Avaliação Iberia: De Recife para Madrid na classe executiva

Avaliações de voos realizados na Iberia.
jvinicius Mensagens: 507
Seg Jul 25, 2011 11:06 pm
Imagem

Uma das empresas mais polêmicas para os viajantes rumo à Europa é a Iberia. É difícil falar da Iberia sem aparecer N relatos de problemas com bagagem, imigração em Madrid (seu HUB), atrasos, mau atendimento e etc.

Com isso tudo em mente resolvi arriscar o serviço deles, através da sua Business Plus (sua classe executiva para voos mais longos).

Vamos avaliar a Iberia e ver se entro ou não para o grupo dos que reclamam dela.

Compra: Foi bem difícil. A Iberia lançou uma promoção para voos saindo de Fortaleza e/ou Recife, em classe executiva. Fazendo minhas contas vi que valia a pena ir até uma dessas cidades e fazer o voo com eles. A compra só poderia ser realizada por um agente de viagem, ou seja, o site da Iberia não teria a tarifa que eu estava olhando.

Fiz uma rápida consulta ao ITA Software e vi que a tarifa realmente existia. Tentei comprar por algumas agências on-line locais, como Decolar, mas não tive sucesso.

Lembrei que o site da American Airlines vende passagens das companhias aéreas membros da aliança Oneworld, ou seja, o caso da Iberia. Achei a tarifa, mas nas cinco vezes que tentei fechar a compra o sistema me dizia que a tarifa não estava mais disponível.

Já sem muitas esperanças e vendo que teria que ir a uma agência de viagens mesmo entrei no site da Orbitz e achei! O pagamento precisava ser feito em dólar à vista. Depois de duas horas finalmente consegui achar a tarifa.

Em uma próxima oportunidade a Iberia poderia colocar esse preço em seu site também. Muito trabalhosa a compra, mesmo para uma promoção.
Nota: 4.

Check-in: Utilizei a fila destinada para os passageiros voando na executiva. Havia um casal fazendo o check-in e só tivemos que esperar eles. Feito isso notei que o número do AAdvantage da minha esposa não havia sido registrado. Pedi a correção, que prontamente foi realizada. A falha ficou pela ausência de colocar as etiquetas de prioridade na bagagem, apesar da atendente ter sido correta e remover qualquer outra etiqueta que estivesse em nossas malas.
Nota: 7,5.

Pré-embarque: Recebemos dois cartões para utilizar a pequena sala vip da Casablanca Turismo, onde não cabem mais de 20 pessoas. A sala estava um pouco cheia, mas não tivemos dificuldade para sentar. A Iberia poderia ver outras salas vizinhas com mais estrutura. Nessa havia apenas alguns biscoitos, refrigerantes e água. Mas, pela minha percepção, as salas vips em Recife são apenas enfeite, sem se preocupar com a privacidade, conforto e bem-estar dos seus frequentadores. Melhor do que nada.
Nota: 5.

Embarque: Foi um grande problema durante a viagem inteira. O embarque deles é relativamente desorganizado. O voo começou seu caminho em Fortaleza, passando em Recife para ir finalmente rumo a Madrid. Em Recife notamos que os passageiros que vieram de Fortaleza desembarcaram em Recife e fizeram controle de passaporte, raio-x e outros por lá (alguém saberia o motivo?). Havia duas grandes filas: Uma para quem veio de Fortaleza e outra para quem iria sair de Recife. Nisso a prioridade de embarque da classe executiva também estava dividida nessas filas. Quem veio de Fortaleza embarcaria por um portão e de Recife por outro. Notei alguns desencontros nas informações. Também não houve uma separação das filas e embarcamos com algumas frases do tipo "furando fila, olha a fila, etc.". Infelizmente nos voos domésticos não temos uma cultura de embarques setorizados ou prioritários, logo quando esses passageiros domésticos voam em companhias aéreas que existe prioridade de embarque, a confusão está feita.

Passado essa bagunça, embarcamos. As chamadas foram feitas em inglês, espanhol e português, o que foi um ponto positivo para mim.
Nota: 5,5.

Apresentação da Aeronave: Nesse voo até Madrid voamos num A340-300, avião que já tem uma relativa idade na frota da Iberia, porém não havia tantos sinais do tempo nesta aeronave. A aeronave estava limpa, assim como os assentos, com a revista de bordo Ronda, cartão de segurança, um catálogo do free-shop e outra revista de bordo, exclusiva para a executiva. Só notamos a falta das nécessaires, que foram entregues depois e achei ela relativamente boa. Cobertores e travesseiros já estavam em nossos assentos, porém o travesseiro poderia ser um pouco maior.
Nota: 8,5

Assento: O assento não vira uma cama por total, ficando nos seus 170º graus. Apesar disso, é possível tirar um bom cochilo nele, com a distância entre as fileiras de 2,20m. Você ainda pode fazer uma massagem apertando um simples botão. Existem diversos controles individuais para encosto, descanso de pés, além dos botões para o modo "dormir" e retornar a posição vertical.

Imagem

Imagem

O espaço é bom, como eu disse, tanto na largura, quanto no comprimento. Para quem tem 1,90m isso torna a viagem muito mais agradável. A mesa de refeições também tem um bom tamanho. Nota: 9

Imagem

Imagem

Pontualidade: Tivemos um pequeno atraso de 9 minutos na partida, porém chegamos antes do previsto em Madrid.
Nota: 9

Atendimento: Talvez uma das maiores reclamações na Iberia. No começo os comissários pareciam um pouco "frios", digamos assim, porém eles estavam um pouco apresados. O "welcome drink" veio quase no momento da decolagem, assim como a nécessaire e a oferta de jornais e revistas. Ao longo do voo as coisas melhoraram.
Nota: 7

Serviço de bordo: Tivemos um jantar, servido uma hora depois da partida, assim como um café da manhã servido uma hora antes do pouso. No jantar tivemos uma sopa (boa, mas não lembro o nome), salada de frango, pães quentes com azeite (marca da Iberia, diga-se de passagem). Para o prato principal, tínhamos três opções, sendo que optei por um bife de novilho. Na sobremesa, havia até uma opção brasileira: Mousse de Cupuaçu (fruta típica do norte). Achamos curioso, porém pedimos o sorvete de chocolate.

Na carta de vinhos quatro opções de vinhos, duas de tinto e duas de branco, além de duas opções de vinho doce. Fora isso água, cerveja, refrigerantes, whisky e rum. Uma coisa que achei bem interessante é que dentro da classe executiva existe um bar, onde é possível abastecer-se de água e outras bebidas durante o voo. Ponto que achei muito bom e faz justiça à fama espanhola de sempre ter uma bebida por perto. Mesmo assim, na madrugada, uma pequena garrafa de água para os viajantes.

No café da manhã, tivemos a opção de chá, café, suco de laranja e água. Pães com azeite de oliva, assim como manteiga, geleia de morango e frios (queijos, presunto parma e salame), além de frutas. Achei um pouco fraco.
Nota: 8

Entretenimento: Dei uma olhada nas opções de filmes e não achei nada interessante. Um bom catálogo de músicas, além de informações sobre o voo na forma de mapa e dados de velocidade, altitude, etc. Há um monitor individual, com tamanho de tela interessante.
Nota: 8

Desembarque: A prioridade de desembarque em Madrid foi respeitada e fomos fazer nossa conexão para Amsterdã. O Aeroporto de Barajas é muito bem sinalizado. Pousamos no Terminal 4TS (chamado de satélite), de onde veem os voos da América do Sul, Estados Unidos e outros países que não membros do Tratado de Schengen. Após passarmos pela imigração e pegamos o monorail que nos levou para o Terminal 4, de onde saia nosso voo para Amsterdã.
Nota: 10
Imagem
Pós-serviços: A Iberia oferece um transfer em carro de luxo para seus passageiros em classe executiva, porém esse serviço só está disponível em algumas cidades (Recife, Fortaleza e Amsterdã não estão nesta lista) e somente para alguns tipos de tarifas, ou seja, como a nossa era uma tarifa promocional, nada de transfer. Chamo isso de economia "porca", pois as tarifas que permitem isso são mais altas e não valem a pena.

Para o crédito de milhas, foi informado o AAdvantage, porém até o momento nada foi creditado em minha conta. Já da minha esposa, o crédito deste voo ocorreu em cinco dias. Seria por ela ter informado o AAdvantage na hora? A American Airlines pede 30 dias corridos para efetuar o crédito, portanto, vou aguardar.
Nota: 4

NOTA FINAL: 7,13

Nesse primeiro voo a Iberia ficou na média para o produto oferecido e o preço pago. O atendimento foi bom, acima do que eu achei que iria encontrar. Seria por ter voado na classe executiva? Vale lembrar que a Iberia não tem mais primeira classe, logo a Business Plus é o produto top deles. O que achei ruim foi o não crédito das milhas, que pensei que seria rápido, já que a American Airlines e Iberia, além de serem da mesma aliança, querem se unir. A pequena bagunça no embarque, que sabemos que é uma questão cultural, mas com boas chamadas de atenção em alto e bom som, as pessoas entendem que a coisa não é bagunçada. E por fim a compra, que foi um parto, mas consegui.

O crédito das milhas do trecho Recife/Madrid foram feitas hoje, 19 dias após o voo. Um longo tempo, mas dentro do prazo da American Airlines.

E você, já voou na classe Business Plus? E na econômica do A340? Gostou da viagem? Conte para nós a sua experiência!

¡hasta luego!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41747
Ter Jul 26, 2011 12:49 am
Gostei. Para mim, voar Iberia, só em executiva ou voos curtos. Achei o espaço entre os assentos muito grande.
Gostei muito das fotos, pois deu para termos noção do que encontrar.

Avatar do usuário
gobbato Mensagens: 1524
Ter Jul 26, 2011 9:27 am
Excelente o review, só senti falta do valor promocional que você não mencionou qual foi!

jvinicius Mensagens: 507
Ter Jul 26, 2011 9:37 am
O valor foi US$ 1.999,00 por passageiro. Comparando com a segunda opção que era a Alitalia, dava uns US$ 1.500,00 de diferença, já que a Alitalia queria algo na casa dos US$ 2.700,00.

¡hasta luego!

vfbvfb3 Mensagens: 261
Sex Nov 04, 2011 8:23 pm
Quantas milhas você pontuou no Round-Trip na American?

jvinicius Mensagens: 507
Sex Nov 04, 2011 9:04 pm
Foram umas 12.000.

¡hasta luego!





Booking.com

Voltar para “Avaliações da Iberia”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio