Avaliação Copa Airlines: De Brasília até a Cidade do Panamá

Avaliações de voos realizados na Copa Airlines
EricArthurBlair Mensagens: 169
Seg Ago 22, 2011 4:40 pm
Avaliação Copa Airlines: De Brasília até a Cidade do Panamá

Rota: De Brasília (BSB) até o Panamá (PTY). Voo CM 204.

Esse voo foi realizado em junho de 2011. A aeronave era um Boeing 737-700.

Essa avaliação é uma continuação de outras 4 avaliações, pois voei de Brasília a Havana com conexão na Cidade do Panamá na ida e, na volta, fui para o Panamá, fiquei 4 dias por lá e depois voltei para Brasília.

Compra: Realizada pelo site oficial da companhia aérea em maio deste ano, por preço bastante razoável em função do lançamento da rota BSB/PTY, ainda mais sendo alta temporada. Acho o site da Copa Airlines simples, mas bastante intuitivo. O sistema de busca das passagens por preço mais baixo com flexibilidade de datas pareceu funcionar bem, encontrou facilmente os valores dispostos no ITA Software.
Nota: 10.

Check-in: Realizei pela Internet, sem qualquer problema. Recebi e-mail da Copa avisando que o check-in estava aberto e incentivando a fazê-lo. Ao chegar no aeroporto, a fila de quem havia feito o web check-in e só tinha malas para despachar estava vazia. Portanto, atendimento muito rápido e atencioso.
Nota: 10.

Embarque: Um pouco tenso em razão da surreal existência de apenas um servidor da Polícia Federal fazendo o registro de saída dos passageiros na maior parte do tempo. Depois, apareceu outro servidor para dar vazão. É o único voo internacional que sai de Brasília no horário (5:40), mas não justifica apenas estar um por lá a maioria do tempo. É claro que isso não é culpa da companhia aérea que, muito pelo contrário, preocupou-se em não transparecer que a falta de pessoal da Polícia Federal poderia atrasar a decolagem, mas creio que ela deve coordenar politicamente com Infraero e/ou Polícia Federal a quantidade ideal de funcionários para atender a quantidade de passageiros.
Nota: 9.

Apresentação: Nunca entrei em uma aeronave tão limpa e organizada. Talvez por se tratar de um voo novo, esteja sendo dada uma especial atenção. Revista de bordo, sacos para enjoo e cartões de instrução estavam muito cuidadosamente dispostos, uma pena eu não ter registrado em foto.
Nota: 10.

Assento: A configuração para 112 passageiros na classe econômica deixa um espaço até razoável para as pernas, acima da média para as companhias aéreas que voam entre países em aeronaves deste tamanho. Entretanto, a pouca inclinação do banco deixa incômoda a viagem de quase 6 horas.
Nota: 7.

Entretenimento: A revista Panorama é volumosa, infelizmente, não por ter muitas matérias, mas por ser cheia de anúncios. Lembrou a Veja! Há telas a cada três/quatro fileiras de assentos, semelhante aos voos nacionais da TAM. A programação é bem razoável. No voo de quase 6 horas passaram um capítulo de seriado americano, um episódio dos Simpsons e um filme lançado em 2010.
Nota: 8.

Pontualidade: O avião decolou rigorosamente no horário e 15 minutos antes do previsto pousou na Cidade do Panamá.
Nota: 10.

Serviço de bordo: Comissariado muito atencioso e se preocuparam em acomodar todos rapidamente ante a demora no embarque ocasionada pela Polícia Federal. A meu ver, falharam apenas ao não oferecer cobertores/travesseiros, tampouco oferecê-los. Tratando-se de um voo que sai às 5:40, é óbvio que boa parte dos passageiros irá dormir durante o voo. Só aqueles que lembraram de pedir foram atendidos. Foi servido café da manhã por volta de 2 horas após a decolagem, que estava bom, com salada de frutas, croissant, manteiga, geleia, sanduíche, biscoito Oreo e vasta oferta de bebidas, inclusive alcoólicas. Houve uma segunda passagem oferecendo apenas bebidas por volta de 40 minutos antes do pouso.
Nota: 9.

Atendimento: Comissários bastante atenciosos. Pessoal responsável pelo embarque idem. Deferência especial a sorridente atendente que despachou minhas malas e providenciou a aquisição do visto para Cuba, muito gentil e profissional. Sorrisos às 4:00 são muito bem-vindos.
Nota: 10.

Desembarque: Muito célere e cuidadoso. Avisaram pelo sistema de áudio do avião os horários e portões de todas as conexões na Cidade do Panamá, para aqueles que tinham conexão mais apertada, o aviso foi pessoal.
Nota: 10.

