Avaliação Alitalia: De São Paulo para Roma na econômica

Avaliações de voos realizados na Alitalia.
Avatar do usuário
vanessac Mensagens: 21
Seg Nov 28, 2011 11:22 am
Imagem

Utilizei a classe econômica da Alitalia nos trechos Guarulhos-Roma-Catania e Catania-Roma-Guarulhos nos dias 1º de agosto e 20 de outubro de 2011, respectivamente.

IDA: Tive o azar de escolher um assento na fileira de uma mulher com 2 crianças pequenas (3 e 1 ano, aproximadamente). Logo que vi aquela cena, pensei: "Esse voo será um inferno...não conseguirei dormir e ainda terei de aguentar esses anjinhos pulando em cima de mim". E assim, sou super "paciente" com crianças!!! :evil:

Bom, o avião ainda finalizava o processo de embarque de passageiros quando o primeiro comissário passou no corredor. Tratei de abordá-lo imediatamente solicitando, se possível, uma outra opção de assento, mesmo que fosse poltrona de corredor. Ele não estava de muitos sorrisos, mas também não me tratou mal. Ao contrário, foi solícito e me pediu apenas para aguardar a decolagem que ele resolveria meu problema. Não acreditei muito não, mas eu só podia esperar.

Nesse meio tempo, passou outro comissário no corredor que, notando a minha situação, ofereceu qualquer opção de assento que eu quisesse porque o voo estava vazio. E lá fomos nós dois atrás de uma poltrona que me agradasse =). Ao final, ele acabou escolhendo e me deu de "presente" duas poltronas daquelas mais espaçosas e que todo mundo precisa pagar por elas. Como não havia ninguém ao lado, levantei o bracinho do meio dos assentos e viajei bela e folgada. Pelo que vi e comparei, acho até que esse tipo de poltrona mais espaçosa é igual àquelas da primeira classe, não?

Depois disso, ainda ganhei tratamento quase VIP. Os comissários sempre me ofereciam alguma coisa de comer ou beber; pude ler as revistas da primeira classe (são diferentes da econômica); ganhei brinde e cobertor diferenciado. Por causa da cara de espanto que eu fazia sempre que me davam alguma coisa, eles se justificavam dizendo que era por causa do transtorno que tive ao trocar de poltrona. Pode isso??? Ah, e vocês se lembram do primeiro comissário que abordei? Então, ele veio falar comigo. Pediu desculpas e disse que não tinha se esquecido de mim, o outro é que se adiantou.

RETORNO: Assim que desci em Roma do voo que me trouxe de Catania comecei a procurar nos monitores o portão correto de embarque para confirmar, porém, não havia nenhuma informação, seja de troca de portões ou de cancelamento.
Dirigi-me ao portão de embarque e lá fui informada que o voo havia sido cancelado. O voo foi cancelado e só, ninguém nos explicou o porquê. Claro que houve um pequeno tumulto...as pessoas queriam ligar para o Brasil, avisar pessoas, queriam certeza de que o voo sairia no horário prometido e bla bla bla. Achei tudo muito normal. Eu mesma chorei horrores! hahahaha As lojas fechando, muita chuva em Roma, o aeroporto ficando deserto. Quase um filme de terror.

Bom, a Alitalia só aguardou que os passageiros chegassem ao portão de embarque para nos encaminhar ao ônibus que fez o traslado até o hotel. O local era bem razoável, acho que 3 estrelas. Ofereceram a janta, café da manhã e traslado de retorno ao aeroporto. O mínimo, né? No outro dia deu tudo certo, embarque sem confusão e no horário.

O mais importante para mim foi a chegada das bagagens comigo. Por causa do cancelamento, eu tinha certeza que seria aquele transtorno, que poderia perdê-las ou até receber violada, faltando algum dos meus pertences. Mas, ao contrário, chegou junto comigo e com tudo. Estava um pouco molhada, acho que por causa da chuva e também danificada, porém fiz a reclamação no balcão e a Alitalia providenciou o conserto rapidinho.

Avaliação geral

Compra: Realizada no próprio site da Alitalia.

Valor: R$2.300,00. Levando-se em consideração que fiz conexão para a Sicilia, que toda a viagem de ida durou 13 horas, que se optasse por voo low cost para a conexão (custa bem mais barato um voo até Roma apenas) não poderia embarcar as 2 malas de 32 quilos sem antes pagar uma taxa bem salgada, e a comodidade de retirar a bagagem no destino final, o preço foi bom.
Nota: 8.

Embarque: Organizado e sem problemas.
Nota: 10.

Aeronave: Poderia ser BEMMMMM melhor.
Nota: 6,5.

Entretenimento: Os filmes precisam de legenda em português. Muitos não têm problema para ler inglês ou italiano, mas a grande maioria não sabe e acaba por não usufruir do entretenimento. Outra coisa que notei na volta, os monitores não giram para todas as posições como os da KLM, por exemplo; então, se a pessoa da frente estiver com a poltrona reclinada, o de trás não conseguirá assisti-lo.
Nota: 7,5.

Pontualidade: Foi perfeita!
Nota: 10.

Serviço de bordo: Nessa viagem específica e por também ter utilizado a Alitalia para voos low cost enquanto estive na Itália, não posso me queixar de nada.
Nota: 10.

Comida: Muito ruim. A campeã para mim continua sendo a KLM.
Nota: 0.

E você, já voou na Alitalia? Gostou da aeronave? E da comida? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Nov 28, 2011 9:21 pm
Ótimo relato, Vanessa. Obrigado!
Escrever muito é bom, pois fica mais detalhado. Considero importante relatar tudo, para mostrar as atitudes da companhia aérea.

O meu maior questionamento da Alitalia é relativo aos preços, que são maiores do que Air France, KLM e outras. O Rio de Janeiro está com ótimas companhias aéreas no momento e com isso as promoções estão acontecendo sempre.

Avatar do usuário
vanessac Mensagens: 21
Seg Nov 28, 2011 9:58 pm
É, também acho a Alitalia uma cia cara; mas, como eu disse, avaliei o tempo das outras cias para chegar à Catania e não compensava. Até porque, a Air France cobraria mais do que R$ 2.300,00 e a KLM não faz mais voos até lá, uma pena... a TAP estava na média e com a Lufthansa, a conexão era de tipo 5, 7 horas.. num guento!

Por eu ter comprado com bastante antecedência, deu pra não pagar tanto assim. Fora que tenho umas milhas, sempre dá pra pegar um descontinho de 10, 15%.

A KLM está com preços bons para Roma, Palermo e Milão a partir do final de fevereiro. O duro é depois precisar de um low cost... ir para o inverno europeu com uma mala só é quase suicídio!

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Seg Nov 28, 2011 10:18 pm
Vanessa , voce eh Star Alliance Gold ? Porque se for , vai achar 7 horas na sala vip da Lufthansa , pouco . Eu queria era passar o dia todo lah . :D

Avatar do usuário
vanessac Mensagens: 21
Seg Nov 28, 2011 10:23 pm
hahahaha quem dera... sou inscrita no Miles & More apenas.





Booking.com

Voltar para “Avaliações da Alitalia”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio