Avaliação Iberia: De Amsterdã para Madrid na executiva

Avaliações de voos realizados na Iberia.
jvinicius Mensagens: 507
Dom Ago 28, 2011 8:05 pm
Imagem

Em uma fria e chuvosa manhã de verão em Amsterdã é hora de acordar e rumar para o Aeroporto de Schiphol, mais precisamente ao check-in da Iberia.

Já tínhamos voado entre Recife/Madrid e Madrid/Amsterdã. Você pode ver as avaliações aqui:

REC-MAD: http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=151&t=1887
MAD-AMS: http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=151&t=1914

Vamos aos pontos de avaliação:

Compra: Na avaliação de REC-MAD explico o processo de compra. Sem nota nesse quesito.

Check-in: Chegamos ao aeroporto, procuramos pelo check-in da Iberia e vimos duas filas: Uma prioritária (business class, Oneworld elite e etc.) e outro para os demais passageiros. Fomos para a business e não esperamos mais que cinco minutos para ser atendido. Como não havia ninguém antes, a atendente da fila business começou a atender os demais passageiros.
Até aí sem problemas, exceto pela atendente que não fala espanhol, falha que considero capital para quem trabalha numa empresa dessa bandeira. Ela até que tentou, mas como o inglês tinha virado minha língua oficial por esses dias, junto com coisas em holandês, francês e até alemão, resolvi falar em inglês. Dessa vez o check-in colocou as tags de prioridade (foi até pra bagagem de mão e câmera). Saímos com os cartões de embarque até Fortaleza, nosso destino final.
Nota: 6

Pré-embarque: Junto com os cartões de embarque, recebemos um convite para ir até a sala vip de uma empresa parceira da Iberia. Fiz os procedimentos pro tax refund e fomos para o embarque. Para passageiros business no Aeroporto de Schiphol (independentemente da companhia aérea), você tem uma fila exclusiva de raio-x, o que achamos muito bom, visto que a fila normal estava "a lá Brésil". Tudo ok, vamos para a sala e ela está FECHADA devido "as circunstâncias de força maior".

Resolvi recorrer pra sala do Diners Club, que é justamente a sala ao lado que também estava fechada. Agora vem minha pergunta: Por que raios eu recebo um convite pra algo que não está aberto? Péssimo.
Nota: 4

Embarque: Com a sala vip fechada, restou comprar um chocolate quente e esperar o horário do voo. Fomos para o portão de embarque e aí começa a habitual bagunça espanhola do embarque. A checagem do cartão de embarque é feita no meio do caminho para o portão, logo muitos passageiros tiveram que voltar e esperar a chamada em pé, uma vez que só podiam passar para o outro lado do balcão quem fosse prioridade. Entregue o cartão de embarque, ainda houve uma pequena fila para a entrada no portão.
Nota: 5,5

Apresentação da Aeronave: O A321 da Iberia mostra sinais de idade, mas estava limpo, organizado, com revista de bordo, cartão de segurança e catálogo do free shop.
Nota: 10

Assento: O mesmo da classe econômica, porém com o assento do meio bloqueado. A Iberia poderia investir mais em um assento decente.
Nota: 6

Pontualidade: Atraso de 25 minutos por razões que desconheço. Não fomos informados de nada.
Nota: 5,5

Serviço de bordo: Foi oferecido um café da manhã, com omelete, pães, azeite de oliva e manteiga. Achei bem fraco o café, pois uma segunda opção deveria ser oferecida para os passageiros. O que salvou foram algumas frutas (uvas na verdade) e um chá. Poderia ser melhor.
Nota: 6

Atendimento: A executiva estava cheia nesse voo, mas os comissários fizeram um bom trabalho.
Nota: 10

Entretenimento: Não há sistema de vídeo e nem de som. Para um voo com quase duas horas, o jeito foi usar o iPad. Não poderei pontuar esse quesito.

Desembarque: Atraso pra subir e mais atraso pra descer, devido ao alto volume de aviões em Madrid. Pousamos e alguns passageiros da econômica já queriam sair. Como notei que os comissários não iriam fazer nada, fiz um bloqueio com a mala até boa parte da executiva descer. Precisam melhorar, uma vez que vendem embarque e desembarque prioritário. Nota: 7

Pós-serviços: Não se aplica.

NOTA FINAL = 6,66

O que salvou a Iberia de uma nota mais baixa nesse voo foi seu atendimento e apresentação da aeronave. No quesito de serviço e assento a empresa precisa melhorar. Entendo que na Europa a aviação fica cada vez mais de baixo custo, porém quem está disposto a pagar um valor maior para um serviço melhor, deve ter esse retorno.

E você, já voou no A321 da Iberia? Gostou do assento? E do serviço? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

¡hasta luego!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

EricArthurBlair Mensagens: 169
Qui Set 01, 2011 10:58 am
Já voei no A321 da Iberia no trecho MAD/MXP (Milão). classe econômica.

A aeronave estava muito bem conservada, mas lembro de serviço (pago) ser péssimo e os assentos irreclináveis (se é que essa palavra existe!).

Avatar do usuário
Wilianbc Mensagens: 2075
Qui Set 01, 2011 2:20 pm
Também já peguei esse, quase morri de calor.

Ainda bem que na volta via Roma, a aeronave estava vazia.





Booking.com

Voltar para “Avaliações da Iberia”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio