Página 1 de 1 [ 7 mensagens ] 

Título: Como é voar na Classe Econômica do Airbus A330-300 da Iberia
Mensagem não lidaEnviado: Sex Abr 20, 2018 4:40 pm 
Como é voar na Classe Econômica do Airbus A330-300 da Iberia

Imagem

A Iberia é uma companhia aérea espanhola e voa para mais de 100 destinos em 42 países da Europa, América, África e Oriente Médio. Junto com a filial, a Iberia Express, e a franqueada, Iberia Regional Air Nostrum, oferece 600 voos por dia com uma frota de mais de 135 aviões. Em 2017, a Iberia conquistou a sua 4ª estrela Skytrax e, em 2016, foi eleita a companhia aérea mais pontual do mundo, de acordo com a FlightStats.

IB 6827, o voo com o A330 da Iberia, parte de Madrid (MAD) todos os dias às 23:45 e chega a São Paulo (GRU) às 5:25. O voo de retorno, IB 6824, parte de São Paulo (GRU) às 15:05 e pousa em Madrid (MAD) às 6:30. Ou seja: um voo é noturno e o outro quase todo diurno.

Cada companhia aérea define a configuração interna das suas aeronaves, então externamente todos são iguais, mas internamente cada avião é diferente. A Iberia configurou assim seus A330:
- Classe Econômica, com 242 assentos;
- Classe Executiva, com 36 assentos.

Leia também: Airbus A330-300 da Iberia

Em 2011, eu escrevi um texto criticando a Iberia, pois na época a companhia aérea era extremamente problemática, e causava vários transtornos aos passageiros. Além disto, seu preço era praticamente o mesmo das concorrentes, e os brasileiros não precisavam encarar a imigração espanhola, que naquela época estava bem rígida.

A Classe Econômica tem configuração 2-4-2, que eu particularmente prefiro ao invés da 3-4-3. Alguns assentos podem ser marcados gratuitamente, enquanto outros assentos (na frente da aeronave) são pagos (não acho que compensa o pagamento), exceto em casos pontuais.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Leia também: Como marcar seu assento na Iberia

Devido ao meu nível na oneworld, tenho alguns privilégios ao voar com a Iberia, como usar o check-in da Classe Executiva, ter acesso às salas vips, e ainda ter embarque prioritário e preferência na devolução da bagagem. De qualquer maneira, não havia grandes filas nos aeroportos para o check-in.

Leia também: Como conseguir upgrade da Classe Econômica para a Classe Executiva na Iberia

Em Madrid, há opção do fast track, onde você passa pela segurança e imigração em uma fila consideravelmente menor e mais rápida, entretanto meu acompanhante foi barrado, não sendo permitido que fosse comigo, o que eu achei um absurdo. Discuti com a funcionária, mas não teve jeito. Sendo assim, fui para a fila convencional. Vale ressaltar que em Londres, já fez exatamente o mesmo procedimento, e meu acompanhante teve acesso junto comigo.

Em São Paulo (GRU) a sala vip usada é o LATAM VIP Lounge. Em Madrid, você vai usar o excelente Iberia Premium Lounge Velázquez, que foi recentemente reformado, e oferece um serviço de altíssima qualidade.

Imagem

Na hora do voo, embarque prioritário, sem demora. Só precisei encontrar meu assento, sentar e aguardar. O espaço entre os assentos é limitado, mas a aeronave é moderna, oferece entretenimento individual e porta USB nos assentos. Além disto, nos voos internacionais de longa duração, você receberá um travesseiro, cobertor e fone de ouvido. A reclinação do assento é bem pouca. O entretenimento a bordo oferece vários filmes, desenhos, seriados, canais de música e áudio books.

Imagem

Imagem

Imagem

A aeronave está equipada com Wi-Fi, entretanto os valores cobrados são altíssimos, então ninguém usa. A cobrança é por MB e não por tempo, tornando inviável.

Leia também: Como funciona a internet nos aviões da Iberia

O serviço de bordo neste voo foi razoável. Ao voar na Classe Econômica, não dá para esperar receber uma refeição gourmet, mas sempre esperamos uma comida razoável. Achei a comida da ida melhor do que a da volta, pois sempre que decolamos de um aeroporto brasileiro, a comida é feita pela empresa local, então tende a agradar mais os viajantes brasileiros. Vale um destaque: os talheres são de metal.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O café da manhã eu não gostei. Ele é servido frio e não é muito bom. Você não tem opção de escolha e lhe servem em uma caixa. Achei curioso que na hora de recolher, os comissários querem que você feche a caixa e entregue da maneira correta. Também achei curioso o fato de ter uma barra de chocolate no café da manhã.

Imagem

Em ambos os voos não vi nenhum comissário de bordo brasileiro, mas como o espanhol é parecido, senti que os passageiros conseguiam se comunicar bem. Os comissários falavam algumas palavras em português, geralmente para explicar o que é algo cujo tradução não é óbvia. No geral, achei os comissários ok. Não eram muito agradáveis, mas também não eram grossos iguais aos da American Airlines. Poderiam ser mais simpáticos.

Conclusão

Preciso admitir que a Iberia melhorou bastante. Acho que está inclusive melhor do que a sua irmã, a British Airways, em vários aspectos, como conforto da Classe Executiva e salas vips melhores. Na Classe Econômica, é tudo mais ou menos igual. Pelo preço que paguei, que foi muito baixo, achei que valeu a pena. Como meu destino era realmente Madrid, foi muito prático o voo direto, e o aeroporto é muito bom.

Boa viagem!

O Falando de Viagem viajou para Espanha com apoio da Auto Europe e o seguro viagem da GTA – Global Travel Assistance.

E você, já voou na Classe Econômica da Iberia? Gostou do assento? E do serviço de bordo? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Título: Re: Como é voar na Classe Econômica do Airbus A330-300 da Iberia
Mensagem não lidaEnviado: Seg Abr 23, 2018 10:12 am 
Gostei da econômica da Ibéria. Uma boa aeronave, e com entretenimento individual, já faz uma grande diferença.

Mensagem não lidaEnviado: Ter Abr 24, 2018 11:46 am 
Acho que nunca voei com a Iberia! Mas pelo que vi parece que está acima da média!

Mensagem não lidaEnviado: Ter Abr 24, 2018 3:39 pm 
Minha primeira e única experiência para a Europa foi de Iberia em 2012. Voei em um A340-600. Avião bom, sem luxos, mas cumpria bem o papel do voo GIG-MAD. Único porém era que não havia entretenimento individual. Pra um voo longo isso pesa. Porém o preço, na época, era muito vantajoso diante das demais. Comida a bordo boa.
Voos internos pela Europa bem tranquilos. Naquela época voei em aeronaves novas.
Na época achei o serviço bem ok, bem parecido com o que o Gabriel expôs agora.
Mas tenho uma lembrança, que já li em vários outros relatos: os comissários. Não são dos mais animados rsrs

Na minha próxima viagem a Iberia é uma grande possibilidade. Vou viajar com minha noiva. Será que terei muitos problemas para marcar o assento no check-in online, sem pagar a mais, na econômica? Quando fui, marquei no próprio Galeão, no ato do check-in, mas de 2012 pra cá muita coisa mudou e hoje em dia é tudo mais informatizado. Queria aproveitar o 2x4x2 para marcar os assentos de janela com ela. Medo de não conseguir marcar e ficarmos separados no voo...

Mensagem não lidaEnviado: Ter Abr 24, 2018 3:46 pm 
Realmente os comissários não são muito animados. E os espanhóis geralmente são mais animados. Enfim, sendo eficientes e educados é o que mais importa. Eu marquei o assento com antecedência.

Mensagem não lidaEnviado: Ter Abr 24, 2018 3:47 pm 
Olá fsorf9,

Aqui explicamos como marcar os assentos:

Como marcar seu assento na Iberia viewtopic.php?f=223&t=7216

Mensagem não lidaEnviado: Ter Abr 24, 2018 3:56 pm 
Opa, obrigado. Não tinha visto por aqui este tópico. Perdão e obrigado.

Pelo visto a companhia continua tranquila então, quanto a isso.

É, os comissários comigo também foram assim, não muito animados mas educados e eficientes.

Tópicos Relacionados      Respostas 
Como conseguir upgrade da Classe Econômica para a Classe Executiva na Iberia

em Upgrade

Última mensagem Seg Jan 08, 2018 8:24 pm JulianaMagalhaes Ver última mensagem

2

Como é voar na Classe Econômica da Qantas no Boeing 747-400

em Avaliações

Última mensagem Sáb Abr 07, 2018 5:12 pm JulianaMagalhaes Ver última mensagem

4

Como é voar com a Air Europa na Classe Econômica a partir de Salvador

em Avaliações

Última mensagem Ter Jan 23, 2018 8:30 am Ajudante Ver última mensagem