Pós-serviços: Em menos de 24 horas os pontos já estavam corretamente creditados no OnePass, o finado programa de milhagens da Continental/Copa (absorvido pelo MileagePlus da United). Entretanto, é impossível dar 10 para ela neste quesito, considerando o Aeroporto de Tocumen, na Cidade do Panamá. Há propaganda institucional da Copa Airlines sobre aquele ser o HUB das Américas, de operação, senão exclusiva, praticamente exclusiva da Copa, no qual ela agrupa e coordena a saída/chegada dos voos em 6 intervalos de horários durante o dia, possibilitando conexões inferiores a 2 horas para quase todos seus destinos. Creio, portanto, que ela tenha bastante responsabilidade na administração do aeroporto, apesar de não saber como funciona a legislação panamenha. Considerando isso, é emergencial um incremento do número de banheiros e reforma dos já existentes. Há filas nos banheiros femininos o tempo todo e a conservação/limpeza dos que existem é péssima. Além disso, está longe de existir lugar para que todos esperem sentados seus voos. Claro que, considerando que a grande maioria ficará pouco tempo no aeroporto, isso não é um problema extraordinário, mas deve ser registrado.
Nota: 8.

Nota final: 9,18.

Extremo profissionalismo, foi essa a imagem que a Copa Airlines me passou, principalmente com as rápidas conexões dela na Cidade do Panamá. A propósito, tanto na ida quanto na volta, verificando os monitores do aeroporto, não havia nenhum voo atrasado, confesso que nunca vi isso.

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Seg Ago 22, 2011 4:57 pm
Quando comecei a viajar pela Copa nao esperava nada além de uma passagem barata . Inclusive fazia uma idéia totalmente errônea do que seriam minhas conexões no Panamá .
Pois bem , tenho que dar a mão à palmatória e admitir que estava errado.
Os tempos de conexão estão cada vez menores .
A 2 anos eram 12 horas no Panamá , até 3 meses atrás de 2 a 3 horas e atualmente não passam de 1 hora e meia.

Avatar do usuário
Wilianbc Mensagens: 2075
Ter Ago 23, 2011 11:32 am
Parabéns pelo relato. Depois nos diga como foi a sua visita a Cuba.

A Copa usa com maestria o seu hub. Pena que o OnePass não permitirá mais envio de milhas via cartão de crédito (brasileiro). Abraço!

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Ago 23, 2011 1:21 pm
William , eu tenho quase certeza que essa redução de tempo das conexões tem por finalidade diminuir meu consumo de espumante na sala do President's Club.
Imagina o prejú que não era quando tinha que passar 12 horas por lá. :lol:

Avatar do usuário
gobbato Mensagens: 1524
Ter Ago 23, 2011 1:44 pm
O que eu mais gostei do seu relato é que você conseguiu avaliar o vôo em si, sem ficar comparando com outras aeronaves. Se você acabar comparando com um 777, 767, A330, enfim os wide-body, com certeza a avaliação seria outra. Mas parabéns, o relato ficou bem legal!!!

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Ago 23, 2011 2:02 pm
Gobbato ,
Eu acho a classe econômica dos 737-800 da Copa mais confortável que a a classe econômica dos 767 caindo aos pedaços da American e da US Airways .

Avatar do usuário
gobbato Mensagens: 1524
Ter Ago 23, 2011 3:29 pm
O 767 em sí é um avião muito antigo, porém excepcional para voar. Realizou o primeiro vôo em 1982 se não me engano... A título de comparação, o ideal seria com o 777, este é muito bom!!! Não gosto de Airbus, não suporto, mas quando tem que ser, paciência... :roll:

Já com relação à velocidade, antigamente tinha o 737-400 e o 767-200, a diferença entre eles era absurda, o primeiro voava a .75M e o segundo a .80M. Atualmente, eu já fiz ponte aérea na Varig (737-700) a .82 de Mach, lógico que era porque precisávamos ganhar tempo, mas foi animal, tirei foto do HSI para provar!!!

Então fica a critério a escolha da aeronave, porque em termos de performance, é muito similar. A TAM tem uma fama de ser rolha de aerovia...

Abs,

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Ago 23, 2011 3:34 pm
O 737 também é um projeto jurássico que dá certo até hoje.
Concordo que o 777 é o top atualmente. Pelo menos entre os que tenho voado .
Mas também não desgosto dos A-340 e A-330

Avatar do usuário
gobbato Mensagens: 1524
Ter Ago 23, 2011 4:20 pm
Segura que vem aí o Dreamliner 787!!! Este vai dar um 'pau' em qualquer outro que você já voou!!! 8-)

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Ago 23, 2011 6:02 pm
Nao consegui voar ainda nem no A-380 ..... e olha que quando pousei em LAX da ultima vez , tinham 3 !!
2 da Qantas e 1 da Singapore .





Booking.com

Voltar para “Avaliações da Copa Airlines”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio