Ir para página 1, 2, 3, 4  »

 Página 1 de 4 [ 37 mensagens ] 
 
 Título: Qatar Airways: Avaliação do voo de São Paulo para Dubai
Mensagem não lidaEnviado: Qua Mai 25, 2011 10:30 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 18447
Administrador
Qatar Airways: Avaliação do voo de São Paulo para Dubai

Rota: GRU-DXB, com uma rápida escala em Doha. Iremos avaliar o voo completo, de ida e volta.

Compra da passagem: Nós aproveitamos uma promoção da Qatar Airways, em comemoração ao destino de número 100, e compramos a passagem com um valor sensacional.

Check-in: O check-in foi realizado pelo iPhone. Esse é um procedimento prático, rápido e que altamente recomendamos. O relato completo pode ser lido aqui. Realizamos também o check-in pela Internet, cujo relato pode ser lido aqui.

No aeroporto há uma fila especial para quem realiza o processo on-line. Neste fila estávamos nós, uma família com criança pequena, uma idosa e um passageiro que depois descobrimos que estava na fila errada. Na fila normal havia mais de 100 pessoas e estava gigantesca!

Imagem

Imagem

O check-in normalmente é aberto 3 horas antes do início do voo, mas no nosso voo abriu com quase 4 horas de antecedência, às 23:20 horas.

No pré check-in fomos atendidos por um funcionário da Continental. Ele estava ajudando neste voo, pois a funcionária ainda não havia chegado. Ele fez as perguntas básicas e nos liberou.

Imagem

Imagem

Curiosidade: É mostrada uma foto com uma bola de futebol e uma panela de pressão. O funcionário pergunta se há algum desses produtos em nossa mala despachada. Claro que ficamos curiosos e ele nos explicou que os itens não são proibidos, mas a bola deve estar vazia e a panela sem a tampa.

Mesmo na fila especial aguardamos em torno de 15 minutos até chegar nossa vez. O check-in on-line torna o processo mais rápido, porém ainda é demorado.

A funcionária que nos atendeu era muito simpática e prestativa. O nosso assento havia sido mudado. Segundo ela, como nesse voo tem muitas crianças, um funcionário remove todos os assentos marcados na primeira fileira (a que estávamos). Sendo assim fomos para um assento pior. Solicitei então que nos colocassem na saída de emergência e fomos prontamente atendidos.

Conforme já sabíamos, o cartão de crédito usado na compra foi solicitado. Sem essa comprovação o embarque é NEGADO. Sim, isto mesmo. Caso você não o tenha, deverá ir para o aeroporto com a pessoa que efetuou a compra. Na pior das hipóteses você poderá ligar para o dono do cartão para que ele forneça o número e o sistema seja liberado. Tome cuidado!

O visto para Dubai também foi solicitado. Mostramos e a funcionária olhou rapidamente. Sem o visto o embarque também é NEGADO.

A franquia de bagagem é de duas malas de 32 kg em TODOS os voos.

No voo de volta o check-in é realizado dentro de uma pré-área segura. Nós passamos pelo detector de metais e depois nos dirigimos ao guichê especial, para quem realiza o check-in on-line. O funcionário parecia estar de mau humor e não foi nada atencioso. O processo foi rápido, mas ele exigiu que as malas de mão fossem pesadas. Nós NUNCA pesamos malas de mão. Isso é atitude de companhias low cost. Já viajamos em umas 20 companhias aéreas diferentes e esta foi a primeira vez que tal fato ocorreu.

As duas malas estavam com mais de 10 kg. Tivemos então, que esvaziá-las, para que o check-in fosse concluído. Em uma mala havia um notebook, câmera digital, carregadores, iPad e livros, mais nada. Ninguém deve despachar itens de valor, então todos os nossos itens estavam conosco. O peso não era excessivo. Ficamos insatisfeitos, pois em São Paulo, nenhuma mala foi pesada. Além disto, no voo, vimos brasileiros com até 3 malas de mão e que nos disseram que não houve controle sobre isso. A falta de padrão é algo que não pode acontecer em nenhuma empresa, senão criam-se atritos como este.

No Dubai Duty Free compramos diversos itens. A mala ficou bem mais pesada. Achamos lamentável essa atitude do funcionário do check-in, até porque isso é facilmente burlado.

Depois do check-in, passamos por outro detector de metais, para finalmente chegarmos na área segura.

Sala vip: Devido ao horário do voo só tivemos como usar o Centurion Club fora da área segura. As salas vips localizadas dentro fecharam a meia-noite. Com isso aguardamos o voo no saguão.

Na volta a sala vip que iríamos usar só aceitava cartões American Express emitidos no Oriente Médio. Sendo assim, esperamos no saguão. Há Internet gratuita no aeroporto.

Embarque: No check-in você receberá um adesivo.

Cor vermelha: Assentos do fundo do avião embarcam antes.
Cor azul: Assentos da frente do avião embarcam por último.

Imagem

Idosos e pessoas com crianças tem prioridade, assim como passageiros da primeira classe e da classe executiva.

Na prática isto não funcionou. O embarque foi uma bagunça. Formaram-se duas filas, sem qualquer lógica, e os funcionários da Qatar pareciam perdidos. O fluxo dentro do avião ficou prejudicado.

Na volta nossa conexão era curta, então chegamos no gate e a maioria dos passageiros já haviam embarcado. Dentro do avião estava uma bagunça, pois não havia espaço para todas as malas.

Nos voos internos o processo foi mais simples e prático.

Ponto negativo: O aeroporto de Doha é muito limitado. Os aviões estacionam na pista e depois os passageiros seguem para o terminal em um ônibus. Acontece que, com isso, você precisa carregar as malas para subir e descer as escadas. É extremamente desconfortável tal situação.

Dentro do ônibus, há mau cheiro, pois os cidadãos locais não têm hábitos . Com isso, ao levantarem os braços para segurar, o mau cheiro exalava. O ônibus demora para sair e o trajeto dura uns 10 minutos. Nada agradável.

Apresentação: A aeronave estava limpa e com boa aparência, tanto na ida quanto na volta. Voamos em um Boeing 777LR.
Os voos internos foram realizados em um A330 e A320 respectivamente. Apesar de antigos, ambos estavam com boa aparência.

Assento: Nossos assentos eram o 22J e 22K. A disposição é 3-3-3. Esses assentos são da saída de emergência e portanto há espaço ilimitado para esticar as pernas. São, sem dúvida, os melhores assentos deste avião. Para marcá-los, só sendo membro Categoria Elite ou então chegando cedo no aeroporto.

Imagem

Imagem

Imagem

A reclinação é boa, mas está na média do 777 de outras empresas. Há plugue para conectar um dispositivo USB e também para o fone de ouvido.

Imagem

Já no assento, encontramos um bom travesseiro, um cobertor, fone de ouvido e um kit com artigos úteis na viagem.

Dentro do kit encontramos: Pasta e escova de dente, meia, máscara para olhos e tampão de ouvido.

Imagem

Imagem

Assentos do A330.
Imagem

Imagem

Assentos no A320.
Imagem

Imagem

Na volta escolhemos os assentos "comuns", para podermos sentir a diferença. Os nossos assentos eram 20J e 20K. O espaço para o assento da frente era bom. Nesses assentos havia inclusive tomadas, o que não encontramos nos assentos da ida. Mas as tomadas não funcionavam. Ao chamar a comissária, fomos informados que algumas tomadas realmente não funcionam. Ela se ofereceu para deixar o notebook carregando na classe executiva, mas o ideal seria poder usar o notebook na energia.

Imagem

Imagem

A viagem foi muito menos cansativa devido ao conforto do avião. Viajamos mais de 14 horas e ficamos menos cansados do que quanto viajamos pela American Airlines, para Miami, em um voo de 8 horas.

