Como é voar na Classe Econômica do Airbus A330-300 da Iberia

Avaliações de voos realizados na Iberia.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Abr 20, 2018 4:40 pm
Imagem

A Iberia é uma companhia aérea espanhola e voa para mais de 100 destinos em 42 países da Europa, América, África e Oriente Médio. Junto com a filial, a Iberia Express, e a franqueada, Iberia Regional Air Nostrum, oferece 600 voos por dia com uma frota de mais de 135 aviões. Em 2017, a Iberia conquistou a sua 4ª estrela Skytrax e, em 2016, foi eleita a companhia aérea mais pontual do mundo, de acordo com a FlightStats.

IB 6827, o voo com o A330 da Iberia, parte de Madrid (MAD) todos os dias às 23:45 e chega a São Paulo (GRU) às 5:25. O voo de retorno, IB 6824, parte de São Paulo (GRU) às 15:05 e pousa em Madrid (MAD) às 6:30. Ou seja: um voo é noturno e o outro quase todo diurno.

Cada companhia aérea define a configuração interna das suas aeronaves, então externamente todos são iguais, mas internamente cada avião é diferente. A Iberia configurou assim seus A330:
- Classe Econômica, com 242 assentos;
- Classe Executiva, com 36 assentos.

Leia também: Airbus A330-300 da Iberia

Em 2011, eu escrevi um texto criticando a Iberia, pois na época a companhia aérea era extremamente problemática, e causava vários transtornos aos passageiros. Além disto, seu preço era praticamente o mesmo das concorrentes, e os brasileiros não precisavam encarar a imigração espanhola, que naquela época estava bem rígida.

A Classe Econômica tem configuração 2-4-2, que eu particularmente prefiro ao invés da 3-4-3. Alguns assentos podem ser marcados gratuitamente, enquanto outros assentos (na frente da aeronave) são pagos (não acho que compensa o pagamento), exceto em casos pontuais.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Leia também: Como marcar seu assento na Iberia

Devido ao meu nível na oneworld, tenho alguns privilégios ao voar com a Iberia, como usar o check-in da Classe Executiva, ter acesso às salas vips, e ainda ter embarque prioritário e preferência na devolução da bagagem. De qualquer maneira, não havia grandes filas nos aeroportos para o check-in.

Leia também: Como conseguir upgrade da Classe Econômica para a Classe Executiva na Iberia

Em Madrid, há opção do fast track, onde você passa pela segurança e imigração em uma fila consideravelmente menor e mais rápida, entretanto meu acompanhante foi barrado, não sendo permitido que fosse comigo, o que eu achei um absurdo. Discuti com a funcionária, mas não teve jeito. Sendo assim, fui para a fila convencional. Vale ressaltar que em Londres, já fez exatamente o mesmo procedimento, e meu acompanhante teve acesso junto comigo.

Em São Paulo (GRU) a sala vip usada é o LATAM VIP Lounge. Em Madrid, você vai usar o excelente Iberia Premium Lounge Velázquez, que foi recentemente reformado, e oferece um serviço de altíssima qualidade.

Imagem

Na hora do voo, embarque prioritário, sem demora. Só precisei encontrar meu assento, sentar e aguardar. O espaço entre os assentos é limitado, mas a aeronave é moderna, oferece entretenimento individual e porta USB nos assentos. Além disto, nos voos internacionais de longa duração, você receberá um travesseiro, cobertor e fone de ouvido. A reclinação do assento é bem pouca. O entretenimento a bordo oferece vários filmes, desenhos, seriados, canais de música e áudio books.

Imagem

Imagem

Imagem

A aeronave está equipada com Wi-Fi, entretanto os valores cobrados são altíssimos, então ninguém usa. A cobrança é por MB e não por tempo, tornando inviável.

Leia também: Como funciona a internet nos aviões da Iberia

O serviço de bordo neste voo foi razoável. Ao voar na Classe Econômica, não dá para esperar receber uma refeição gourmet, mas sempre esperamos uma comida razoável. Achei a comida da ida melhor do que a da volta, pois sempre que decolamos de um aeroporto brasileiro, a comida é feita pela empresa local, então tende a agradar mais os viajantes brasileiros. Vale um destaque: os talheres são de metal.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O café da manhã eu não gostei. Ele é servido frio e não é muito bom. Você não tem opção de escolha e lhe servem em uma caixa. Achei curioso que na hora de recolher, os comissários querem que você feche a caixa e entregue da maneira correta. Também achei curioso o fato de ter uma barra de chocolate no café da manhã.

Imagem

Em ambos os voos não vi nenhum comissário de bordo brasileiro, mas como o espanhol é parecido, senti que os passageiros conseguiam se comunicar bem. Os comissários falavam algumas palavras em português, geralmente para explicar o que é algo cujo tradução não é óbvia. No geral, achei os comissários ok. Não eram muito agradáveis, mas também não eram grossos iguais aos da American Airlines. Poderiam ser mais simpáticos.

Conclusão

Preciso admitir que a Iberia melhorou bastante. Acho que está inclusive melhor do que a sua irmã, a British Airways, em vários aspectos, como conforto da Classe Executiva e salas vips melhores. Na Classe Econômica, é tudo mais ou menos igual. Pelo preço que paguei, que foi muito baixo, achei que valeu a pena. Como meu destino era realmente Madrid, foi muito prático o voo direto, e o aeroporto é muito bom.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

E você, já voou na Classe Econômica da Iberia? Gostou do assento? E do serviço de bordo? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Abr 23, 2018 10:12 am
Gostei da econômica da Ibéria. Uma boa aeronave, e com entretenimento individual, já faz uma grande diferença.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Abr 24, 2018 11:46 am
Acho que nunca voei com a Iberia! Mas pelo que vi parece que está acima da média!

fsorf9 Mensagens: 36
Ter Abr 24, 2018 3:39 pm
Minha primeira e única experiência para a Europa foi de Iberia em 2012. Voei em um A340-600. Avião bom, sem luxos, mas cumpria bem o papel do voo GIG-MAD. Único porém era que não havia entretenimento individual. Pra um voo longo isso pesa. Porém o preço, na época, era muito vantajoso diante das demais. Comida a bordo boa.
Voos internos pela Europa bem tranquilos. Naquela época voei em aeronaves novas.
Na época achei o serviço bem ok, bem parecido com o que o Gabriel expôs agora.
Mas tenho uma lembrança, que já li em vários outros relatos: os comissários. Não são dos mais animados rsrs

Na minha próxima viagem a Iberia é uma grande possibilidade. Vou viajar com minha noiva. Será que terei muitos problemas para marcar o assento no check-in online, sem pagar a mais, na econômica? Quando fui, marquei no próprio Galeão, no ato do check-in, mas de 2012 pra cá muita coisa mudou e hoje em dia é tudo mais informatizado. Queria aproveitar o 2x4x2 para marcar os assentos de janela com ela. Medo de não conseguir marcar e ficarmos separados no voo...

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Abr 24, 2018 3:46 pm
Realmente os comissários não são muito animados. E os espanhóis geralmente são mais animados. Enfim, sendo eficientes e educados é o que mais importa. Eu marquei o assento com antecedência.

Ajudante Mensagens: 18088
Ter Abr 24, 2018 3:47 pm
Olá fsorf9,

Aqui explicamos como marcar os assentos:

Como marcar seu assento na Iberia https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=223&t=7216" onclick="window.open(this.href);return false;

fsorf9 Mensagens: 36
Ter Abr 24, 2018 3:56 pm
Opa, obrigado. Não tinha visto por aqui este tópico. Perdão e obrigado.

Pelo visto a companhia continua tranquila então, quanto a isso.

É, os comissários comigo também foram assim, não muito animados mas educados e eficientes.

manucaldas Mensagens: 1403
Sex Set 07, 2018 3:10 pm
Voei Rio-Madrid na econômica da Iberia em julho/18. A aeronave em si era ótima e bem nova. Inclusive, tive a sensação que o espaço entre as poltronas era maior que a média, o que é sensacional.

O que me chamou mais atenção negativamente foi a postura dos comissários. Eles não fizeram um mau trabalho ou foram rudes, mas foi aquela postura de 'nada mais que a obrigação', sabe? É um serviço menos delicado e sofisticado (a companhia que eu mais voo é a LATAM e os comissários são sempre muito simpáticos e profissionais). É claro que não estava esperando o luxo de uma Primeira Classe. Mas acredito que, mesmo tratando de Econômica, o serviço poderia ser um pouco melhor.

Uma observação interessante é que os comissários da Econômica eram todos da faixa dos 60 anos. Já na Business, eram mais jovens, de uns 30. Não que isso importe, mas talvez explique algo sobre como a Iberia trabalha com seus funcionários, uma vez que quem serve nas classes mais altas trabalha menos e ganha mais. Imagina você estar a 40 anos em uma empresa trabalhando na função mais primária uma outra comissária novata, com as mesmas habilidades que você, tem cargo mais alto? Sei lá... Talvez explique o 'ar de dane-se' dos comissários da econômica.

A comida também é bem fraca, bem com gosto de ''comida de avião''.

O serviço poderia ser mais simpático e polido? Sim. A comida poderia ser mais gostosa? Sim. É claro que, ao analisar, olhamos para tudo com uma visão crítica. Mas no final do dia, é ok, um voo comum. E o espaço entre as cadeiras é ótimo - para não focarmos só nas coisas ruins!





Booking.com

Voltar para “Avaliações da Iberia”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio