cartão para fazer as reservas e pagamentos de locações.
Boa viagem!
E você, já precisou acionar o seguro de veículos de locadora de algum cartão de crédito? Funcionou? O que achou? Conte para nós sua experiência!
Tive uma situação com a National no ano passado. Na devolução me acusaram de uma batida que já havia no veiculo quando o recebi. Recusei mas a National continuou me enviando e-mails solicitando dados de pagamento. Entrei em paralelo com o sinistro na Visa que recusou alegando que não poderia cobrir pois eu não era culpado e nem me deu nenhum suporte.
A National decidiu por não me cobrar, mas se tivesse persistido tinham morrido 1.000 dólares. Me deu um receio de na próxima confiar no seguro da Visa.
Publicado: Seg Abr 13, 2020 11:00 am
baranMensagens: 10183
Mas se a avaria ocorreu fora do período de locação a Visa não vai cobrir mesmo.
O problema em usar seguro de cartões de crédito, é que eles não oferecem cobertura para terceiros...que é o seguro mais importante que se deve fazer... Despesas com terceiros como despesas de médicos/hospitais nos EUA, assim como se vc der o azar de acertar uma Ferrari, vai te deixar um prejuízo enorme pra repor, que nenhum seguro de cartão cobre. No teu caso, vc tinha o seguro de terceiros da locadora.. aí, é OK.. Mas, pelos consolidadores que uso aqui (Rentacars.com / Decolar / EconomyCar / Reservecar ) não consigo alugar o terceiro apenas.. tem que alugar com o carro da locadora junto.... e o valor a mais é tão pequeno que não vale o aborrecimento depois...
Publicado: Seg Abr 20, 2020 3:17 pm
GabrielDiasMensagens: 41033
@baran, tomei a liberdade de editar a matéria e incluir o Visa Gold, que também oferece o seguro.
_________________ Você já conferiu as últimas matérias do Falando de Viagem? Acesse: https://fdv.im/materias