Berço: Para as crianças, após a decolagem, a comissária monta um berço em frente ao assento dos pais. É prático e muito funcional. Ele só é desmontado antes da aterrissagem.

Imagem

As crianças ganharam também um boneco do Bob Esponja.

Banheiros: Há dois banheiros no meio do avião e mais dois banheiros na parte traseira. O maior banheiro é o da parte traseira direita. É bem espaçoso, principalmente para quem está com crianças.

Imagem

Imagem

O banheiro traseiro.
Imagem

Tomada no banheiro.
Imagem

No banheiro havia alguns amenities, como lenços umedecidos.

Imagem

Imagem

Entretenimento: Esse é um dos pontos fortes, pois o sistema de entretenimento individual é excelente. Há grande variedade de filmes (inclusive novos), programas de TV, esportes, músicas, jogos, notícias e acompanhamento da rota em tempo real.

Controle.
Imagem

Imagem

A maioria dos programas não é em português e não há legendas. Encontramos poucas opções onde havia legenda em português. Em compensação na maioria havia opção de áudio e legendas em inglês.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Acompanhando a rota.
Imagem

O sistema funciona com controle remoto e touch screen. Porém, ao usar o touch screen, a resposta é ruim. O sistema é precário neste sentido, principalmente se compararmos com um iPhone ou iPad.

No voo interno no A320 o entretenimento é coletivo.

Imagem

Pontualidade: Todos os voos foram perfeitos neste quesito.

Serviço de bordo: Esse é o grande diferencial da Qatar. O serviço é impecável, farto e gostoso. O que muitas empresas oferecem apenas em classe executiva a Qatar oferece na classe econômica.

Você recebe estes adesivos, que deve colar na sua poltrona. Assim você avisa e não é incomodado sem necessidade, além de não perder as refeições.

Imagem

Você receberá um menu com as opções disponíveis. Há boa variedade. Refeições especiais podem ser solicitadas com antecedência.

Antes da primeira refeição ser servida as comissárias passam com um pano quente para limparmos as mãos.

Imagem

Veja fotos dos pratos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Durante todo o voo você pode solicitar frutas frescas e sorvete.

Imagem

Além disto, bebidas alcoólicas são servidas gratuitamente. As opções são: Whisky, gin, vodka, cerveja heineken e vinho tinto e branco.

Fotos da comida no voo da volta.

Imagem

Imagem

Imagem

Curiosidade: Na ida tivemos chocolate diamante negro e sorvete eski-bon. Na volta tivemos chocolate godiva e um sorvete desconhecido de morango.

A atenção das comissárias e a qualidade do serviço de bordo comprovou para nós a razão da Qatar ser uma empresa 5 estrelas. Nos provou também porque foi escolhida, em 2010, como a melhor classe econômica do mundo.

Desembarque: Foi demorado. Tornou-se mais rápido quando acontecia pelas portas traseiras e dianteiras, mas esse procedimento só aconteceu nos voos internos.

Ao chegarmos em Doha, nós pegamos o ônibus para ir ao terminal. Mas, conforme o vídeo a bordo do avião demonstra, a primeira parada é para quem irá FICAR em Doha e a segunda para quem irá fazer CONEXÃO em Doha. É importante destacar isso, pois muitos passageiros desceram no local errado e com isso perderam o ônibus. É importante sempre prestar atenção às informações quando não se conhece os procedimentos.

Imigração: Em Doha não há imigração. Nós desembarcamos do ônibus e seguimos para o raio-x, para entrarmos na área segura. Em Dubai a imigração foi confusa, pois não havia funcionários para explicar corretamente os procedimentos. Existem diversos tipos de vistos e cada um exige uma fila. Muitos passageiros entraram na fila errada e tiveram que entrar no final da fila correta. Nós entramos na fila certa e em menos de 5 minutos passamos pela imigração.

Crédito das milhas: Foram creditadas, tanto na ida quanto na volta, em menos de 48 horas. Recebemos pouco menos de 8 mil milhas.

Mala extraviada: Tivemos uma mala extraviada no voo de volta. Abrimos uma reclamação e ficarmos aguardando uma posição. No dia seguinte recebemos uma ligação da empresa avisando que a mala havia sido encontrada e seria enviada para nosso endereço. Com 48 horas de atraso recebemos a bagagem intacta, mas sem o cadeado. Aparentemente nada foi roubado.

Conclusão: Foi o melhor voo, em classe econômica, que já realizamos. Tivemos a chance de comprovar que a Qatar Airways é realmente uma empresa 5 estrelas, que preza pela excelência. Os serviços oferecidos foram ótimos e muito acima da média. É impossível compará-la, por exemplo, com qualquer empresa brasileira ou americana. A diferença é gritante.

Há pontos que precisam ser melhorados em terra. No ar foram excelentes voos.

Aprovamos e recomendamos a Qatar Airways!

E você, já voou na Qatar Airways para Doha? Gostou do atendimento? E das opções de entretenimento? Aprovou o serviço de bordo? Teve algum problema? Conte para nós a sua experiência!

_________________
Confira também as últimas matérias publicadas no FDV: https://fdv.im/novidades



 Título: Re: Qatar Airways: Avaliação do voo de São Paulo para Dubai
Mensagem não lidaEnviado: Qua Mai 25, 2011 10:45 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 1560
Excelente report, gosto muito deste tipo de relato de vôo.
Com relação a pesagem de bagagem de mão, o meu pai acabou de chegar de Chicago e a AA pesou todas as bagagens e mediu as de mão...


 Título: Re: Qatar Airways: Avaliação do voo de São Paulo para Dubai
Mensagem não lidaEnviado: Qua Mai 25, 2011 10:46 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 36539
Eu viajo pelo menos três vezes por ano pela AA e nunca fizeram checagem de bagagem de mão. Já vi brasileiros com malas absurdamente grandes dentro do avião. Mas, é o que eu digo, tem que haver um padrão. Pode ser que no aeroporto de Chicago os funcionários façam isso. Por lá nunca embarquei.

_________________
https://fdv.im/GabrielDias


 Título: Re: Qatar Airways: Avaliação do voo de São Paulo para Dubai
Mensagem não lidaEnviado: Qui Mai 26, 2011 12:21 am 
Mensagens: 514Brasil
Vôo doméstico no AA via Chicago não me pediram... Pode ser que o funcionário suspeitou que a mala era pessada e isso também está ligado ao avião que será utilizado.

Se for um 777 é bem provável que ninguém encha, mas, se for um EMB-120 (Brasília), você poderá ter problemas.


 Título: Re: Qatar Airways: Avaliação do voo de São Paulo para Dubai
Mensagem não lidaEnviado: Qui Mai 26, 2011 9:39 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 21
Olá, Gabriel... aqui é a Vanessa, teimosa e encrenqueira do AP.
Quando vi o link lá, resolvi me cadastrar pela curiosidade de ler teu relato e achei SENSACIONAL.
Deu MUUUUITA vontade de viajar pela Qatar.
Uma pena eles não voarem para nenhuma das capitais italianas que costumo chegar quando vou à Europa.
Bom, ficará o teu bom relato para uma eventual oportunidade.

p.s.: gostei do site, não olhei o restante das coisas, mas parece bem organizado.


 Título: Re: Qatar Airways: Avaliação do voo de São Paulo para Dubai
Mensagem não lidaEnviado: Qui Mai 26, 2011 10:03 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 36539
Seja bem-vinda ao Falando de Viagem, Vanessa!

Obrigado! Realmente viajar na Qatar é outro nível, mesmo em econômica. Através desse relato ou provo que econômica não é tudo igual, como muitos insistem em dizer. Qatar, Singapore, Asiana, Cathay, Emirates... são todas empresas que buscam excelência.

Para ir à Europa a Qatar não tem rotas. Mas, se você quiser ir à Buenos Aires, é uma ótima opção também.
A Singapore é a melhor opção para se viajar hoje à Europa. Inclusive lançaram uma promoção em comemoração ao dia dos namorados. Os valores dela são ótimos até para quem quer passar o Ano Novo pela Europa.

_________________
https://fdv.im/GabrielDias


 Título: Re: Qatar Airways: Avaliação do voo de São Paulo para Dubai
Mensagem não lidaEnviado: Sex Mai 27, 2011 2:49 pm 
Mensagens: 64
Tudo que o gabriel escreveu sobre o voo, eu poderia copiar e colar sobre a minha experiência com a turkish. E ainda vejo as seguintes vantagens:

1 - Não tenho nenhuma reclamação da parte terrestre da turca.

2 - Geralmente as tarifas não cobram por stopover em istambul, uma cidade que transborda cultura.

3 - A minha viagem a dubai pela turca, rendeu 19 mil milhas no victoria tap para mim e 20 mil no fidelidade da patroa.

Então, para mim, qatar não, obrigado.

Gabriel, se o comentário ficou off, pode removê-lo ou apagá-lo.

um abraço a todos,


 Título: Re: Qatar Airways: Avaliação do voo de São Paulo para Dubai
Mensagem não lidaEnviado: Sex Mai 27, 2011 2:55 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 36539
Claro que não, Felipe. A Turkish Airlines é uma boa opção também. De São Paulo ela também opera no 777.
Para mim rendou poucas milhas pois foi uma passagem promocional. Comprei uma e ganhei a outra.

Curiosidade: Quanto foi sua passagem?

Abraço!

_________________
https://fdv.im/GabrielDias


 Título: Re: Qatar Airways: Avaliação do voo de São Paulo para Dubai
Mensagem não lidaEnviado: Sex Mai 27, 2011 3:35 pm 
Mensagens: 64
Foi 1750 obamas por pessoa, mais ou menos. Não lembro o valor exato. Mas achei um bom preço por ser alta temporada, visto que viajei na segunda quizena de dezembro.

Eles também operavam um A340 com a configuração 2-4-2, que pegamos na ida. Na volta foi 3-3-3 do T7, mesmo.

Mas não sei se ainda estão operando o a340, pq os voos são sempre full, então não duvido que fiquem só com o T7 na rota.

um abraço


 Título: Re: Qatar Airways: Avaliação do voo de São Paulo para Dubai
Mensagem não lidaEnviado: Sex Mai 27, 2011 3:43 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 36539
Está mais barato do que com a Qatar e Emirates. É uma boa opção, principalmente se quiser fazer um stopver na Turquia.
Recentemente eles fizeram uma promoção oferecendo ótimos valores... pena que era mais para se promover do que tudo, já que era tarefa quase impossível achar tais valores.

_________________
https://fdv.im/GabrielDias


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Pullman Dubai Creek City Centre: um hotel de luxo barato em Dubai

em Hotéis em Dubai

Última mensagem Seg Jun 17, 2019 12:04 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

3

Shangri-La Hotel, Dubai: luxo e excelente localização em um dos melhores hotéis de Dubai

em Hotéis em Dubai

Última mensagem Seg Mai 27, 2019 9:08 pm Ajudante Ver última mensagem

 

5

Le Gourmet Dubai: prove todos os sabores no The Dubai Mall

em Alimentação em Dubai

Última mensagem Ter Jun 18, 2019 11:09 am falandodeviagem Ver última mensagem

 

0

Decolando para Dubai

em Dubai

Última mensagem Sáb Mar 23, 2019 5:35 pm JulianaMagalhaes Ver última mensagem

 

3

Padrão de tomada em Dubai

em Dubai

Última mensagem Seg Mai 06, 2019 10:32 am GabrielDias Ver última mensagem

 

1

 


Booking.com




Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante